Partilhar

Como acabar com as térmitas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como acabar com as térmitas

As térmitas são uma das pragas mais temidas, uma vez que a sua ação pode ser devastadora não só em móveis e objetos de madeira, mas inclusive em grandes estruturas da casa como por exemplo as vigas. É importante atuar se detetarmos indícios destes insetos em nossa casa, uma vez que atuam muito rapidamente. Os profissionais anti-pragas serão quem melhor poderá conseguir acabar com a praga. Neste artigo de umComo.com.br, encontrará informação sobre como acabar com as térmitas.

Também lhe pode interessar: Como acabar com as traças
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, vale referir que as pragas de térmitas podem chegar a ser muito problemáticas e os seus efeitos muito devastadores. Isto deve-se ao fato de se alimentarem de celulosa e, por isso, podem acabar com qualquer superfície ou objeto de madeira e os seus derivados, como pode ser inclusive o caso de vigas de madeira e outros elementos estruturais de uma casa.

As térmitas podem entrar através dos solos de madeira, ao redor da fundação de uma casa, ou qualquer outra abertura no encanamento ou linhas elétricas. Como as térmitas se desenvolvem em ambientes úmidos, você vai precisar de eliminar a umidade da sua casa. Você deve evitar a terra úmida, para isso deverá evitar que a água se acumule ao redor da fundação da sua casa. Uma boa ideia é reparar torneiras e tubos de imediato, sobretudo as que se encontrarem no exterior da casa que costumam ser um local propício ao aparecimento das térmitas.

2

As térmitas podem ser de dois tipos:

  • Térmitas subterrâneas: vivem na terra úmida, pelo que não se vêm e atacam de forma destrutiva nas estruturas de madeira. Consideram-se mais prejudiciais uma vez que cavam túneis debaixo da terra úmida, que nem sempre são visíveis, causando danos na madeira debaixo da casa, e você pode nem sequer se dar conta.
  • Térmitas de madeira: estas são visíveis e deixam buracos em forma de serragem, furos na madeira, traços, etc.
Como acabar com as térmitas - Passo 2
3

Por isso, recomendamos que perante os primeiros sinais ou evidências de térmitas, contate com especialistas no controlo de pragas de casa. Eles serão quem melhor saberão e poderão acabar com estes insetos irritantes, antes que seja demasiado tarde.

4

Ainda assim, existem alguns métodos que nós mesmos podemos usar para acabar com as térmitas. É o caso do ácido bórico, um antiséptico que se vende em farmácias que também é usada para as pragas de formigas e outros insetos. Pode ver o nosso artigo sobre como matar formigas com ácido bórico.

O borato de sódio (bórax) é uma forma menos refinada do ácido bórico. Este tipo de tratamento é eficaz porque ataca os protozoários que se encontram no estômago da térmita. Os protozoários são os responsáveis pela elaboração de alimentos, dando energia às térmitas. Quando as térmitas ingerem o borato de sódio não são capazes de digerir os alimentos, pelo que literalmente morrem de fome, matando toda a colônia com o tempo.

O borato de sódio vende-se com muitos nomes diferentes, tais como Bórax. Misture 500 gramas de borato de sódio em 5 litros de água e pulverize ou aplique com um pincel todas as superfícies de madeira acessíveis da casa, tais como vigas. É importante que a madeira fique com bastante líquido para conseguir assim a proteção contra um maior dano das térmitas.

Como acabar com as térmitas - Passo 4
5

Existem também pesticidas e outros produtos químicos com os quais pode tentar eliminar as térmitas da sua casa. Os profissionais especialistas no controle das térmitas recomendam dois tratamentos básicos: tratamento líquido para térmitas ou pesticidas, que se pode pulveriza ao redor da fundação da casa. Este método mata as térmitas que entrarem em contato com o produto químico. Obviamente que este tipo de aplicação deve ser feito por um profissional, uma vez que os produtos utilizados costumam ser tóxicos e precisam de um uso bastante racional e muitas vezes as casas devem ficar de quarentena.

6

Além disso, também tem a possibilidade de usar iscos com pesticida para que as térmitas os levem aos seus ninhos e morram assim todos os insetos. Trata-se de um método mais lento e que pode não ser infalível se a praga estiver já muito alastrada.

Como acabar com as térmitas - Passo 6
7

A verdade é que o melhor método para eliminar as térmitas é a prevenção. Devemos conseguir que não entrem nas nossas casas, tapando gretas e restantes cantos onde se possam infiltrar, assim como também será importante ir controlando os móveis de sua casa, especialmente os mais antigos, para se certificar que estão em perfeito estado.

O óleo de vetiver pode ser particularmente eficaz, mas apenas no caso de ainda ter térmitas e desejar prevenir novas infestações.

8

Os móveis são um dos lugares preferidos das térmitas, por isso, é importante que os proteja com uma série de tratamentos específicos que lhe ajudarão a controlar a sua casa. É importante que limpe os móveis com um líquido anti-térmitas sobretudo, nas cavidades que o objeto possa ter. Também é aconselhável envernizar os móveis para prevenir que as térmitas se colem neles. Neste artigo damos-lhe mais conselhos sobre como proteger os móveis das térmitas.

Como acabar com as térmitas - Passo 8
9

Também é importante saber como evitar as traças, outra das pragas comuns em casa ou, no caso de já a ter, oferecemos-lhe 5 truques para eliminar as traças da roupa. Outro térmite também bastante comum é o cupim, pode ver aqui como matar cupins com produtos caseiros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com as térmitas, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como acabar com as térmitas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Usuário anônimo
Quero nome de produto para aplicar

Como acabar com as térmitas
1 de 5
Como acabar com as térmitas

Voltar ao topo da página