Partilhar

Como desinfetar a casa contra vírus e bactérias

 
Por Redação umCOMO. 18 março 2020
Como desinfetar a casa contra vírus e bactérias

O COVID-19 (novo coronavírus) reacendeu a busca por receitas e combinações, caseiras ou naturais, eficientes para higienizar a casa contra vírus e bactérias. Tão importante quanto lavar as mãos é desinfetar superfícies e objetos de casa de maneira correta, como um complemento às medidas básicas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. Neste post do umCOMO lembramos de receitas caseiras de desinfetantes naturais e explicamos como desinfetar a casa contra vírus e bactérias com ingredientes e materiais fáceis de serem encontrados.

Também lhe pode interessar: Vinagre desinfeta?

Como desinfetar a casa contra vírus e bactérias

Não existe uma maneira de desinfetar a casa contra vírus e bactérias, senão uma série de receitas, truques e boas práticas que quando combinados reduzem as chances de uma infecção, como, por exemplo:

  • Vinagre com água oxigenada como desinfetante doméstico;
  • Óleo de eucalipto como alternativa natural para desinfetar a casa;
  • Propriedades do bicarbonato para eliminar vírus e bactérias;
  • Ventilação diária dos ambientes;
  • Limpeza de móveis e outros elementos decorativos;
  • Lavagem de alimentos e utensílios de cozinha;
  • Vinagre e limão como desinfetante doméstico.

Entenda a seguir como desinfetar a casa com a ajuda dos recursos acima.

Desinfetar com vinagre e água oxigenada

O vinagre é um produto popularmente conhecido como alternativa caseira para limpeza, mas se você também o combinar com peróxido de hidrogênio, o resultado é um desinfetante caseiro. Estudos[1] têm contrastado o poder antibacteriano que a água oxigenada proporciona com as suas propriedades desinfectantes e antissépticas. Essa é uma combinação ideal para a limpeza de superfícies suscetíveis ao contato contínuo entre pessoas, a fim de ajudar a deter a propagação do COVID-19.

A mistura necessária para obter este produto desinfectante é a seguinte: num recipiente, de preferência com um difusor, combine meio litro de vinagre, 400 ml de água e cerca de 50 ml de peróxido de hidrogénio. Antes de usar, agite o recipiente e use o difusor.

Óleo de eucalipto para limpeza

O óleo de eucalipto é um conhecido por ajudar a melhorar os sintomas de resfriado, desde que seja consumido sob supervisão médica. Além disso, estudos[2] mostram seu poder desinfetante, o que torna o óleo de eucalipto um produto ideal para fazer repelente de mosquitos e ajudar a eliminar germes e bactérias em diferentes superfícies.

Seu método de elaboração consiste em adicionar 150 ml de óleo de eucalipto para cada litro de água e misturar ambos os componentes, misturando-os completamente antes da primeira utilização. Este não é um remédio para prevenir doenças, mas é um produto que pode ajudá-lo a manter a casa higienizada e cheirosa.

Como desinfetar a casa contra vírus e bactérias - Óleo de eucalipto para limpeza

Como desinfetar com bicarbonato

Existem estudos [3] que confirmam o poder desinfetante do bicarbonato usado em casa, É um recurso natural, econômico para eliminar vírus e bactérias de superfícies e objetos, além de eliminar maus cheiros e repelir insetos.

Recomendamos o uso de bicarbonato para limpar fornos e tubulações. Neste artigo explicamos em detalhe como limpar o forno com bicarbonato, no entanto, também recomendamos que você aprenda a limpar diferentes áreas da casa com bicarbonato e vinagre, pois esta é uma combinação muito eficaz.

Mantenha os cômodos arejados

Para evitar a propagação do coronavírus, você precisa ventilar todos os cômodos da sua casa. Isto é especialmente importante se houver pessoas doentes em casa. Nestes casos, é essencial deslocar o paciente para outro espaço e arejar os colchões, almofadas, lençóis e almofadas durante, pelo menos, uma hora.

