Partilhar

O que acontece se misturar água sanitária e amoníaco

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que acontece se misturar água sanitária e amoníaco

Na hora da limpeza, há produtos que não devem ser misturados se não queremos acabar intoxicados; o exemplo mais claro é o amoníaco e a água sanitária, ambos limpadores de grande potência, mas incompatíveis juntos. É por isso que nunca se deve fazer esta mistura esperando como resultado um produto de maior efeito, já que a associação pode ser letal. Neste artigo de umComo, queremos explicar com detalhes o que acontece se misturar água sanitária e amoníaco.

Também lhe pode interessar: Como fazer água sanitária caseira
Passos a seguir:
1

A água sanitária é um dos produtos mais usados em todo as casas para desinfetar e limpar superfícies ou espaços como o banheiro e a cozinha, bem como para branquear a roupa. Tal como podemos ler em nosso artigo sobre o que é e como é feita a água sanitária, este produto é obtido a partir do hipoclorito de sódio, um composto químico cuja fórmula é NaClO.

2

Por outro lado, também é muito comum usar o amoníaco para limpeza por seu grande poder desengordurante e limpador em geral. O amoníaco (NH3) é comercializado diluído em água, ainda que a concentração seja consideravelmente alta, motivo pelo qual desprende esse cheiro forte e característico.

3

Deste modo, ambos os produtos são ideais para a limpeza, de forma que alguém pode pensar que misturá-los geraria um produto ainda mais potente, mas na realidade: O que acontece se misturar água sanitária e amoníaco?

4

Ao misturarmos amoníaco e água sanitária, é produzida uma reação química que gera um gás denominado cloramina (NH2Cl) que é altamente tóxico. Quando ele entra em contato com as nossas mucosas, se decompõe e gera ácido HCL e radicais livres.

O que acontece se misturar água sanitária e amoníaco - Passo 4
5

O ácido HCL é tóxico e corrosivo, provoca a irritação das mucosas e queimaduras na pele. Dessa forma, os radicais livres dão lugar à destruição celular e, em longas exposições, podem ocasionar processos cancerígenos.

6

Deste modo, misturar água sanitária e amoníaco não é uma boa ideia, mas sim um perigo. Em caso de fazê-lo equivocadamente, a exposição ao resultado da mistura provocaria coceira nos olhos, lacrimejamento, dor de cabeça, coceira na garganta... E uma prolongada exposição pode chegar a causar a morte.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se misturar água sanitária e amoníaco, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre O que acontece se misturar água sanitária e amoníaco

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
sonia
eu misturei... estou com tosse forte seguida de espirros isso é intoxicação? arde o nariz e garganta. o que devo fazer?

O que acontece se misturar água sanitária e amoníaco
1 de 2
O que acontece se misturar água sanitária e amoníaco

Voltar ao topo da página