Partilhar

Como usar óleo de neem para plantas - Inseticida caseiro

 
Por Giselly Cristina. 15 maio 2019
Como usar óleo de neem para plantas - Inseticida caseiro

O óleo essencial de neem, nim ou amargosa (Azadirachta indica) é um dos produtos mais utilizados para acabar com pragas de insetos em plantas e áreas de jardim. Além disso, essas capacidades e a possibilidade de eliminar um grande números de insetos fazem com que seu uso cresça ainda mais. Isso também se deve ao fato de que é bastante fácil de utilizar.

Se você não conhece esse produto, neste artigo do umCOMO vamos te explicar como usar óleo de neem para as plantas, fazer um inseticida caseiro e como aplicá-lo para que seja eficaz. Também vamos abordar outros aspectos importantes que é conveniente saber sobre, como as propriedades e benefícios do óleo de neem. Dessa forma, você poderá saber exatamente quando é conveniente utilizá-lo para obter resultados e deixar suas plantas livre de pragas.

Também lhe pode interessar: Como fazer inseticidas naturais

Propriedades do óleo de neem ou amargosa

O óleo essencial de neem, nim ou amargosa (Azadirachta indica) é extraído das sementes da árvore de neem, da família das meliáceas, também conhecida como nimbo da Índia. Essa árvore tem muitas propriedades, inclusive, é claro, as medicinais, ainda que no ocidente o uso do óleo essencial de neem seja muito mais difundido como tratamento para acabar com os insetos e pragas do que para tratar questões de saúde. No oriente, porém, é amplamente utilizado para as duas coisas e muitas outras.

Óleo de neem para plantas

Para esse propósito, o óleo essencial de neem se destaca por possuir componentes e substâncias ativas que atuam como um excelente inseticida e que ajudam inclusive a controlar os processos de metamorfose e reprodução de insetos, bloqueando-os. Consequentemente, os insetos não comem e não realizam suas funções básicas, como acasalamento e postura de ovos. Os componentes ativos que atuam desta forma são encontrados principalmente nas folhas, casca da árvore, sementes e polpa das frutas, sendo estas duas últimas as mais utilizadas para extrair a essência do neem pelo método de pressão. Por exemplo, na composição do óleo essencial de neem encontramos:

  • Nimbina e Salanina, presentes nas folhas e sementes de neem.
  • Azadirona, Nimbolina e Vepinina, encontradas apenas no óleo essencial extraído das sementes de neem.
  • Gedunina, encontrada na casca e nas sementes.
  • Amorastaitina e Vilasinina, encontradas nas folhas de neem.

Com essas substâncias ativas, o óleo essencial de neem, bem como um inseticida ou pesticida que leve esse composto em sua fórmula, pode acabar com pragas de insetos com as da aranha vermelha, pulgões, moscas brancas, ácaros, lagartas, gafanhotos, formigas, caracóis, percevejos e mosquitos, usar óleo de neem para cochonilhas, entre muitos outros.

Como usar óleo de neem para plantas - Inseticida caseiro - Propriedades do óleo de neem ou amargosa

Inseticida de óleo de neem para plantas

Ao falar sobre como fazer inseticida com óleo de neem, é normal pensar a princípio que é muito complicado; no entanto, isso não é verdade. Além disso, poucos ingredientes são necessários. Como fazer inseticida com óleo de neem para plantas? Confira o passo a passo, começando com os ingredientes e seguindo as instruções:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de óleo essencial de neem, que você pode comprar em centros que vendem pesticidas, drogarias, viveiros, etc., ou em farmácias, parafarmácias, lojas fitoterápicas, herbalistas e lojas de produtos naturais. É preferível que o óleo essencial de neem seja prensado a frio para preservar melhor todas as suas propriedades.
  • 1/2 colher de sopa de algum detergente líquido, se possível ecológico ou biodegradável para evitar danos às plantas.
  • 1 litro de água morna.

Como fazer inseticida de óleo de neem para plantas

  1. Misture a água morna com o sabão.
  2. Adicione o óleo essencial de neem aos poucos, sempre mexendo bastante, até que esteja bem diluído e a misture esteja homogênea.
  3. Coloque a mistura em um recipiente tipo spray, pulverizador ou borrifador, e inseticida já estará pronto para uso.
  4. Recomendamos preparar uma quantidade que pode ser usada de uma só vez. Se você precisar guardar o restante, armazene em um local sem luz direta, e agite sempre que for usar.

Como usar óleo de neem nas plantas

Agora que fizemos a preparação, vamos falar sobre como usar o óleo de neem para plantas como inseticida, você também pode usar o óleo de neem para orquídeas seguindo essas mesmas instruções. A verdade é que não há complicações porque, como a mistura está em um aplicador spray, o trabalho será muito mais fácil.

  • Na verdade, a única coisa que você precisa fazer é pulverizar as folhas da planta e a área do jardim onde os insetos estão com o spray de inseticida à base de óleo de neem. É importante aplicar nas áreas onde os insetos tendem a se esconder, especialmente quando se trata de plantas muito frondosas.
  • Também é bastante útil, quando o problema é muito grave, pulverizar o solo ou a terra do jardim com o inseticida de óleo de neem, atingindo também a área ao redor das raízes.
  • Outra questão importante é pulverizar as plantas afetadas por insetos com o inseticida em horas em que a luz solar não atinge essas plantas diretamente, por exemplo, ao entardecer. A razão para isso é que molhar as plantas em horários de intensa luz solar direta pode causar queimaduras.
  • Além disso, tenha em mente que o inseticida de neem pode ser utilizado a cada 15 dias, mas você precisa ser paciente até ver que os insetos foram completamente eliminados.

Aqui da umCOMO, esperamos ter te ajudado a entender como preparar o inseticida com óleo de neem. Diante da presença de pragas ou insetos na sua casa ou em áreas ajardinadas, é aconselhável consultar previamente um especialista para indicar qual produto é o mais adequado ou, se o problema for sério, para que os profissionais possam acabar com ele o mais rápido possível e de maneira definitiva.

Leia também: Por que minha orquídea tem as folhas amarelas?

Como usar óleo de neem para plantas - Inseticida caseiro - Como usar óleo de neem nas plantas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar óleo de neem para plantas - Inseticida caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Bibliografia
  • Worwood, V. A., (2018), Aceites Esenciales y Aromaterapia, Madrid, España, Gaia Ediciones.

Escrever comentário sobre Como usar óleo de neem para plantas - Inseticida caseiro

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar óleo de neem para plantas - Inseticida caseiro
1 de 3
Como usar óleo de neem para plantas - Inseticida caseiro

Voltar ao topo da página