PARTILHAR

Água sanitária - O que é e como é feita

Água sanitária - O que é e como é feita
Imagem: candura.com.br

A água sanitária é um líquido criado quimicamente para desinfetar o banheiro, o chão e outras superfícies, também se pode usar para branquear a roupa, isto é o que a maior parte das pessoas sabe, mas o que poucas pessoas sabem é que a água sanitária é um produto que se encontra também no interior do nosso corpo. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhes várias coisas sobre a água sanitária: o princípio químico que a sustenta, as características da água sanitária e como agir se tocar nos olhos ou em sítios delicados.

Princípio químico da água sanitária

O hipoclorito de sódio ou hipoclorito sódico é um composto químico cuja fórmula é NaCIO. Contém o cloro em estado de oxidação +I e por isso é um oxidante forte e econômico. Em solução aquosa só é estável em pH básico. Para acidificar na presença de cloreto liberta cloro elementar. Por isso, deve guardar longe de qualquer síntese de ácido. O hipoclorito sódico (em conjunto com o cloreto de sódio (sal)) obtém-se convenientemente por dissolução do cloro elementar numa solução aquosa de hidróxido de sódio numa reação de dismutação: 2 NaOH + Cl2 -> NaClO + NaCl + H2O.

Propriedades da água sanitária

As propriedades da água sanitária são conhecidas por todos e é um produto bastante usado para limpar e branquear. Devido a esta característica destrói muitos colorantes, pelo que não se utiliza como branqueadores. Também se aproveitam as suas propriedades desinfectantes.

Origem da água sanitária

A água sanitária é um composto químico chamado de hipoclorito de sódio, dissolvido em água. Foi desenvolvido pelo francês Berthollet em 1787 para branquear tecidos. Depois, no final do século XIX, Luis Pasteur comprovou o seu incomparável poder de desinfeção, estendendo o seu uso para a defesa da saúde contra germes e bactérias.

Veja mais em: Como fazer água sanitária caseira

Propriedades da água sanitária

A água sanitária é um produto corrosivo que deve tratar-se com cuidado pois é prejudicial para a saúde e por isso deve manter-se fora do alcance das crianças e deve mexer-se sempre com muito cuidado utilizando luvas. A sua ação corrosiva pode danificar aço inoxidável se se utilizar em concentrações elevadas e durante muito tempo. Também estraga a roupa se se utilizar como branqueador de forma muito frequente, chegando a modificar a cor branca em cinza. A água sanitária não é adequada para lavar nylon, seda ou lã porque as destrói. Por esta razão, é conveniente utilizar produtos comerciais que têm as concentrações adequadas para cada uso e que não são tão perigosas de manusear. Se quer branquear uma peça de roupa de algodão para efeitos especiais, pode aplicar água sanitária, mas quando conseguir o efeito desejado, tem que neutralizar a reação química da água sanitária no tecido, mergulhando a peça numa solução de água e vinagre (200 ml de vinagre num litro de água) e depois lavá-la com água com sabão neutro (3 a 5 gramas de aparas de sabão puro num litro de água). No entanto, apesar do quão poderosa a água sanitária é, a sua ação corrosiva desaparece à medida que vai atuando e termina descompondo-se em sal e água. A água sanitária que vai pelo ralo continuará a cumprir a sua ação de limpeza até perder todo o seu poder corrosivo e antiséptico. Por esta razão não afeta o meio ambiente.

Como atuar perante uma intoxicação de água sanitária

No geral, para neutralizar a ação da água sanitária, deve-se usar apenas água fria. Nos casos de ingestão acidental, não se deve induzir o vômito, mas sim utilizar grandes quantidades de água fria, leite, gelados ou antiácidos para neutralizá-la e chamar um médico para prestar a atenção correspondente. Se a água sanitária caiu na pele ou nos olhos, deve-se limpar ou lavar com água abundante durante pelo menos 15 minutos. Algumas combinações de água sanitária com branqueadores ou com alguns produtos de limpeza em pó e amoníaco podem libertar o cloro que pode causar asfixia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Água sanitária - O que é e como é feita, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Rivaldo Luiz
Gastaria de abrir uma mini industria de fabricação de água sanitaria, como faço e o que preciso?
A sua avaliação:
adriana
Gositária de saber se tem como fazer água sanitária diluindo pastilha de hipoclorito de cálcio?
A sua avaliação:
Jorge Felizardo Neves
Não satisfeito em função da minha questão colocada e que è a seguinte : Qual a percentagem de hipoclorito de sódio e água para servir de desinfectante ? Obrigado. Cumprimentos. jfn.
A sua avaliação:
ide silva
gostaria de saber se posso fazer agua sanitaria com sanitizante ,fui comprar o ipoclorito de sodio ,e a moça me vendeu o sanitizante,tem o mesmo efeito!obrigada
A sua avaliação:
jorge tadeu da silva
Bom dia qual a formula para se fazer, uma água sanitária de boa qualidade.
Aldemir Feliciano dos Santos
20 % hipoclorito de sodio
Rosiron Brandão Bilio
Como é feito a água sanitária???
Aldemir Feliciano dos Santos
agua 80% +1% barrilha leve ou carbonato de sodio +19%hipoclorito de sodio ou cloro de boa qualidade
asdfghjklç
eu queria saber seus componentes quimicos
Leide melo
Quais os ingredientes e como se faz agua sanitaria caseira kero aprender.posso esperar sua resposta?
Fernando
Alem de bactericida a água sanitária tem efeito fungicida ,que extermina fungos ,dês de que esteja livres de gorduras ,lavados com detergente .Os lava pês de empresas exigentes tem 2 tanques um com detergente um com água sanitária . espero ter ajudado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Fernando, obrigada pela sua visita e por a informação fornecida :)
karol
eu queria aber como ele foi fabricado
Água sanitária - O que é e como é feita
Imagem: candura.com.br
Água sanitária - O que é e como é feita

Voltar ao topo da página ↑