Partilhar

Como cuidar de Amarílis

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de Amarílis
Imagem: ideiasedicas.com

A Amarílis, que também pode ser conhecida por Açucena ou Flor da Imperatriz, é uma planta que pode alcançar a altura de meio metro e dona de uma beleza ornamental incomum, graças às suas flores enormes que podem ter diversas cores, dependendo do seu tipo genético, elas podem ser: amarelas, vermelhas, brancas ou rosas. Também existem as multicoloridas, plantas que foram cruzadas com outras plantas de outras cores. É no começo do verão que ocorre a floração e neste artigo, umComo te explica como cuidar de Amarílis, Açucena ou Flor da Imperatriz, de qualquer forma, o nome não importa quando a beleza é a mesma.

Também lhe pode interessar: Como fazer a Amarílis florescer novamente
Passos a seguir:
1

A Amarílis necessita de muito sol para o seu crescimento e desenvolvimento, mas é preciso tomar cuidado. Durante a sua floração as pétalas podem ser afetadas pela luz forte do sol, então, é importante deixar que ela tome um pouco de sol durante o dia mas deve-se tomar cuidado com o sol do meio dia, ou de qualquer horário do dia que esteja muito calor.

2

Preste atenção nas variações climáticas muito bruscas. Durante o período de inverno garanta que a planta tome sol, porém, sem estar em constante contato com ventos gelados.

3

Para os vasos, utilize pedras e areia grossa na parte inferior de sua composição, tanto as pedras (podem ser cascalhos também) quanto a areia no fundo do vaso ajudam na drenagem da água, que é importante para o desenvolvimento não só da planta mas das suas flores também.

Excessos d'água mesmo que com baixa frequência podem facilitar o aparecimento de fungos, que apodrecem os botões da flor ou até mesmo, numa situação mais grave pode causar a morte da planta.

Como cuidar de Amarílis - Passo 3
4

Utilize terra com adubagem vegetal, fertilizantes também são bem vindos, desde que sejam mais orgânicos quanto possível.

Se for plantada no verão, o período do plantio até a floração possui um intervalo de 20 a 30 dias. Caso for comprar uma muda, prefira aquela que possui bulbos mais separados cujo caule está o mais intacto possível.

Como cuidar de Amarílis - Passo 4
Imagem: floreswiki.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de Amarílis, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • A planta se desenvolve melhor em temperaturas medianas, mas a floração é prolongada em caso de temperaturas mais baixas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de Amarílis

15 comentários
A sua avaliação:
Angelo mazaron
Estou começando a plantar amarilis,foi útil o artigo.
Ana Lucia
olá tudo bem, gostaria de um conselho, plantei minha amarilis no chaõ mas naõ florece e nem nasce mais folhas parece que ela parou,continua do mesmo jeito que plantei isso ja faz uns 6 meses o que sera que esta acontecendo me ajude a descobrir,obrigado
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Ana Lucia. Você experimentou cortar o caule? Este artigo sobre como fazer a Amarílis florescer novamente explica: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-a-amarilis-florescer-novamente-20413.html
Irani Medina
Eu tenho açucenas mas não sei como cuidar direito os bulbos estão muito pequenos e duas delas apodreceram raiz Será que elas não vão morrer
Maria de Fátima da Silva Araújo
Me ajude por favor. A minha Amarílis tem bastante folhas e nada de flores eu não sei mais o que fazer.
celia maria freitas
a minha Amarílis só está dando folhas altas e se quebram. Está nascendo várias folhas novas. Mas de flor nada. Tenho 2 bulbos em um só vaso o que faço
Vanessa Almeida
Minha amarilis esta com as pontas das folhas amarelas e as fores que murcharam o galho que assustentam esta podre, o que faço ?
A sua avaliação:
Lucia
comprei uma Amarílis já com vários botões. quase todos já abriram . Lindas as flores, percebi que é um tubérculo. Como faço depois da floração. Ela está em apartamento.
A sua avaliação:
Gildásio lacerda de Almeida
tenho uma amarílis.ela está com muita folha como fazer . corta as folhas.obrigado
Cleize
Ganhei amarílis em um pequeno vaso. A flor está murchando como após 3 dias, a temperatura é muito quente. Posso deixar no mesmo vaso e podar apenas as muchas?
Álbuniene Lucia Azevedo
Queridos como posso fazer minhas amaralis florir?
Hilda
Eu faço assim: depois que a flor murcha eu corto a planta uns quatro centímetros antes da batata e ela recomeça o ciclo. Só faço isso. Ganhei de presente há oito anos e ela continua belíssima. A batata está do tamanho de um ovo de avestruz. Teve uma vez que podei rente com a batata. Demorou tanto a brotar que quase morri de tristeza. Agora podo deixando um bom pedaço de folhas. Esta semana ela desabrochou, belíssima, vermelho-sangue.

Como cuidar de Amarílis
Imagem: ideiasedicas.com
Imagem: floreswiki.com
1 de 3
Como cuidar de Amarílis

Voltar ao topo da página