Partilhar

Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos

 
Por Sara Viega. Atualizado: 11 julho 2019
Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos

Os mosquitos são alguns dos insetos mais chatos com os quais temos que lidar, principalmente quando estamos ao ar livre ou em espaços rurais. O problema é que também podem entrar em casa e nos acordar à noite com os seus zumbidos e incômodas picadas. Para que possa evitar a invasão destes insetos, neste artigo vamos mostrar quais são as melhores plantas que funcionam como repelentes de mosquitos que pode colocar em seu jardim, terraço, varanda, janelas, etc., e que, além de tudo, servirão para melhorar a decoração da sua casa. Elas soltam um cheiro que espanta estes insetos e os mantém afastados do lar, impedindo que voem para o interior e ataquem as suas vítimas.

Também lhe pode interessar: Como fazer repelente caseiro para mosquitos

Citronela

Entre todas as plantas repelentes de mosquitos disponíveis, a mais popular é a citronela. De fato, faz parte da composição de muitos produtos de venda comercial para repelir estes insetos, seja em velas, pequenas tochas, cremes, repelentes líquidos, etc. A razão do seu sucesso encontra-se no forte e intenso cheiro cítrico que tem, que é muito desagradável para os mosquitos e também para as moscas, além de camuflar qualquer outro cheiro que possa ser atrativo e convidativo para picadas dolorosas e incômodas.

Pode plantá-la diretamente na terra ou, pelo contrário, em vasos separados. Lembre-se que crescerá muito melhor com luz direta e um solo bem drenado e que será necessário oferecer os cuidados que mostramos a você, com detalhes, no artigo Como cuidar de citronela.

Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos - Citronela

Manjericão

O manjericão não é apenas uma planta que podemos aproveitar no âmbito culinário, também é uma grande aliada para manter os mosquitos afastados dos nossos jardins, varandas e casas.

Contém substâncias como o estragol e o eugenol, que fazem com que desprenda um cheiro muito penetrante que estes insetos não gostam, por isso também é uma opção perfeita para colocar ao redor de casa.

Se for plantar manjericão, é importante que o mantenha em um lugar com sol, pois não tolera muito bem o frio, e que tenha um solo úmido e bem drenado para crescer de forma saudável.

Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos - Manjericão

Eucalipto

Além de utilizar o eucalipto para fins medicinais e, mais concretamente, para melhorar a saúde das vias respiratórias, também pode plantá-lo em casa para repelir os mosquitos enquanto desfruta do seu agradável aroma. É que, por outro lado, o cheiro forte que suas folhas desprendem não é do agrado destes pequenos insetos voadores e ajuda a mantê-los completamente afastados, evitando assim as picadas que nos podem causar.

Com as folhas de eucalipto, também pode preparar um dos repelentes líquidos naturais mais eficazes que existem. Só terá que adicionar em um litro de água fervendo 250 gramas de folhas de eucalipto, deixar ferver por 45 minutos e, depois, verter o líquido obtido em um frasco com pulverizador para, assim, poder utilizar sobre janelas, portas, varandas, etc.

Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos - Eucalipto

Erva-gateira

Um estudo levado a cabo pela Universidade de Iowa no ano de 2010 informou que a erva-gateira é até 10 vezes mais eficaz contra os mosquitos que os inseticidas que podem ser adquiridos em lojas. Segundo este estudo, contém um componente chamado nepetalactone que solta um cheiro desagradável para eles e que atua como irritante.

Para quem tem gatos, é preciso ter um cuidado especial se for plantar em seu jardim ou colocar em seu lar, pois é irresistível e atrativa para eles; ao ingerir as suas folhas, os óleos que contém provocam mudanças estranhas no seu comportamento e possuem uma espécie de efeito narcótico e estimulante neles.

Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos - Erva-gateira

Calêndula

Se escolher a calêndula como planta para espantar os mosquitos, poderá também decorar o seu jardim ou varanda com flores muito alegres e coloridas de uma grande beleza. Seu cheiro é realmente ofensivo para estes insetos e, além disso, contém piretrina, um componente usado na elaboração de produtos repelentes de mosquitos.

Coloque um vaso com calêndulas perto das entradas de casa ou em janelas e verá como consegue criar uma barreira muito eficaz contra as picadas. No entanto, não recomendamos que a coloque dentro de casa, pois por outro lado atraem muito as vespas.

Com as suas flores, poderá preparar um dos óleos terapêuticos mais apreciados, sendo útil para tratar problemas de pele, entre muitas outras coisas. Se você mesmo/a quiser prepará-lo, só tem que seguir os passos do artigo Como fazer óleo de calêndula.

Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos - Calêndula

Lavanda

A lavanda é uma planta famosa pelas suas propriedades relaxantes e pelos seus efeitos antidepressivos quando consumida em modo de chá. Mas também podemos dizer que é um poderoso repelente de insetos, como os mosquitos, graças ao seu cheiro.

É bastante fácil de cultivar lavanda em casa e, se quiser saber como, siga os passos do artigo Como plantar lavanda. Também pode aproveitar o óleo de lavanda para preparar um repelente que depois poderá aplicar sobre a sua pele; trata-se de adicionar 100 ml de óleo de lavanda em um creme hidratante para dar a ele este cheiro tão característico que os mosquitos detestam.

Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos - Lavanda

Outros produtos caseiros repelentes de mosquitos

Além de encher sua casa com algumas destas plantas, também pode recorrer ao uso dos seguintes produtos caseiros para se proteger dos mosquitos:

  • Coloque um copo cheio de vinagre perto das janelas ou dos cantos onde os mosquitos possam entrar em casa.
  • Corte um limão pela metade e coloque um cravo em cada uma das metades. Pode colocar o limão com o cravo dentro dos cômodos para evitar que os mosquitos se aproximem deles.
  • Ferva algumas folhas de limão ou de laranja e coloque-as dentro de um recipiente sem tampa. Depois coloque o recipiente no espaço da casa que quiser proteger destes insetos.

Veja também: Como acabar com aqueles mosquitinhos de banheiro

Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos - Outros produtos caseiros repelentes de mosquitos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos

O que lhe pareceu o artigo?

Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos
1 de 8
Plantas que funcionam como repelentes de mosquitos

Voltar ao topo da página