Partilhar

Dicas para cuidar de orquídeas

Dicas para cuidar de orquídeas
Imagem: orquideas.florpedia.com

As orquídeas são flores bonitas e elegantes, perfeitas para dar um toque decorativo único a qualquer espaço. Mas,para além da sua beleza, são plantas muito delicadas que precisam de cuidados importantes para se manter perfeitas e em bom estado durante o tempo que durar seu florescimento. Em umComo.com.br explicamos para você algumas dicas para de orquídeas para mantê-las saudáveis e bonitas.

Também lhe pode interessar: Orquídeas: como cultivar, cuidar e regar
Passos a seguir:
1

O cuidado da sua orquídea pode depender do tipo de planta que tenha escolhido, no entanto, estes conselhos servem para a maior parte das orquídeas que encontrará no mercado.

Um aspecto importante para cuidar da sua orquídea em casa e mantê-la saudável é o espaço onde você pretende colocá-la. As orquídeas são plantas delicadas que precisam estar em um espaço muito bem iluminado, mas sem receber a luz direta do sol ou poderiam murchar. Se, pelo contrário, a planta não recebe luz suficiente é bem possível que não floresça, ou que tenha uma cor marrom e uma aparência pouco saudável.

Dicas para cuidar de orquídeas - Passo 1
2

Outro ponto fundamental no cuidado das orquídeas é a irrigação, imprescindível para seu correto crescimento e cuidado. As orquídeas devem ser regadas com água de garrafa, pobre em minerais; a água da torneira costuma ser muito dura para esta planta delicada.

É recomendável regar sua orquídea com um pulverizador, considerando sempre a época do ano: no verão precisam de mais água do que no inverno, a terra deve estar sempre um pouco úmida, se não for assim está na hora de regar.

É necessário ter cuidado para não regar muito a orquídea ou as raízes poderiam apodrecer. Para evitá-lo, e ao mesmo tempo mantê-la úmida, uma boa ideia é colocar na base do vaso umas bolas de argila umedecidas com água; elas ajudarão a que a planta fique em perfeito estado.

Dicas para cuidar de orquídeas - Passo 2
3

É muito importante que a orquídea receba nutrientes e a melhor forma de obtê-los é através de adubos específicos para esta planta, que poderá conseguir em lojas especializadas. Quando a orquídea florescer, você pode acrescentar também vitaminas especiais para este período com o objetivo de manter sua planta bonita e saudável.

Dica: Nesse artigo, explicamos como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas.

4

Se você mora em um país com estações marcadas é importante saber que a orquídea não resiste ao frio, por isso neste caso deverá ter a planta no interior. Geralmente uma orquídea nunca deve estar a temperaturas inferiores a 9º nem superiores a 30º.

É importante determinar que espécie de orquídea você possui para dar a ela a temperatura perfeita segundo suas necessidades particulares. Algumas espécies podem precisar de até 10º de diferença entre a temperatura do dia e da noite para que floresçam! Este tipo de pequenos detalhes faz com que seja imprescindível saber o tipo de planta que estamos cuidando.

5

As orquídeas precisam de um clima com pelo menos 40% de umidade. Se mora em uma área seca é bastante importante tentar oferecer a esta planta condições similares às originais, por exemplo instalando as bolas de cerâmica úmidas no fundo do vaso, colocando um umidificador no lugar onde sua orquídea se encontra, ou agrupando esta planta com outras para que juntas gerem um clima um pouco mais úmido.

6

Além disso, para cuidar das seus orquídeas e mantê-las perfeitas deverá permitir também uma certa ventilação diária, mas sem ser um vento forte que possa danificar. Os ambientes muito fechados não são bons para estas plantas.

7

Depois da flor cair, você pode podar sua orquídea cortando seus galhos desde a base, assim conseguirá um novo broto de flores saudáveis quando chegar a hora da planta florescer novamente.

Outros aspectos fundamentais a considerar para cuidar das orquídeas são:

  • Escolher um vaso adequado segundo a espécie de orquídea. O melhor é consultar com seu provedor qual é a opção ideal para a espécie de planta que você tem.
  • A terra onde semeia a orquídea deve ter uma boa drenagem para garantir a saúde da planta. Recomenda-se a terra específica para orquídeas, que reúne todas as condições necessárias. Evite a terra vegetal.

Veja também: Como usar óleo de neem para plantas - Inseticida caseiro

8

As orquídeas são plantas bonitas e muito delicadas, que requerem condições e cuidados específicos para se manter saudáveis e belas. Se seguir estas instruções conseguirá que suas orquídeas fiquem perfeitas, ano após ano.

Sugestão: Como fazer florir orquídea Cymbidium

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para cuidar de orquídeas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Dicas para cuidar de orquídeas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Antonio Coutinho
Como preparar adubo em casa para as orquídeas, e como regar diáriamente. Porque não devemos usar água da torneira e sim aguar mineral? Obrigado abraços, muita paz.
Editor umComo.com.br
Oi, Antonio. Este artigo sobre como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas pode ser útil para você: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-farinha-de-casca-de-ovo-para-orquideas-28634.html
Nadja Costa Souza Oliveira
Gostaria de receber artigos de como cuidar as orquídeas.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Nadja, poderá ver nesse link mais dicas para cuidar das suas orquídeas: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/19401/q/orquideas Obrigada por comentar e continue nos acompanhando :)

Dicas para cuidar de orquídeas
Imagem: orquideas.florpedia.com
1 de 3
Dicas para cuidar de orquídeas

Voltar ao topo da página