PARTILHAR

Como construir um abrigo subterrâneo

Como construir um abrigo subterrâneo
Imagem: co.wichita.tx.us

Um abrigo subterrâneo pode ser útil para diversas situações extremas. Desde caos nuclear, guerras, esconderijos para problemas com o governo, tornados e catástrofes naturais, existem diversas utilidades para um abrigo subterrâneo. Esse tipo de abrigo pode ser muito útil para muitas situações, mas construí-lo não é uma das coisas mais simples de se fazer e você precisa ter um manual para estruturar o seu abrigo. Nesse artigo feito por umComo, vamos te ensinar como construir um abrigo subterrâneo, desde a sua fundação até a decoração.

Também lhe pode interessar: Como construir um abrigo para tornados
Passos a seguir:
1

Antes de tudo, você precisa saber quais são os possíveis riscos que seu abrigo deve suportar. Obviamente, não há motivos para fazer um estrutura fraca quando você quer se proteger de bombas nucleares e nem adianta fazer uma superestrutura se você deseja se abrigar de ventanias ou se você deseja apenas ter um abrigo subterrâneo como residência.

2

Depois que você tiver essa informação, você deve fazer um planejamento de abrigo subterrâneo. Esse projeto deve cumprir algumas regras básicas: a região em que você fará o seu abrigo não pode possuir alagamentos ou enchentes. Além disso, o tamanho do abrigo deve estar de acordo com o número de pessoas que você deve abrigar dentro do cômodo subterrâneo. Geralmente, os abrigos não têm menos que cinco metros quadrados e deve haver pelo menos um metro quadrado para cada pessoa. O bunker deve conter também espaço para armazenamento de água, comida e espaços para ventilação. Ao longo dos próximos passos, daremos dicas para fazer isso de maneira bastante eficaz.

3

Faça uma fundação em cimento do tamanho do planejamento. Com vigas de aço, malha de impermeabilização e malha de ferro, faça uma cobertura para esse chão e faça mais um reforço de cimento, com cerca de treze centímetros de espessura. Com mais vigas, malha de impermeabilização e malha de ferro, faça a fundação das paredes e reforce-as com treze centímetros de espessura. Você provavelmente terá que utilizar uma betoneira para fazer a execução correta dessas paredes. Lembre-se que esse abrigo devera suportar o peso da terra que acima dele estará.

4

Depois que a fundação estiver correta, será interessante fazer o teto da estrutura, com os mesmos materiais que você utilizou. Será importante fazer uma estrutura reforçada, com o dobro da espessura. Você precisará deixar uma abertura, de recomendáveis dois metros de diâmetro. Aí será a sua porta. Não se esqueça de prostrar uma escada abaixo da porta. Será necessário também abrir um buraco para uma chaminé com chapéu de circulação de ar dentro do subterrâneo. Essa chaminé deve ser coberta por cima, para não entrar água ou detritos dentro do seu abrigo. A sua porta deve ser de três dobradiças e perfeitamente vedada por quatro trancas. A água não pode passar por dentro de sua porta.

Depois que tudo isso estiver pronto, cave um buraco e com auxílio de um carro ou de um guindaste, introduza a sua estrutura dentro do espaço. Cubra com terra e não se esqueça de deixar a porta e e a chaminé com saídas de ar.

Como construir um abrigo subterrâneo - Passo 4
Imagem: texasshelters.com
5

Esse abrigo subterrâneo deve ser mobiliado, deve possuir alimentos não perecíveis e também alimentos enlatados, sal, condimentos, água potável em grandes estoques, facas, garfos, colheres, muitas velas, fósforos, um fogão de uma boca, lanternas, pilhas e material de entretenimento. Se você vai fazer um grande abrigo (bunker), pode introduzir canos com fios elétricos e fazer uma estrutura energética para o ambiente subterrâneo.

Veja também nosso artigo Como construir um abrigo para tornados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como construir um abrigo subterrâneo, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Franklin L G s
Deveriam ter mostrado passo a passo.
Como construir um abrigo subterrâneo
Imagem: co.wichita.tx.us
Imagem: texasshelters.com
1 de 2
Como construir um abrigo subterrâneo

Voltar ao topo da página ↑