Partilhar

Como acabar com as muriçocas de uma vez

Como acabar com as muriçocas de uma vez

A muriçocas, também chamadas de pernilongos, são insetos muito comuns principalmente em épocas de calor e em locais mais interioranos, onde há bastante vegetação. O inseto pode incomodar bastante em razão do zumbidos e também por suas picadas que causam coceiras e irritação, apesar de muito incômodas, as muriçocas podem ser evitadas de diversas formas bastante simples que podem ajudar inclusive a acabar com outros insetos, te proporcionando uma noite de sono mais tranquila. Se você está passando por infestações e quer saber como acabar com muriçocas de uma vez, damos as dicas neste artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como acabar com as térmitas

Espanta muriçoca caseiro

Inseticida de cravo-da-Índia e álcool

Para produzir esse inseticida você precisará de:

  • 200 gramas de cravo-da-Índia;
  • 200mL de álcool comum.

Misture os ingredientes em um pote, feche-o e deixe a mistura descansar por ao menos 3 dias. Após passado o tempo, utilize um borrifador para espalhá-lo pela casa, outra opção é deixar a mistura em diferentes recipientes em locais estratégicos da casa.

Como acabar com as muriçocas usando vinagre

Se você quer saber como acabar com as muriçocas naturalmente, saiba que um dos melhores inseticidas naturais é o vinagre, sua capa idade de afastar pernilongos se dá por conta do seu forte cheiro e do teor ácido. Para espantar muriçocas com vinagre você pode:

  • Colocar uma mistura de vinagre com água em mesma quantidade em potes espalhados pela casa. Se você quer saber como acabar com as muriçocas à noite ou como acabar com as muriçocas no quarto, deixe um pote com vinagre abaixo da cama antes de dormir.
  • Colocar bolinhas de algodão embebidas em vinagre nos cantos do cômodo de onde deseja afastar as muriçocas.

Como matar muriçocas e pernilongos ecologicamente

Como se livrar das muriçocas com citronela

A citronela é um repelente natural para muriçocas pois tem um cheiro que afasta os insetos. Para utilizar a citronela e te livrar das muriçocas você pode:

  • Borrifar essência de citronela com álcool pela casa ou utilizar incensos naturais. Caso opte pelo incenso é importante manter alguma janela aberta pois sua fumaça é prejudicial à saúde;
  • Comprar vasos de citronela já crescida em lojas de plantas e produtos naturais. Evite floriculturas pois, apesar de também trabalharem com o comércio de plantas, são mais focados naquelas que têm função decorativa.

Leitura complementar: Como espantar mosquitos com citronela

Inseticida de hortelã para espantar pernilongos

Assim como a citronela, o hortelã é ótimo para espantar muriçocas em razão do seu cheiro e frescor. Para utilizar a erva com esse fim você precisará de:

  • 4 colheres de sopa de hortelã;
  • 200mL de água.

Ferva a água e coloque a erva para que seja realizada uma infusão e cubra para que a essência do hortelã não se perca no ar, assim como quando se faz chá. Após o esfriamento, coloque o líquido em um borrifador e espalhe pela casa.

O inseticida de hortelã também pode ser feito a partir de uma mistura de hortelã e citronela, já que ambas ervas repelem insetos.

Como acabar com as muriçocas e pernilongos com óleos essenciais

Para fazer um repelente que afasta muriçocas e mosquito Aedes aegypti da sua casa, confira a preparação:

Material necessário

  • 4 frascos de vidro
  • 40 gotas de óleo essencial de cedro
  • 40 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 40 gotas de óleo essencial de limão
  • 40 gotas de óleo essencial de citronela
  • 2 limões + 2 laranjas
  • 8 ramos de alecrim fresco
  • Água
  • Velas flutuantes

