Partilhar

Como fazer água sanitária caseira

 
Por Yasmin Fonseca. 12 novembro 2018
Como fazer água sanitária caseira

A água sanitária é um produto essencial em toda residência pois serve para desinfectar e limpar ambientes, em especial os úmidos como banheiros, já que é capaz de dissolver compostos orgânicos como mofos, que gostam muito de ambientes onde há bastante umidade, além de também ser muito utilizada para remover manchas em roupas brancas. Apesar da água sanitária ser um produto facilmente encontrado em qualquer mercado ou venda, é possível fazê-la em casa por um preço ainda mais acessível. Neste artigo do umCOMO mostramos como fazer água sanitária em casa.

Também lhe pode interessar: Água sanitária - O que é e como é feita

Como fazer água sanitária com cloro

Ingredientes

  • 3 litros de água;
  • 1/2 litro de cloro (hipoclorito de sódio);
  • 2 gramas carbonato de sódio.

Modo de preparo de água sanitária com cloro

  1. Coloque os ingredientes em um recipiente e mexa;
  2. Aguarde ao menos 24 horas e o produto estará pronto.

A água sanitária feita com cloro é super simples de se fazer, além de ser bastante eficaz. Tome cuidado pois receitas que envolvem cloro podem causar manchas amareladas nas roupas em vez de removê-las, então apenas a utilize para limpar ambientes e nunca para limpar roupas. Caso já você tenha manchado sua roupa, veja como tirar manchas de água sanitária da roupa.

O cloro pode ser facilmente encontrado em lojas de material de construção ou em lojas de produtos para piscina, já que é geralmente utilizado para evitar contaminação por fungos e bactérias de quem as frequenta.

Dica: mantenha a água sanitária em recipiente opaco ou em ambiente escuro pois o contato com a luz do dia pode fazer com que perca suas propriedades.[1]

Como fazer água sanitária perfumada sem cloro

Ingredientes

  • 1,7L de água;
  • 100mL de detergente comum (a cor e o perfume da água sanitária dependerão do detergente escolhido);
  • 200mL de água oxigenada volume 10;
  • 30 gramas de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo de água sanitária perfumada sem cloro

  1. Coloque a água em um balde com capacidade de ao menos 3 litros;
  2. Adicione o bicarbonato de sódio e mexa até que se dissolva completamente e que não dê para vê-lo no fundo do balde;
  3. Adicione o detergente e misture até que tudo se torne uma mistura homogênea;
  4. Adicione a água oxigenada, que pode ser facilmente encontrada em farmácias;
  5. Misture tudo por aproximadamente 1 minuto.

Se você quer saber como fazer água sanitária no tanquinho, essa é uma ótima receita pois não envolve produtos perigosos e pode ser feita sem grandes cuidados de proteção física, apenas use luvas. O preço médio da receita é de 4 reais e ela é super indicada para remover manchas de roupas.

Apesar de também servir para faxina de casa, caso a intenção for limpar a casa, é recomendável que se utilize a receita com cloro ou a com hipoclorito de sódio, por serem mais fortes e capazes de remover sujeiras mais pesadas.[2]

Como fazer água sanitária para vender

Ingredientes

  • 1,7 litro de hipoclorito de sódio;
  • 8 litros de água;
  • 200mL de soda cáustica 50%;
  • 100 gramas de sal de cozinha.

Modo de preparo de água sanitária para vender

  1. Dilua o sal de cozinha na água em um balde de ao menos 10 litros de capacidade;
  2. Adicione a soda e mexa por 1 minuto;
  3. Adicione vagarosamente o hipoclorito de sódio e vá mexendo.

A receita acima rende 10 litros de água sanitária, então é uma ótima opção para quem quer fazer com a intenção de vendê-la e não apenas de utilizar em casa. O custo da receita é de aproximadamente 20 reais e rende 10 litros de água sanitária. É importante dizer que sempre que for mexer com soda ou com hipoclorito de sódio, é necessário utilizar a proteção devida no corpo e não se esqueça de utilizar óculos para não danificar os olhos, afinal, ambos produtos são corrosivos. Já que produzirá a água sanitária para venda, tome cuidado e sempre limpe o exterior da garrafa assim que adicionar o produto pois a água sanitária pode manchar e danificar superfícies.

A soda pode ser encontrada em mercados na parte de produtos e limpeza, enquanto o hipoclorito de sódio é geralmente encontrado em lojas de produtos de material de construção. Por ser uma mistura que envolve produtos corrosivos, a água sanitária pode acabar machucando a pele. Em caso de ferimentos, veja como tratar queimaduras de água sanitária.

Entre as receitas de água sanitária caseira, essa é a mais recomendada para limpeza pesada pois a mistura de soda com hipoclorito de sódio é extremamente forte e pode acabar com sujeiras mais grossas, sendo a melhor para lavar o quintal.[3]

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer água sanitária caseira, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências
  1. https://www.youtube.com/watch?v=vsCSn_t2pzg
  2. https://www.youtube.com/watch?v=LismuKgNBYI
  3. https://www.youtube.com/watch?v=_0BuKiVR4z8

Escrever comentário sobre Como fazer água sanitária caseira

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer água sanitária caseira
Como fazer água sanitária caseira

Voltar ao topo da página