Partilhar

Como cuidar de girassol

Por Diana Oliveira. Atualizado: 29 novembro 2018
Como cuidar de girassol

Está sempre em busca do sol. Tem um formato exótico e o seu tom amarelo intenso dá vida ao ambiente onde vive. Estamos falando do girassol. Esta planta tem um porte herbáceo e pode atingir até cerca de três metros de altura. Precisa de sol direto e tomando os cuidados mínimos é uma planta que não terá problemas em crescer rápido. Pertencente à família das compostas, o girassol é uma flor que, para além de trazer vários benefícios para a saúde, pode ser cultivada em casa como decoração. Donos de uma cor deslumbrante, os girassóis ficam bem em qualquer recanto da sua sala ou do seu jardim. Mas como cuidar de um girassol? O umComo explica-lhe como fazer.

Também lhe pode interessar: Como plantar girassol vermelho

O girassol

O girassol é uma planta útil de cultivar. Além da sua beleza, pode aproveitar tudo nesta flor: as sementes, as flores e até mesmo os ramos. Apesar de ter uma curta duração, o girassol é uma planta que se renova se tiver os cuidados certos. Ter um girassol não tem truques confusos, nem técnicas difíceis. Você vai ver que eles são muito fáceis de cuidar.

A importância do sol

O sol é sem dúvida um importante fator na vida de um girassol. Esta planta vive em busca do sol, daí a razão do seu nome. Escolha um lugar de grande luminosidade, para um bom desenvolvimento o girassol precisa no mínimo de quatro horas de sol direto. Evite zonas escuras. O girassol irá inclinar-se em direção ao sol e pode quebrar.

Como cuidar de girassol - A importância do sol

Irrigação do girassol

Embora esta planta seja bastante resistente, ela não pode ser regada com muita intensidade. O excesso de água pode afrouxar o solo e a planta ficará sem apoio para se manter estável. Confira o solo diariamente e irrigue-o de forma a que este se mantenha úmido. Deve regar no início do dia ou no final, nunca nas alturas mais quentes do dia. Se o solo estiver agradável para o crescimento desta planta, pode só ser preciso regar o girassol se não chover durante mais de uma semana. Tenha especial atenção ao tempo. Se existir previsão de ventos fortes não regue nesse dia, isso deixará as flores mais frágeis e susceptíveis a arrancar.

Cuidados a ter com o solo

É muito importante ter atenção ao tipo de solo. Se for um solo rico em matéria orgânica, como minhocas, então não será preciso a utilização de fertilizantes. No entanto, pode adicionar uma camada de mulch para ajudar na decomposição e melhorar o solo.

Em solos pouco nutritivos faça alguns buracos ao redor da planta e coloque o fertilizante neles. Evite colocar diretamente na raiz. Nestes casos adubações periódicas também poderão ajudar a manter a planta saudável e com uma floração abundante. Para que o girassol se mantenha vistoso durante mais tempo, pode fazer anualmente o replantio da planta.

Como cuidar de girassol - Cuidados a ter com o solo

Fuja às pragas

O girassol atrai muitos insetos e pragas que podem causar danos à planta. Nestes casos pode pulverizar com pesticida, tendo atenção para o fazer quando os insetos não estiverem por perto. De qualquer das formas o girassol é uma planta bastante resistente a pragas e se tomar cuidado a planta conseguirá resistir.

As folhas do girassol atrapalham o crescimento de ervas daninhas e algumas outras pragas, por isso quando caírem não as remova do chão, podem ser uma ajuda.

Veja também: Como plantar girassol vermelho

Como cuidar de girassol - Fuja às pragas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de girassol, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de girassol

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Humberto Reis
Ao plantar girassol, quantas sementes devo colocar em cada cova? Obrigado.
rubia m silva
Eu ganhei um vaso de girassol a flor esta linda e vários botanzinhos pra abrir tenho uma área de serviço que parece uma estufa onde deixo minhas orquidias que florece duas vez ao ano obs.o Poço deixar meu girassol nesta parte da casa também ..obrigada
sueli dias neves
eu faco mudas de girassol e depois transfiro para uma praca em frente a minha residencia ,no inicio vai bem mas depois a planta morre e fico muito chateada. estou tentando [plantar flores neste espaco. por favor me de algumas dicas e o que devo plantar muito obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Sueli! O girassol precisa de no mínimo quatros horas de sol direto por dia, deve certificar-se que nesse lugar há uma grande luminosidade. Para além isso, deve manter sempre o solo úmido, mas não encharcado.
Guido
é assim mesmo, o girassol é anual, ele floresce e depois acaba morrendo.

Como cuidar de girassol
1 de 4
Como cuidar de girassol

Voltar ao topo da página