Partilhar

Repelente caseiro para borrachudos - aprenda a fazer!

 
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 28 dezembro 2017
Repelente caseiro para borrachudos - aprenda a fazer!

O borrachudo é uma animal da classe dos insetos, muito comum nas regiões litorâneas brasileiras. É conhecido por ser grande e barulhento se comparado a mosquitos e pernilongos. O inseto não somente incomoda o ambiente com sua presença, mas também pica os seres humanos, com mordidas que causam grandes dores e muito incômodo. Resumidamente: todos nós odiamos os borrachudos. Para quem vai passar a temporada na praia ou mesmo para aqueles que moram nas regiões litorâneas do Brasil, é importante conhecer um pouco das medidas de contenção do borrachudo. Se é possível mantê-lo longe de sua residência e de você, por que não? Existem algumas receitas de repelentes e venenos para afastá-lo dos ambientes que são eficazes e que podem resolver esse problema. Nesse artigo de umCOMO, iremos falar das melhores maneiras de afastar estes insetos e de como fazer um repelente caseiro para borrachudos, com ingredientes simples e baratos. Continue lendo para saber mais e para ter menos problemas nesse verão!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer repelente caseiro para insetos

Veneno caseiro para borrachudo

O primeiro passo para fazer um bom veneno caseiro para borrachudo, que é um sinônimo de repelente para borrachudo, é se perguntar se você deseja passá-lo em seu corpo ou se deseja pulverizá-lo pelo ambiente. Essa diferença irá ser crucial na hora da preparação, pois produtos que vão à pele devem ser diferentes do que aqueles que vão ao ar. A toxicidade é diferente, afinal, não é bom que um produto forte e químico fique por horas em sua pele.

Repelente caseiro para borrachudo com vinagre

A primeira receita pode ser aplicada na pele. Você deve reunir em uma garrafa uma mistura que conta com dois copos de 200 ml (copo americano) de água e 1/4 de xícara de vinagre branco. Para ele ter uma boa fixação na pele e para que você não fique fedendo a vinagre o dia inteiro, adicione óleo essencial de eucalipto ou de hortelã, dois produtos que também afastam outros insetos. Se você quiser, pode colocar um hidratante de pele na mistura, para que sua pele não se resseque por causa do vinagre diluído.

Repelente caseiro para borrachudo com cravo da índia

Não aplique essa receita em sua pele. Em um litro de álcool hidratado, coloque cravo da índia seco e duas pedras de cânfora. Deixe que a mistura repouse por cerca de uma semana. Você pode utilizar o álcool de cereais ao invés do álcool hidratado, mas nesse caso a mistura deve repousar duas semanas, ou seja, o dobro do tempo. O aroma da cânfora (utilizada especialmente para afastar insetos como a barata) junto com o aroma do cravo irão certamente afastar os borrachudos. Para reduzir os efeitos que esses produtos podem causar na pele, algumas pessoas misturam a esse mistura hidratantes de pele e protetores solares, para evitar que o contato desses produtos com a luz solar seja prejudicial ao tecido epidérmico.

Borrachudo - como evitar

Para evitar os borrachudos em suas casas e nos ambientes de convivência, existem algumas medidas que podem ser tomadas. A primeira delas é a utilização dos repelentes aerosóis convencionais, como Mortein, que são vendidos em qualquer supermercado. Esses são capazes de matar os borrachudos invasores. Caso deseje afastá-los, as melhores opções no mercado são os repelentes de tomada, que liberam o veneno no ar por um longo período ao invés dos aerosóis inseticidas.

Outro importante produto na hora de manter os incômodos insetos longe da sua casa é a vela de citronela. Essas velas soltam no ar um cheiro que afasta todos os insetos, e inclui-se aqui igualmente o borrachudo. Além de baratas, elas são eficazes, agradáveis e bonitas.

Entenda: Borrachudos transmitem doenças?

Picada de borrachudo - como tratar

A picada de borrachudo não é uma das mais perigosas e nãotraz nenhum risco de vida para a sua vítima. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que ela não infeccione, além de tomar algumas simples medidas para que a dor - que é de fato muito grande - seja dispersa o mais rápido possível. Passar limão ou cebola e fazer compressas de gelo na região das picadas são as mais eficazes. Mas, se você deseja entender mais sobre isso, leia nosso artigo Como tratar as picadas de borrachudo e saiba mais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Repelente caseiro para borrachudos - aprenda a fazer!, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Repelente caseiro para borrachudos - aprenda a fazer!

O que lhe pareceu o artigo?

Repelente caseiro para borrachudos - aprenda a fazer!
Repelente caseiro para borrachudos - aprenda a fazer!

Voltar ao topo da página