Limpeza dos móveis e decoração

Também é importante manter uma higiene adequada de todos os móveis e elementos decorativos da casa. Desinfete-os com um pano úmido e limpador multiuso. Limpe as maçanetas, brinquedos e interruptores em sua casa com cuidado especial, e não se esqueça de objetos de uso constante, como o teclado do computador ou o controle remoto da TV.

Desinfetar alimentos e utensílios de cozinha

Não adianta lavar bem as mãos e não fazer o mesmo com os alimentos e instrumentos utilizados para cozinhar pois há também o risco de contágio pelo contato com esses elementos. Também é essencial lavar panos e outros objetos que você pode compartilhar com outros membros da família na casa, especialmente se algum dos membros estiver doente ou com saúde delicada.

Sugerimos a leitura deste post que explica como desinfetar as frutas e as verduras antes de consumi-las. Não se esqueça de usar produtos de limpeza específicos para remover bactérias dos seus utensílios de cozinha.

Como desinfetar a casa contra vírus e bactérias - Desinfetar alimentos e utensílios de cozinha

Vinagre e limão para desinfetar a casa

A combinação do vinagre com limão atua como desinfectante caseiro, por isso, ao misturar estes ingredientes com água numa garrafa, você terá um produto caseiro para eliminar vírus e bactérias em casa. Você só precisa umedecer um pano com a mistura e passá-lo sobre as áreas da casa que você pretende desinfetar.

No banheiro, utilize água quente com esta mistura e deixe atuar durante a noite. Veja mais informações neste post que explica como limpar com limão.

Água sanitária para desinfetar

A água sanitária é outro produto químico que pode ser usado para desinfetar a casa contra vírus e bactérias. Seu princípio químico, o hipoclorito de sódio, contém cloro, faz dele um oxidante econômico.

Para higienizar a casa com água sanitária adicione um pouco do produto a um balde com água e utilize a mistura para limpar o chão. Essa combinação não apenas desinfetará rapidamente, como também acaba com odores desagradáveis.

Óleo de melaleuca e água oxigenada

O óleo de árvore de chá, misturado com água oxigenada, é outro produto a se considerar se para desinfetar a casa contra vírus e bactérias. Estudos [4] confirmam o seu poder antibacteriano e antioxidante, tornando-o eficaz na limpeza de superfícies e, consequentemente, na prevenção da propagação de bactérias, vírus e doenças.

10 gotas de óleo extraído da árvore do chá, um pouco de água oxigenada, 750 ml de água, duas colheres de suco de limão e uma garrafa com difusor são os ingredientes e materiais necessários. Misture todos os ingredientes no recipiente e agite bem antes de cada utilização. Recomendamos deixar o produto agir durante 30 minutos antes de enxaguar a superfície desinfetada com água morna.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinfetar a casa contra vírus e bactérias, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências
  1. Rivero, M. L. C., Cruces, E. A. G., Ríos, M. C. L., & Hernández, H. V. M. (2016). REPORTE PROYECTO VALIDACIÓN Y ANÁLISIS DE AGUA OXIGENADA (H2O2).
  2. Castellanos Flores, M. J., Hernández Batres, J. A., & Sandoval Andrade, A. J. (2019). Formulación y evaluación de actividad bactericida de un desinfectante para superficies obtenido a partir de aceite esencial de eucalipto (Eucalyptus globulus labil) (Doctoral dissertation, Universidad de El Salvador).
  3. Ubillus Lombeida, C. A. (2019). Propuesta para la fabricación y comercialización de un desinfectante que no posea químicos, a base de vinagre de manzana, bicarbonato y limón en la ciudad de Guayaquil.
  4. Zhang, X., Guo, Y., Guo, L., Jiang, H., & Ji, Q. (2018). In vitro evaluation of antioxidant and antimicrobial activities of Melaleuca alternifolia essential oil. BioMed research international, 2018.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como desinfetar a casa contra vírus e bactérias
1 de 3
Como desinfetar a casa contra vírus e bactérias

Voltar ao topo da página