Partilhar

Como espantar mosquitos com citronela

Como espantar mosquitos com citronela

A citronela ou capim-limão é uma planta com muitas propriedades terapêuticas mas que, se tornou popular devido ao seu uso como repelente de mosquitos, uma vez que consegue espantá-los de forma eficaz. É ideal para conseguir que esses insetos voadores não se aproximem dos espaços nos quais nos encontramos e não causem essas picadas tão dolorosas. A citronela faz parte da composição de velas, incensos, repelentes líquidos, etc, pelo que são muitas as formas possíveis de a usar contra os mosquitos, embora também possamos plantá-la no nosso jardim ou terraço. Se quer saber mais sobre como espantar mosquitos com citronela, continue lendo este artigo de umComo em que lhe explicamos tudo com detalhe.

Também lhe pode interessar: Como espantar pernilongos
Passos a seguir:
1

O capim-limão converteu-se na planta mais utilizada para manter os mosquitos e outros insetos longe das casas, pois é sem dúvida a mais eficaz para evitar a invasão destes incômodos insetos. Isto é devido principalmente à intensa e penetrante fragrância cítrica que tem, a qual é bastante desagradável para os mosquitos e as moscas, espantando-os assim de forma eficaz. Além disso, o aroma da citronela é tão envolvente e forte que é capaz de camuflar por completo qualquer outro tipo de cheiro que seja agradável para os mosquitos e possa atraí-los.

Por isso, não é de estranhar que a citronela se tenha convertido no ingrediente principal de muitos artigos repelentes de mosquitos disponíveis à venda, sejam velas, incensos, ambientadores, sachês ou loções líquidas.

Como espantar mosquitos com citronela - Passo 1
2

Como já referimos, tem ao seu alcance várias formas de espantar mosquitos com capim-limão e evitar, desta forma que estes insetos voadores invadam os espaços de sua casa e causam essas picadas dolorosas. Uma das mais simples é a de plantar diretamente uma citronela no seu jardim ou em vasos para a ter em casa e colocá-la em varandas ou janelas. Agora, para levar a cabo o processo corretamente e se certificar de que a planta cumpre na perfeição a sua função contra os mosquitos, é importante que tenha em conta os seguintes conselhos.

  • Para plantar a citronela no jardim, deve cavar um buraco e colocar as sementes em um solo que esteja bem drenado. No caso de a plantar em um vaso, deverá cobrir as sementes com uma mistura de 1 parte de terra e 3 partes de terra para vasos. É importante que a terra seja fértil para um bom crescimento.
  • Trata-se de uma planta que precisa de bastante sol, pelo que deverá situá-la em um lugar ensolarado do jardim ou em um sítio da sua casa em que saiba que vai receber a máxima luz solar (pelo menos durante umas 6 horas diárias).
  • Pelo contrário, não tolera bem o excesso de umidade, por isso não pode colocá-la em um lugar úmido e deverá protegê-la das geadas do outono e inverno.
  • Regue a citronela de forma frequente e vá retirando todas as folhas amarelas que aparecerem.
  • A cada 15 dias, aplique na citronela um substrato específico para plantas.

Se tiver em conta todos estes cuidados, a planta irá se manter em perfeitas condições e será um bom mecanismo de defesa perante os mosquitos. Saiba mais sobre como cuidar da citronela neste outro artigo.

Como espantar mosquitos com citronela - Passo 2
3

Pode encontrar à venda diferentes loções repelentes de mosquitos elaboradas à base de citronela, mas se comprar óleo essencial de citronela pode elaborar os seus próprios seguindo alguma das duas receitas que lhe mostramos de seguida:

  • Repelente líquido: deverá apenas diluir umas 10 gotas de óleo de citronela em 30 ml de algum óleo vegetal, como por exemplo o azeite de oliva ou de amêndoas. Esta mistura é fundamental, uma vez que se aplicar o óleo de citronela diretamente sobre a pele poderia irritá-la. Para o usar, verta umas duas gotas do repelente obtido nos pulsos e tornozelos para se manter bem protegido. Outra opção é diluir umas 20 gotas do óleo em 100 ml de álcool e usá-lo como um aromatizador de ambiente.
  • Creme hidratante e citronela: para obter um repelente mais suave, também pode misturar uns 100 ml de um creme hidratante neutro que tiver em casa com umas 20 gotas de óleo de citronela. Aplique-o sobre a pele do corpo mais visível, evitando fazê-lo no rosto.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como fazer e usar óleo de citronela!

Como espantar mosquitos com citronela - Passo 3
4

As velas anti-mosquitos de citronela são outra excelente opção para espantar os mosquitos, especialmente em espaços exteriores, como jardins, varandas ou terraços, embora também as possa usar em interiores. Pode comprar estas velas em lojas especializadas na venda de produtos para casa, acendê-las quando quiser manter longe os mosquitos e deixar que o seu aroma faça o seu trabalho. É importante que durante o seu uso, tenha em conta algumas precauções, como manter as velas fora do alcance das crianças e animais e longe de outras fontes de calor. Além disso, nunca deve deixar as velas acesas sem vigilância ou quando não está ninguém em casa.

Dica: Acesse também esse artigo e aprenda a fazer repelente caseiro para borrachudos.

Como espantar mosquitos com citronela - Passo 4
5

Além das velas, poderá encontrar nas lojas outros produtos anti-mosquitos elaborados com citronela, como incensos, géis, ambientadores, sachês repelentes, etc. Escolha a opção que mais se adaptar às suas necessidades e ganhe a batalha contra estes insetos tão incômodos de uma vez por todas.

Recomendamos que também coloque em prática os conselhos que lhe mostramos no artigo como evitar picadas de mosquito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como espantar mosquitos com citronela, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Evite o contato direto do óleo de citronela com os olhos e mucosas.

Escrever comentário sobre Como espantar mosquitos com citronela

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Emerson
Mais receitas de citronela você encontra no site www.mudasdecitronela.com.br

Como espantar mosquitos com citronela
1 de 5
Como espantar mosquitos com citronela

Voltar ao topo da página