Preparação

  1. Comece por cortar as laranjas e os limões em rodelas e coloque dois ramos de alecrim em cada frasco.
  2. Coloque água nos frascos, ocupando 3/4 da sua capacidade total. Adicione os óleos essenciais (dez gotas de cada óleo em cada um dos frascos) e agite suavemente para que se misturem.
  3. Coloque algumas rodelas de laranja e limão em cada vidro. Se ainda sobrar espaço, coloque as rodelas que restarem. Se o nível de água for baixinho, acrescente mais um pouco até encher e coloque uma vela flutuante em casa um dos frascos.
  4. Coloque os frascos nos locais mais frequentados da casa e acenda e apague a vela quando necessário. Tenha cuidado para não colocar os frascos perto de substâncias inflamáveis.
  5. Descarte o frasco depois de três usos, enxágue os vidros e repita o processo para criar um novo lote.

Dica: Esse repelente melhora o aroma do ambiente e serve como um bonito objeto decorativo!

Como acabar com as muriçocas de uma vez - Como matar muriçocas e pernilongos ecologicamente

Como fazer repelente caseiro para o corpo

Muitos desconhecem que existem fórmulas caseiras de repelente para evitar a picada e proteger a sua casa da entrada do inseto. Alguns químicos presentes nos repelentes industrializados podem prejudicar a saúde de grávidas e crianças, pelo que os produtos caseiros podem ser uma boa opção. Os repelentes devem ser aplicados em intervalos de duas ou três horas para garantir que mantêm a eficácia. Saiba como fazer repelentes caseiros para o corpo:

Repelente com cravo da índia

  1. Coloque 500 ml de álcool e 10 gramas de cravo da índia em um frasco escuro;
  2. Deixe a mistura por 4 dias e, no fim do período de pausa, acrescente 100 ml de óleo mineral;
  3. Passe duas gotas nas pernas e nos braços todos os dias. Esta fórmula não deve ser aplicada em crianças com menos de 3 anos de idade.

Repelente caseiro com citronela

  1. Misture 150 ml de tintura de citronela, 350 ml de álcool e 350 ml de água e armazene o preparado num recipiente escuro;
  2. Este repelente deve ser passado sempre que a pessoa estiver em contacto com insetos ou em locais de risco, como zonas com água parada ou falta de saneamento básico.

Como acabar definitivamente com as muriçocas

Para acabar com as muriçocas definitivamente não basta apenas utilizar métodos que acabem com as muriçocas já presente, é necessário saber o que atrai as muriçocas para evitar atração a manter os insetos longe de sua residência. Boas formas de evitar problemas futuros são:

  • Evitar água parada: os pernilongos, assim como o mosquito da dengue, precisam de água parada para depositar seus ovos e assim conseguirem propagar a espécie, sendo assim, uma ótima forma de evitar a presença de insetos é jamais deixar água parada. Preste também atenção a lugares úmidos de casa como os banheiros e jogue sal ou água sanitária em ralos, outra possibilidade é cobri-los quando não estiverem sendo utilizados[1].
  • Coloque redes nas janelas: para evitar que os mosquitos entrem em sua casa, é válido colocar redes finas em suas janelas, além disso, cubra as frestas abaixo de portas e qualquer outro meio que permita a passagem de muriçocas;
  • Deixe ventiladores ligados virados para a janela: por voarem e serem leves, os mosquitos não conseguem lutar contra a força da corrente de ar gerada por um ventilador, sendo assim, ligá-los virados para fora de casa por ajudar a evitar que muriçocas entrem em casa;
  • Feche as janelas: após as 17h, quando começa a escurecer, as muriçocas tendem a aparecer mais, então, quando o fim da tarde se aproximar, feche todas as janelas.

Outro inseto muito comum em épocas quentes é a barata, para saber como afastá-las veja como acabar com baratas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com as muriçocas de uma vez, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/5-dicas-para-afastar-mosquitos-evitar-doencas.aspx

Escrever comentário sobre Como acabar com as muriçocas de uma vez

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marina Melo
Tomara que essas dicas funcionem porque eu não aguento mais!

Como acabar com as muriçocas de uma vez
1 de 2
Como acabar com as muriçocas de uma vez

Voltar ao topo da página