Partilhar

10 usos do amoníaco

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
10 usos do amoníaco
Imagem: curiosoando.com

O amoníaco é um gás que dissolvido em água pode ser usado em uma infinidade de casos, especialmente como limpador do lar. Suas propriedades tornam-no um produto muito adequado para eliminar sujeira e manchas de inúmeras superfícies. É muito importante destacar que ao usá-lo no lar para limpar nunca se deve juntar água sanitária e amoníaco porque se produz uma reação química altamente tóxica. Se quiser conhecer 10 usos do amoníaco, esteja atento a este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante destacar que o amoníaco anidro -sem água, puro- é usado na agricultura, como fertilizante. Ainda que seja um uso do amoníaco pouco conhecido popularmente, a verdade é que mais de 80% do amoníaco fabricado destina-se a usos agrícolas.

10 usos do amoníaco - Passo 1
2

Um dos usos mais conhecidos do amoníaco é como desengordurante, por isso, será um limpador muito apropriado para retirar as manchas e pingos de gordura dos fogões ou vitrocerâmica, bancada, lajotas próximas e o resto de superfícies com sujeira deste tipo.

10 usos do amoníaco - Passo 2
Imagem: ovencleaning.biz
3

Do mesmo modo, também podemos utilizar o amoníaco diluído em água para limpar o forno. É comum encontrar gordura ou algum resto de comida queimada no interior deste eletrodoméstico, por isso, você poderá eliminá-los mais facilmente.

10 usos do amoníaco - Passo 3
Imagem: cif.cl
4

Por outro lado, é recomendável limpar as janelas e espelhos com amoníaco para conseguir uma limpeza eficiente. Com este produto, será fácil retirar todo o tipo de manchas ou impressões digitais e conseguir vidros brilhantes em um instante. Você pode ver mais conselhos como este em nosso artigo sobre truques para limpar vidros.

10 usos do amoníaco - Passo 4
Imagem: limonnela.com
5

Nesta lista de 10 usos do amoníaco, encontramos também a limpeza de azulejos ou lajotas, bem como as juntas, seja do banheiro ou da cozinha. Esta tarefa não é algo que se faça com muita frequência, por isso, este potente produto limpador poderá ajudar-nos a manter as paredes de azulejos bem limpas e brilhantes.

10 usos do amoníaco - Passo 5
Imagem: liveinart.org
6

O amoníaco diluído em água é usado também como limpador de chão e móveis de madeira, bem como na decapagem de madeiras, isto é, para tirar o brilho ou a camada de pintura. Por este motivo, será importante que na hora de limpar você dilua o amoníaco com água.

10 usos do amoníaco - Passo 6
7

Por outro lado, destaca-se o uso do amoníaco na limpeza da roupa, já que também é capaz de eliminar manchas sobre os tecidos. Por exemplo, é possível tirar as manchas de vinho com amoníaco, mas é sempre necessário testar primeiro em alguma zona não visível da roupa para não a estragar.

10 usos do amoníaco - Passo 7
Imagem: limpiezasfagonavarro.blogspot.com
8

Também é possível utilizar amoníaco para limpar e eliminar a sujeira de calçado fabricado de tecidos que não admitem a lavagem. Poderemos usar uma mistura de água, amoníaco e sabão para deixar impecáveis desde tênis até sapatos de camurça passando por alpargatas.

10 usos do amoníaco - Passo 8
Imagem: mujer.starmedia.com
9

Do mesmo modo, outro dos usos do amoníaco é a limpeza de tapetes e carpetes, já que é muito eficaz para a eliminação de manchas neste tipo de tecidos. Neste caso, será muito útil usar um pulverizador ou spray para aplicar a solução de amoníaco e água sobre a sujeira dos tapetes.

10 usos do amoníaco - Passo 9
Imagem: minuevohogar.cl
10

O amoníaco também é muito apropriado para eliminar cheiros, como pode ser o de umidade ou mofo, de tecidos como os panos de cozinha ou as toalhas de banho. Para isso, você deverá acrescentar um pouco de amoníaco na água de lavagem e verá como desaparecerá esse desagradável cheiro. Do mesmo modo, também se pode usar este produto como condicionador, pelo fato de reduzir a eletricidade estática.

10 usos do amoníaco - Passo 10
Imagem: marinycarbonell.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 usos do amoníaco, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre 10 usos do amoníaco

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
edviges
Manchei uma camisola de lã branca com branqueador ao tentar retirar nodoas de tinta, mas o resultado foi desastroso. A camisola ficou com uma mancha amarela e estou cm muitas dificuldades para a remover. Se poder me ajudar eu agradeço.
A sua avaliação:
ROZI MARLEI DA SILVA
Muito útil
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rozi! Que bom saber que a informação foi útil para você! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)

10 usos do amoníaco
Imagem: curiosoando.com
Imagem: ovencleaning.biz
Imagem: cif.cl
Imagem: limonnela.com
Imagem: liveinart.org
Imagem: limpiezasfagonavarro.blogspot.com
Imagem: mujer.starmedia.com
Imagem: minuevohogar.cl
Imagem: marinycarbonell.com
1 de 11
10 usos do amoníaco

Voltar ao topo da página