PARTILHAR

Como fazer chave micha

Como fazer chave micha
Imagem: ventro.com.br

A chave micha ou mixa é um dispositivo que pode ser feito em casa, e serve para ajudar a abrir portas sem a sua chave original. Muito útil para quando você se trancar para fora de casa, a chave micha também é muito utilizada por ladrões, infelizmente, obrigando as pessoas à adotarem fechaduras e mecanismos de segurança mais caros e avançados.

Os chaveiros utilizam estas chaves há muito tempo. Elas podem ser compradas pela internet, mas é tão simples e rápido de se fazer comparado com o preço que elas custam. Por isso, em umComo temos um breve passo-a-passo sobre como fazer chave micha.

Vai precisar de:
  • Régua
  • Serra para cortar metal
  • Caneta ou lápis
  • Lima (lixa para metal)
Passos a seguir:
1

Antes de começar a fazer a chave micha, pegue uma chave normal e observe as suas ranhuras e sulcos, para entender melhor como funciona este sistema que é a fechadura. Existem em média 5 "pinos" que se encontram no interior da fechadura. O que a chave faz é igualar estes pinos com a sua origem, para que o caminho fique livre e a chave possa girar, fazendo com que se tranque ou destranque uma porta. Por isso, cada fechadura possui somente uma chave, que se encaixa perfeitamente com a forma como os pinos estão posicionados.

2

Para saber a quantidade de pinos que a sua fechadura tem, você pode observar a própria chave e contar os seus sulcos, sendo que cada um é para um pino. Ou, lentamente introduzi-la na fechadura, contando os "cliques". Cada clique é um pino.

3

Para fazer a chave micha você vai precisar de uma serra para metal ou madeira, pequena, e é com ela que você fará a chave, usando-a como plataforma.

4

Descubra o cumprimento da fechadura, tal como o tamanho da superfície operacional da chave, e grave os, desenhando com uma caneta ou lápis, na lixa utilizada como plataforma.

5

A ponta não deve medir mais do que 3 milímetros e a base, não mais que 6 milímetros.

6

Neste campo é que poderemos desenhar os sulcos e pontas encontrados na chave normal. É necessário que estes sejam equivalentes à chave que estamos usando de modelo. Possuindo, normalmente, 4 sulcos, que não se distanciam por mais de 5 mm.

7

Agora que a forma já está desenhada na serra, devemos limá-la até que fique do formato planejado. Você pode utilizar uma lima ou uma lixadeira de metal, a lima é mais barata e mais fácil de ser encontrada, mas a lixadeira poupa um bom esforço físico. Quando for limá-la, faça-o fora de casa, os pedacinhos de metal fazem sujeira e você pode acabar se ferindo se tentar limpá-los com a mão.

8

    Agora a sua chave micha já está pronta, mas só ela não é o bastante para abrir uma fechadura da qual você não possui a chave. Para tal você precisará de uma chave de fenda pequena ou algo que possa executar a sua função, neste aspecto, de girar a fechadura, uma vez que a chave micha é frágil para isso.

    9

    Para abrir uma fechadura - experimente primeiro numa porta que já esteja aberta, assim, caso algo dê errado, você não se tranca - introduza, em primeiro lugar, a chave micha. Assim que ela se encontrar dentro da fechadura, deixe, ao lado, a chave de fenda ou qualquer instrumento equivalente do lado de fora, mas encostada na fenda da fechadura.

    10

    Faça um pouco de pressão com a chave micha, mexendo-a para cima e para baixo sem fazer muita força, para não quebrá-la dentro da fechadura. Assim que ouvir os estalos e cliques da fechadura, gire-a com a chave de fenda para abri-la.

    Veja também:

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chave micha, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

    Escrever comentário

    O que lhe pareceu o artigo?
    3 comentários
    A sua avaliação:
    jose ramos oliveira
    quero video como fazer chave mixa e tira chave quebrada
    A sua avaliação:
    marlonlucas1962@gmail.com
    Quero video como fazer chave mixa.
    A sua avaliação:
    Valtair Moreira da Silva
    As minhas michas eu faço de vários tipos eu tenho ela toda lisa com 3mm na ponta e 5 na parte de traz
    Como fazer chave micha
    Imagem: ventro.com.br
    Como fazer chave micha

    Voltar ao topo da página ↑