Partilhar

Como plantar jacintos

Por Paula Cassandra. Atualizado: 1 fevereiro 2017
Como plantar jacintos

Os jacintos são belíssimas flores para embelezar jardins e mesmo varandas, podendo assim ser plantadas diretamente na terra ou em vasos, o que vai depender do espaço disponível na residência e mesmo dos cuidados necessários que é preciso ter para garantir que a espécie floreia em sua plena beleza. Para saber como plantar jacintos e usufruir da sua intensa fragrância, confira essas e outras informações e dicas reunidas pelo umCOMO a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de jacintos
Passos a seguir:
1

Plantar jacintos é uma ótima opção para quem deseja deixar a sua casa ou apartamento mais colorido, pois essa é uma espécie que oferece flores em uma ampla variedade de cores, como a branca, amarelo, azul, laranja, rosa e a vermelha, entre outros tons. Ao total são mais de 60 espécies, sendo que a flor se origina de um bulbo com uma haste onde florescem diversas flores laterais com seis pétalas de dimensões pequenas agrupadas em forma de espiga. O caule conta ainda na sua base com no máximo seis folhas longas, estreitas e de cor verde-escuro.

Como plantar jacintos - Passo 1
2

O jacinto floresce na primavera, a época das flores, por isso, o melhor é que o seu bulbo seja plantado no fim do outono, até porque a espécie precisa de frio para se desenvolver. Por conta disso, combina mais com regiões de temperaturas baixas. Já o local onde o jacinto ficar pode conter luminosidade indireta, bem como sol fraco, o que vai garantir o sucesso do seu cultivo. Outra vantagem para quem não possui jardins ensolarados é que os jacintos não crescem muito, podendo atingir os 40 cm de altura e os 30 cm de largura.

Como plantar jacintos - Passo 2
3

É recomendado, entretanto, que a planta não fique acessível aos animais de estimação, uma vez que ela pode ser tóxica. O mesmo cuidado se deve ter ao existirem crianças em casa. Além disso, o seu aroma intenso pode não agradar a todos os olfatos e, por isso, outra dica é que o jacinto seja colocado em um local arejado. Mesmo precisando de clima frio, é possível cultivar jacintos nas regiões mais quentes do Brasil, sendo que para tanto é preciso seguir alguns procedimentos.

Como plantar jacintos - Passo 3
4

Um deles consiste em adquirir o jacinto para obter o seu bulbo, sendo que é a partir dele que vai nascer uma nova planta. Depois que a flor e as folhas secarem, é preciso remover o seu bulbo e lavar bem. O corte deve ser feito a quatro centímetros acima do bulbo. Depois colocá-lo em um vaso com boca pequena e água, sendo que o bulbo do jacinto não deve ficar submerso, apenas tocar na água. O vaso deve ser enrolado em papel pardo e deixado por 10 semanas em um local onde não bata luz, mas que seja arejado. Uma vez por semana, ou mais se necessário, é preciso repor a água que evaporou, podendo ela ser morna.

5

Nesse período a planta vai desenvolver filhotes de cinco centímetros em média, sendo que ao seu final é preciso colocar o vaso sem o papel em um local onde receba luz abundante, mas indireta. É preciso continuar repondo a água uma vez por semana. Em pouco tempo a planta vai desenvolver uma nova floração, porém, com o mesmo bulbo não será possível fazer o jacinto florir mais uma vez. Isso porque esse método consiste em forçar a floração da planta.

6

Outra forma de plantar jacintos é plantando o seu bulbo em um vaso de boca larga que tenha 15 cm de profundidade, sendo que os bulbos não precisam ficar completamente enterrados e a sua ponta deve ficar voltada para cima. Para plantar jacintos dessa forma, entretanto, também é preciso enrolar o vaso em um papel pardo, mas que deve ser armazenado na geladeira por um período de 10 semanas. Ao final desse tempo, o vaso deve ir para um espaço escuro e fresco, por onde deve permanecer ainda enrolado no papel até que os filhotes apareçam e tenham cinco centímetros de altura. Quando eles atingirem esse tamanho, é possível remover o papel do vaso e levá-lo para um local com luminosidade indireta. É preciso irrigar semanalmente e, em breve, aparecerá uma nova floração.

7

Em locais bastante frios pode-se cultivar jacintos no solo, no entanto, essa espécie não tolera as geadas. Independente do lugar escolhido para o cultivo é importante que a terra contenha matéria orgânica em abundância. A proporção pode ser duas partes de terra para duas partes de composto orgânico. Se plantar jacintos no vaso, é importante que embaixo da terra exista uma camada de cascalho para que haja uma boa drenagem. Quando plantar jacintos na terra, cada bulbo deve permanecer distante pelo menos 15 centímetros um do outro. As regas devem ser semanais, tendo o cuidado de não deixar o solo nem seco nem encharcado. Depois da primeira floração, os filhotes do bulbo podem levar mais dois anos para florescerem de novo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar jacintos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar jacintos

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Andréa de Sousa Borges Pires
Comprei um jacinto no mercado e no vaso só tem areia e agora o cacho de Flor murchou mas as folhas estão bem e verdinhas.Queria saber se posso mudar de vaso e se coloco só areia ou posso colocar na terra preta que tenho.

Como plantar jacintos
1 de 4
Como plantar jacintos

Voltar ao topo da página