Partilhar

Como desinfetar minha casa de parvovírus

Como desinfetar minha casa de parvovírus
Imagem: pixabay.com

O parvovírus é uma doença infecciosa altamente contagiosa. Não só pode se contagiar de um cachorro a outro mediante o contato oral ou através das fezes ou vômito, mas também o solo de nosso lar por onde tem passado o cachorro doente pode estar infectado pelo vírus, inclusive nossos sapatos e roupa. Se o seu cachorro faleceu depois de contrair esta doença e tem outro cachorro, ou quer adotar outro, deverá desinfetar seu lar minuciosamente para eliminar qualquer rastro. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como desinfetar sua casa de parvovírus.

Também lhe pode interessar: Como evitar roubos em casa
Passos a seguir:
1

Se tem pensado em adotar outro cachorro, o mais recomendável é esperar um ano, no mínimo, para estar totalmente seguro de que o solo do lar, pátio, casa do cachorro ou gaiolas, sobretudo, não estão infectados pelo parvovírus. Este parasita pode chegar a viver durante meses fora do animal, em solo e outros objetos.

2

Se já tem outro cachorro ou não quer esperar tanto tempo para adotar, há formas eficazes de desinfetar o lar de parvovírus. O primeiro que deve fazer é eliminar todos os utensílios do cachorro infectado, tais como comedor, cama, brinquedos, manta, coleiro, etc., já que estarão todos infectados.

3

Depois, para desinfetar bem sua casa, prepare um desinfetante caseiro com cloro e amoníaco. Lembre-se de que o amoníaco é um produto muito agressivo que deve ser trabalhado com luvas, máscara e muito cuidado. Por isso, utilize uma quantidade mínima, como uma colher de chá para cada xícara de cloro. Antes de começar a limpeza, não tenha animais nem crianças dentro do lar, pois o produto pode lhes fazer mal.

Como desinfetar minha casa de parvovírus - Passo 3
Imagem: 7thhouseontheleft.com
4

Pegue uma escova de cerdas rígidas e limpe cada canto do piso. Trata-se de uma tarefa que requer dedicação se quiser obter um bom resultado e evitar que outro cachorro contraia o parvovírus. Se já dispõe de outro cachorro, desinfete também todos seus utensílios, vasilha de comida, casa ou gaiola, etc. Depois de utilizar o desinfetante caseiro, enxágue com muita água e seque bem.

5

Para uma maior eficácia, prepare uma solução com água e cloro em partes iguais para enxaguar o solo e objetos contaminados. As zonas com fezes, urina ou vômitos, devem ser enxaguadas obrigatoriamente com esta mistura, pois têm mais probabilidades de estar contaminadas. Deverá repetir este processo de limpeza para se certificar que sua casa esteja completamente desinfetada do parvovírus.

6

Se dispõe de pátio ou terraço, deverá desinfetá-lo também seguindo o procedimento anterior, tendo especial atenção no solo e móveis do exterior. Lembre-se de que sua roupa também pode estar infectada pelo parvovírus. Por conseguinte, deverá utilizar água quente, se o tecido permitir, para eliminar o parasita. O mesmo acontece com a roupa de cama, toalhas ou tapetes que tenham estado em contato com o cachorro infectado.

7

Se o seu cachorro estava habituado a subir no sofá ou, inclusive, em sua cama. Terá de desinfetá-los também. Para desinfetar o colchão, coloque em um recipiente uma xícara de bicarbonato de sódio e uma colher de chá do óleo essencial que preferir, pegue um coador de malha fina e peneire a mistura sobre todo o colchão. Deixe repousar uma hora para que atue e retire o bicarbonato com um aspirador. Repita o processo uma ou duas vezes com um intervalo de uma semana entre uma limpeza e outra.

Como desinfetar minha casa de parvovírus - Passo 7
Imagem: ecodetailingcleaning.com
8

Depois de desinfetar sua casa de parvovírus, é recomendável esperar entre 20 e 30 dias para introduzir outro animal nela. Assim, a melhor forma de evitar que outro cachorro se infecte é vaciná-lo contra o parvovírus, consulte um veterinário sobre a idade do cachorro para a vacina e dose.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinfetar minha casa de parvovírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como desinfetar minha casa de parvovírus

O que lhe pareceu o artigo?
26 comentários
A sua avaliação:
Elena
Minha cachorrinha pinscher de 7 meses morreu de parvovirose, mas tenho mais duas, uma 12 anos e uma de 7 meses (são vacinadas). Será que corre o risco de contrair a doença pois tiveram contato direto com a outra?
A sua avaliação:
Greice
Oi. Quero muito ter outro filho pois tenho duas filhas pequenas e eles pedem sempre pelo meu pet que faleceu com sintomas da parvo o que eu posso fazer pra não pegar em outro Filho. A não ser a limpeza e a vacina preciso mais alguma coisa?
Jessica
Depois de 5 meses posso ter filhote onde meu outro cachorrinho morreu de parvo
Brenda
oi tem tres meses que perdi uma cachorrinha , fizemos varios exames de viroses (ate aquela doença do rato fizemos ) e deu negativo para todas as viroses , acredito que era uma infecção que os veterinarios não conseguiram indentificar , ganhei uma filhote de labrador vai ficar na casa da minha mãe até a segunda dose da vacina será que depois da segunda dose ainda corro risco em levar ela
Marlene Rodrigues
Sim. Ele só fica imune depois da terceira dose. Enquanto isso, nada de passeios e contato com outros animais
gabriel silva frança
como desinfetar a parvovirose com cal pode!!!!!!!!!!!
Rosy
meu Dog e da raça poodle, ele foi vacinado com a primeira dose da vacina, essa vacina tem o periodo de 30 dias pra poder dar a outra dose, tô certa?... então! meu cachorro ainda corre o risco de pegar a parvovirose, so com a primeira dose?
vera Lucia
preciso saber como é a vassoura de fogo?
Eloisa
Bom dia. Perdi essa semana um linguiçinha, com sintomas de parvo. Tenho mais 05 cães em casa. MAS someente 01 direto com ele. Pois dormia junto comigo na minha cama. Refiz a vacina, no mesmo dia em que ele morreu, na outra cadelinha. Qual a probabilidade dela vir a ter a doença.
Editor umComo.com.br
Oi Eloisa! Se o cachorro em questão fez o protocolo de vacinação para a parvovirose recomendado, ou seja, iniciado às 8 semanas de vida com reforços nas 12 e 16 semanas de vida, a probabilidade dele ser infetado pelo vírus é muito baixa. De qualquer forma, se ele não estava ainda vacinado corretamente, você deve consultar o seu médico veterinário porque depende do protocolo que ele seguiu. O que podemos aconselhar é que você desinfete todas as áreas e objetos que estiveram em contacto com o animal doente com uma preparação de lixívia e água (1 parte de lixívia para 30 partes de água).
Láisa
qual a eficacia da vassoura de fogo e do cal?

Como desinfetar minha casa de parvovírus
Imagem: pixabay.com
Imagem: 7thhouseontheleft.com
Imagem: ecodetailingcleaning.com
1 de 3
Como desinfetar minha casa de parvovírus

Voltar ao topo da página