PARTILHAR

Como limpar forno de fogão

 
Giselly Cristina
Por Giselly Cristina. 18 julho 2019
Como limpar forno de fogão

Se existe um eletrodoméstico que dá muita preguiça na hora de limpar, é o forno da cozinha, especialmente quando ele está queimado ou tem muita gordura acumulada, porque nesses casos é necessário enfrentar uma boa sessão de limpeza para que o forno fique impecável. Na verdade, esta é uma das principais razões pelas quais sua limpeza vai sendo esquecida, e isso é pior, porque a sujeira se acumula e o forno vai queimando cada vez mais.

Felizmente, esse processo pode ser muito mais fácil e rápido quando utilizamos uma série de produtos que podem ser encontrados em qualquer loja, farmácia ou supermercado, embora também seja possível utilizar alguns remédios naturais e truques caseiros. Neste artigo umCOMO, explicaremos como limpar forno de fogão para que você saiba tudo o que precisa fazer para deixá-lo tão bom quanto um novo.

Também lhe pode interessar: Como limpar o forno

Como limpar forno de fogão com produtos de cozinha

Sempre que pensamos em como limpar forno de fogão muito sujo, vêm à mente diversos produtos que são comumente utilizados na limpeza da cozinha e que ajudam a eliminar a gordura de forma mais rápida e fácil. Estes produtos são uma boa alternativa para limpar forno de fogão.

A verdade é que existem muitas marcas, incluindo algumas que são específicas para limpeza de fornos. Você pode escolher o produto que quiser, mas é sempre importante usá-lo bem para obter bons resultados. Normalmente, as instruções de uso são detalhadas no próprio produto, embora eles em geral sejam todos utilizados de maneira muito semelhante:

  1. Pegue o produto e borrife bem dentro do forno. É importante não esquecer de nenhuma área que precisa ser limpa ou que esteja suja e queimada.
  2. Borrife também nas partes exteriores, uma vez que a limpeza do fogão não deve ser feita apenas na parte de dentro.
  3. Ligue o forno como se fosse cozinhar, mas sem as bandejas, e deixe em uma temperatura de cerca de 40 graus por 20 minutos, deixando a porta do forno um pouco aberta para que os gases possam escapar e não ficar presos lá dentro. Isso vai facilitar o amolecimento da sujeira e da gordura. Além disso, existem também alguns produtos com os quais basta esperar o tempo de ação, sem precisar aquecer o forno.
  4. Uma vez que passar esse tempo, deixe que o forno esfrie um pouco para não se queimar e passe um pano bem úmido em todas as áreas em que borrifou o produto.
  5. Ao limpar o interior do forno, você pode utilizar uma luva para pegar o pano e se proteger de possíveis queimaduras.
Como limpar forno de fogão - Como limpar forno de fogão com produtos de cozinha

Como limpar forno de fogão com vinagre, bicarbonato e limão

Na hora de limpar o forno de fogão, há também uma série de produtos naturais que auxiliam de forma eficaz na limpeza. Muitas pessoas se perguntam se este tipo de produtos e remédios naturais são realmente eficazes. A resposta é afirmativa, ou seja, eles podem ser utilizados. Portanto, vamos falar sobre os mais eficazes, além de explicar como limpar um forno sujo com eles:

1. Como limpar forno de fogão com vinagre

O vinagre é um produto é muito útil na limpeza de fornos sujos, porque tem propriedades desinfetantes e antibacterianas. A melhor forma de utilizá-lo é a seguinte:

  1. Misture na bandeja do forno dois copos de água e 1 de vinagre.
  2. Depois, acenda o forno a 200ºC durante 30 minutos para que os vapores gerados pelo calor comecem a soltar a sujeira.
  3. Depois disso, você só precisa passar um pano bem úmido para retirar a sujeira que se desprendeu.

2. Como limpar forno de fogão com bicarbonato

O bicarbonato também é amplamente utilizado para limpeza, uma vez que ajuda a embranquecer e remover a gordura facilmente. Além disso, em combinação com o vinagre, torna-se um produto excepcional para limpar o forno queimado. Limpar forno com bicarbonato é bem fácil:

  1. Prepare uma mistura com 10 colheres de bicarbonato, 4 colheres de água quente e 3 colheres de vinagre.
  2. Aplique a mistura em todo o forno.
  3. Deixe agir por algumas horas ou, se possível, a noite toda.
  4. Depois disso, basta enxaguar com água em abundância e auxílio de um pano.

3. Como limpar forno de fogão com limão

Este cítrico com grande poder desinfetante é outro bom remédio para limpar forno de fogão engordurado. Sua utilização é extremamente fácil. Basta fazer o seguinte:

  1. Coloque uma bandeja com água dentro do forno, na qual será misturado o suco de limão.
  2. Além disso, coloque também a casca do limão.
  3. Em seguida, ligue o forno a uma temperatura média por cerca de 30 minutos, para que a mistura possa fazer efeito.
  4. Depois disso, basta enxaguar com um pano úmido. Assim você terá um forno limpo e também livre de mau cheiro.

Leitura complementar: Como limpar um forno elétrico com produtos naturais

Como limpar forno de fogão - Como limpar forno de fogão com vinagre, bicarbonato e limão

Como limpar forno queimado e deixá-lo como novo

Independentemente de você ter escolhido um produto pronto ou um dos métodos naturais que propusemos, o processo de limpeza do forno estará completo com os passos que indicamos acima para cada caso.

No entanto, você pode ir ainda mais fundo na limpeza para fazer o forno parecer novo. É muito simples também. Basta limpá-lo novamente, mas dessa vez você não terá que esfregar e será muito mais rápido. Mais especificamente, esses são os passos que você deve seguir:

  1. Ensaboe o forno com um sabão neutro, como aquele que você utiliza para lavar pratos.
  2. Remova bem com a ajuda de um pano úmido, tirando todos os restos de sabão.
  3. Seque todo o forno com um papel toalha para que fique totalmente reluzente.

Esperamos que essas dicas e truques para saber como limpar forno de fogão muito sujo tenham te ajudado. Mesmo assim, consulte sempre o manual de instruções do forno - ele costuma apresentar instruções para sua limpeza e manutenção - antes de usar qualquer produto, seja ele pronto ou natural.

Sugestão: se você precisa limpar fogao de inox, dê uma lida no artigo sobre como limpar inox manchado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar forno de fogão, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar forno de fogão
1 de 3
Como limpar forno de fogão

Voltar ao topo da página ↑