Partilhar

Como limpar forno de fogão

 
Por Giselly Cristina. 18 julho 2019
Como limpar forno de fogão

Se existe um eletrodoméstico que dá muita preguiça na hora de limpar, é o forno da cozinha, especialmente quando ele está queimado ou tem muita gordura acumulada, porque nesses casos é necessário enfrentar uma boa sessão de limpeza para que o forno fique impecável. Na verdade, esta é uma das principais razões pelas quais sua limpeza vai sendo esquecida, e isso é pior, porque a sujeira se acumula e o forno vai queimando cada vez mais.

Felizmente, esse processo pode ser muito mais fácil e rápido quando utilizamos uma série de produtos que podem ser encontrados em qualquer loja, farmácia ou supermercado, embora também seja possível utilizar alguns remédios naturais e truques caseiros. Neste artigo umCOMO, explicaremos como limpar forno de fogão para que você saiba tudo o que precisa fazer para deixá-lo tão bom quanto um novo.

Também lhe pode interessar: Como limpar um fogão a gás

Como limpar forno de fogão com produtos de cozinha

Sempre que pensamos em como limpar forno de fogão muito sujo, vêm à mente diversos produtos que são comumente utilizados na limpeza da cozinha e que ajudam a eliminar a gordura de forma mais rápida e fácil. Estes produtos são uma boa alternativa para limpar forno de fogão.

A verdade é que existem muitas marcas, incluindo algumas que são específicas para limpeza de fornos. Você pode escolher o produto que quiser, mas é sempre importante usá-lo bem para obter bons resultados. Normalmente, as instruções de uso são detalhadas no próprio produto, embora eles em geral sejam todos utilizados de maneira muito semelhante:

  1. Pegue o produto e borrife bem dentro do forno. É importante não esquecer de nenhuma área que precisa ser limpa ou que esteja suja e queimada.
  2. Borrife também nas partes exteriores, uma vez que a limpeza do fogão não deve ser feita apenas na parte de dentro.
  3. Ligue o forno como se fosse cozinhar, mas sem as bandejas, e deixe em uma temperatura de cerca de 40 graus por 20 minutos, deixando a porta do forno um pouco aberta para que os gases possam escapar e não ficar presos lá dentro. Isso vai facilitar o amolecimento da sujeira e da gordura. Além disso, existem também alguns produtos com os quais basta esperar o tempo de ação, sem precisar aquecer o forno.
  4. Uma vez que passar esse tempo, deixe que o forno esfrie um pouco para não se queimar e passe um pano bem úmido em todas as áreas em que borrifou o produto.
  5. Ao limpar o interior do forno, você pode utilizar uma luva para pegar o pano e se proteger de possíveis queimaduras.
Como limpar forno de fogão - Como limpar forno de fogão com produtos de cozinha

Como limpar forno de fogão com vinagre, bicarbonato e limão

Na hora de limpar o forno de fogão, há também uma série de produtos naturais que auxiliam de forma eficaz na limpeza. Muitas pessoas se perguntam se este tipo de produtos e remédios naturais são realmente eficazes. A resposta é afirmativa, ou seja, eles podem ser utilizados. Portanto, vamos falar sobre os mais eficazes, além de explicar como limpar um forno sujo com eles:

1. Como limpar forno de fogão com vinagre

O vinagre é um produto é muito útil na limpeza de fornos sujos, porque tem propriedades desinfetantes e antibacterianas. A melhor forma de utilizá-lo é a seguinte:

  1. Misture na bandeja do forno dois copos de água e 1 de vinagre.
  2. Depois, acenda o forno a 200ºC durante 30 minutos para que os vapores gerados pelo calor comecem a soltar a sujeira.
  3. Depois disso, você só precisa passar um pano bem úmido para retirar a sujeira que se desprendeu.

2. Como limpar forno de fogão com bicarbonato

O bicarbonato também é amplamente utilizado para limpeza, uma vez que ajuda a embranquecer e remover a gordura facilmente. Além disso, em combinação com o vinagre, torna-se um produto excepcional para limpar o forno queimado. Limpar forno com bicarbonato é bem fácil:

  1. Prepare uma mistura com 10 colheres de bicarbonato, 4 colheres de água quente e 3 colheres de vinagre.
  2. Aplique a mistura em todo o forno.
  3. Deixe agir por algumas horas ou, se possível, a noite toda.
  4. Depois disso, basta enxaguar com água em abundância e auxílio de um pano.

3. Como limpar forno de fogão com limão

Este cítrico com grande poder desinfetante é outro bom remédio para limpar forno de fogão engordurado. Sua utilização é extremamente fácil. Basta fazer o seguinte:

  1. Coloque uma bandeja com água dentro do forno, na qual será misturado o suco de limão.
  2. Além disso, coloque também a casca do limão.
  3. Em seguida, ligue o forno a uma temperatura média por cerca de 30 minutos, para que a mistura possa fazer efeito.
  4. Depois disso, basta enxaguar com um pano úmido. Assim você terá um forno limpo e também livre de mau cheiro.

Leitura complementar: Como limpar um forno elétrico com produtos naturais

Como limpar forno de fogão - Como limpar forno de fogão com vinagre, bicarbonato e limão

Como limpar forno queimado e deixá-lo como novo

Independentemente de você ter escolhido um produto pronto ou um dos métodos naturais que propusemos, o processo de limpeza do forno estará completo com os passos que indicamos acima para cada caso.

No entanto, você pode ir ainda mais fundo na limpeza para fazer o forno parecer novo. É muito simples também. Basta limpá-lo novamente, mas dessa vez você não terá que esfregar e será muito mais rápido. Mais especificamente, esses são os passos que você deve seguir:

  1. Ensaboe o forno com um sabão neutro, como aquele que você utiliza para lavar pratos.
  2. Remova bem com a ajuda de um pano úmido, tirando todos os restos de sabão.
  3. Seque todo o forno com um papel toalha para que fique totalmente reluzente.

Esperamos que essas dicas e truques para saber como limpar forno de fogão muito sujo tenham te ajudado. Mesmo assim, consulte sempre o manual de instruções do forno - ele costuma apresentar instruções para sua limpeza e manutenção - antes de usar qualquer produto, seja ele pronto ou natural.

Sugestão: se você precisa limpar fogao de inox, dê uma lida no artigo sobre como limpar inox manchado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar forno de fogão, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como limpar forno de fogão

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar forno de fogão
1 de 3
Como limpar forno de fogão

Voltar ao topo da página