Partilhar

Como fazer inseticidas naturais

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer inseticidas naturais

Mantenha afastados os insetos de sua casa aproveitando as propriedades de alguns dos produtos que você certamente tem em casa. Tanto se quiser cuidar do seu jardim e evitar as pragas de insetos em suas plantas, como se o que quer é afugentá-los para que não entrem em casa, estas opções que mostramos para você de seguida ajudarão a consegui-lo. Vamos usar produtos de uso cotidiano para que seja simples de fazer os seus próprios inseticidas. Neste artigo de umComo vamos explicar como fazer inseticidas naturais dando a você 5 opções diferentes que certamente funcionarão perfeitamente.

Também lhe pode interessar: Como fazer um inseticida com urtigas

Inseticida com óleos vegetais

Uma das melhores opções que tem para preparar um inseticida caseiro é usar um óleo vegetal que também pode ser conhecido como "óleo branco". É uma alternativa muito econômica e fácil de preparar que, também manterá sob controle as pragas de insetos de seu lar e/ou jardim. Para preparar este inseticida terá que usar os seguintes produtos:

  • 2 xícaras de óleo vegetal
  • 1/2 xícara de sabão
  • 1 garrafa ou recipiente para armazenar
  • Um pouco de água

Misture os ingredientes e coloque no interior da garrafa que, é recomendável que tenha um pulverizador, pois assim será mais fácil de usar. Agite bem o produto cada vez que for usar e já poderá borrifar sobre as plantas ou os lugares de sua casa que quer manter protegidos de insetos.

O sabão afugenta os insetos pelo cheiro tão forte que desprende e o óleo conseguirá uma textura pegajosa que fará que, caso tentem entrar, os insetos não possam continuar avançando para dentro.

Como fazer inseticidas naturais - Inseticida com óleos vegetais

Amoníaco como inseticida

Entre todos os usos do amoníaco há um que muitas pessoas desconhecem: previnem os insetos. O aroma químico que este produto tem atua como um forte repelente dos mosquitos, das baratas, das aranhas, etc., protegendo, assim, sua casa destas incômodas pragas. Caso tenha jardim, deve saber que o amoníaco é perfeito para acabar com pragas de vermes, lesmas ou caracóis.

Assim, se quer saber como fazer inseticidas naturais, consiga uma garrafa de amoníaco e prepare a seguinte solução: misture uma parte de amoníaco com 4 partes de água em uma garrafa que tenha pulverizador para poder espalhar por todas as áreas que quiser. Se quiser, pode adicionar um pouco de sabão para conseguir que a textura seja mais pegajosa e os insetos fiquem completamente eliminados.

Misture todos os ingredientes e, cada vez que for usar, agite a garrafa para se voltarem a misturar. Depois, deverá borrifar simplesmente suas plantas ou as zonas de entrada de sua casa (janelas, portas, grades, etc.) e conseguirá manter os insetos afastados.

Como fazer inseticidas naturais - Amoníaco como inseticida

Inseticida caseiro com óleos essenciais

Há alguns óleos essenciais que também atuam como repelentes naturais de insetos graças ao aroma que desprendem que desagradam a estes animais e, por isso, será mais fácil que evitem entrar ou acomodar-se nas zonas que tenha borrifado estes produtos. Entre os aromas mais detestados pelos insetos destacam-se os seguintes:

  • Óleo de Neem
  • Alecrim
  • Lavanda
  • Eucalipto

Para preparar estes inseticidas deverá apenas misturar estes óleos com água nas seguintes proporções: para cada 1/2 litro de água, 2 colheres de sopa de óleo essencial. Misture bem para que os ingredientes se misturem e, depois, pulverize nas zonas que quer manter protegidas. Além disso, estes óleos contribuirão com deliciosas fragrâncias para sua casa porque o seu aroma é muito doce.

Como fazer inseticidas naturais - Inseticida caseiro com óleos essenciais

O alho como repelente de insetos

O aroma que desprende o alho também desagrada os insetos e, por isso, podem ser boas opções para poder criar um poderoso inseticida que mantenha protegido seu jardim e sua casa. Para preparar este produto precisará de:

  • 5 dentes de alho
  • 1 litro de água

A primeira coisa a fazer é esmagar o alho e colocá-lo em um recipiente com água; deixe que fiquem de molho durante um dia inteiro para que suas propriedades se desprendam e se misturem com o líquido. Uma vez passado este tempo, coloque tudo para ferver durante 20 minutos e pronto!

Adicione esta mistura em um recipiente com pulverizador para poder borrifar cada ambiente de sua casa ou as plantas que quer proteger de qualquer praga de insetos.

Como fazer inseticidas naturais - O alho como repelente de insetos

Um inseticida à base de citronela

Mas um dos inseticidas caseiros mais populares é o preparado com citronela, uma das melhores plantas para afugentar os mosquitos de forma natural, de fato, muitos dos produtos que pode comprar em lojas que afugentam os mosquitos contêm aroma de citronela, já que este aroma repele de forma absoluta os insetos de qualquer tipo. Por este motivo, preparar um inseticida com o aroma desta planta pode ser uma das melhores opções.

Para fazê-lo, vai precisar de 5 folhas de citronela fresca e 1/2 litro de água. Faça uma infusão com esta planta para deixar a água com as suas propriedades. Uma vez pronto, terá que jogar em uma garrafa com pulverizador e jogar nas zonas que quiser proteger.

Como fazer inseticidas naturais - Um inseticida à base de citronela

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer inseticidas naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como fazer inseticidas naturais

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer inseticidas naturais
1 de 6
Como fazer inseticidas naturais

Voltar ao topo da página