Partilhar

Como cuidar de jacintos

Por Sara Viega. Atualizado: 29 maio 2018
Como cuidar de jacintos
Imagem: hogar.mapfre.es

Os jacintos provêm da família das liláceas e é uma planta perfeita para enfeitar e dar cor aos jardins, terraços, varandas e vasos. Os jacintos costumam florescer na primavera, sem importar a cor de sua flor: rosada, azul, vermelha, laranja, branca ou amarela. Estas flores que se caracterizam por seu extraordinário perfume, são muito fáceis de cuidar se contarem com a temperatura e terra ideal. Neste artigo de umComo, explicamos como cuidar de jacintos.

Também lhe pode interessar: Como plantar jacintos
Passos a seguir:
1

Os jacintos podem ser comprados em um vaso ou através do cultivo do bulbo. A primeira opção é a mais prática no momento de comprar jacintos. Escolha uns que tenham as folhas verdes e cujos botões estejam fechados.

2

Se decidir cultivá-lo, o melhor será que os semeie em um vaso profundo de no mínimo 20 centímetros. Prefira um vaso maior se for semear vários bulbos de jacintos com uma separação de 10 centímetros entre cada um. Verifique se o vaso tem uma boa drenagem. A terra recomendada é a areia de rio.

3

No momento de cuidar dos jacintos, é importante verificar se a terra nunca está seca. O mais recomendável é molhá-la a cada dois ou três dias. Esta planta não precisa do uso de fertilizantes. Da mesma forma, deve-se evitar o excesso de umidade, já que muita água pode apodrecer a planta.

4

Os jacintos gostam de luz indireta, de modo que é importante colocar o vaso em uma área que não seja totalmente escura, mas onde a luz solar não incida diretamente. Quando deixamos os jacintos sob a luz direta do sol, eles queimam e murcham rapidamente.

5

É conveniente, a cada temporada, pulverizar os bulbos com um fungicida para evitar que pragas e fungos possam danificar a planta e você tenha que se desfazer dela. É fácil determinar quando um bulbo está apodrecendo porque adquire uma cor amarela.

6

É recomendável trocar os bulbos dos jacintos uma vez por ano. Pode ser em setembro, após a planta ter perdido suas flores. Se não deseja fazê-lo anualmente, faça-o a cada dois anos. Entretanto, não deixe passar este prazo porque a floração perde sua qualidade.

7

Os jacintos florescem duas vezes. A primeira é a mais bonita e costuma durar duas semanas. Uma vez que tenha terminado, deve-se eliminar todo o resíduo e folhas em mau estado para ajudar a planta a ter a segunda florada. Esta segunda floração não costuma ser tão espetacular como o primeira.

Leia também: Como cuidar de clorofito - adubo, mudas e onde plantar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de jacintos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de jacintos

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar de jacintos
Imagem: hogar.mapfre.es
Como cuidar de jacintos

Voltar ao topo da página