Partilhar

Materiais de construção resistentes ao fogo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Materiais de construção resistentes ao fogo

Os incêndios de casas matam muitas pessoas por ano. A maioria dos incêndios fatais ocorre quando as pessoas estão dormindo em suas casas, já que a fumaça pode deixar uma pessoa em um sono profundo. Como as paredes nos podem proteger? Embora nenhum material de construção seja realmente à prova de fogo, as casas e edifícios bem construídos podem ajudar a prevenir este tipo de tragédia com o uso de materiais de construção relativamente resistentes ao fogo. Consequentemente, não é uma questão sobre se o incêndio pode danificar uma estrutura, e sim uma questão de quando isso ocorrerá. Simplesmente leva mais tempo para que o fogo afete materiais resistentes. A chave é a construção de um edifício em que o fogo se alastraria pouco a pouco, o que permitiria aos ocupantes mais tempo para fugir. Esta é também a razão pela qual os próprios materiais são classificados em relação ao alastramento do fogo em suas capacidades estruturais. Inclusive a madeira pesada pode ser considerada resistente ao fogo, no entanto, é combustível. Os metais como o alumínio ou o aço não são combustíveis, entretanto, tendem a ceder rapidamente com o calor intenso. Em umComo, vamos explorar alguns dos melhores materiais de construção para prevenir e impedir o alastramento do fogo.

Também lhe pode interessar: Como fazer casota de cachorro em paletes

Vidro à prova de fogo

Janelas, importantes para a visibilidade e luz, mas que podem ser um risco em um incêndio. Inclusive, antes das janelas entrarem em contato direto com o fogo, o calor intenso de um incêndio próximo pode originar a quebra do vidro. Uma janela quebrada permite que o fogo entre em um edifício facilmente. Mesmo o calor do fogo no exterior poderia ser suficiente para incendiar os artigos inflamáveis no interior de uma casa sem contato direto.

Para proteger a casa, considere instalar janelas resistentes ao fogo. Um exemplo são as janelas de vidro duplo, as quais, além de proporcionarem uma eficiência energética, demoram o dobro do tempo para o fogo quebrar as janelas. A camada externa se romperá primeiro antes da camada interior. O vidro temperado, que é tratado com calor para que seja cerca de quatro vezes mais forte que o vidro comum, também é eficaz, porém é conveniente conferir a importância dos caixilhos das janelas. As estruturas de aço oferecem a melhor proteção contra o fogo, seguido da madeira e do alumínio. O vinil é o material menos eficaz.

Materiais de construção resistentes ao fogo - Vidro à prova de fogo

Concreto

O concreto é um dos materiais de construção mais comuns, sendo também um material resistente ao fogo excelente. É incombustível e tem uma baixa condutividade térmica, o que significa que precisa de muito tempo para que o fogo possa afetar a sua capacidade estrutural, que suporta a carga, e protege contra a propagação do fogo. Na realidade, é bem mais resistente ao fogo do que o aço, sendo utilizado com frequência para reforçar e proteger o aço contra o fogo. Entretanto, é importante estar ciente de que nem todo o concreto é igual. É composto por cimento e agregados, e os tipos específicos de materiais agregados usados podem variar, bem como a quantidade usada. As propriedades exatas de resistência ao fogo mudam em função do tipo e da quantidade de aglomerados usados. Os agregados naturais tendem a não funcionar tão bem. A umidade no agregado pode ampliar quando esquenta, causando a sintetização do concreto após uma longa exposição. Frequentemente, o concreto é considerado como um dos melhores materiais para tetos resistentes ao fogo. Você não deve ignorar o telhado como essencial na proteção contra o fogo, porque é extremamente vulnerável a faíscas.

Estuque resistente ao fogo

O estuque é um gesso que tem sido utilizado durante séculos para ambos os propósitos, artísticos e estruturais. O estuque moderno é de concreto Portland, areia e cal, e serve como um excelente e duradouro material resistente ao fogo. O estuque pode ser coberto com qualquer material estrutural, tal como o tijolo ou a madeira. Normalmente, compreende duas ou três camadas sobre a malha metálica de reforço. Uma camada de 3 cm de estuque pode facilmente fornecer uma resistência ao fogo de 1 hora à parede. Os beirais do telhado são um perigo de incêndio, mas podem ser protegidos com um revestimento de material resistente ao fogo. O estuque é recomendado com frequência como um dos melhores materiais para a proteção dos beirais perigosos.

Materiais de construção resistentes ao fogo - Estuque resistente ao fogo

Gesso natural resistente ao fogo

Muitos materiais estruturais requerem um revestimento de gesso subjacente a fim de se obter uma boa classificação de resistência ao fogo, e a placa de gesso é o acabamento interior resistente ao fogo mais utilizado. O painel de yeso, também conhecido como "drywall", consiste em uma camada de gesso entre duas folhas de papel. Uma placa de gesso tipo X é especialmente tratada com aditivos para melhorar ainda mais as suas qualidades de resistência ao fogo. O papel no exterior da placa de gesso do tipo X queima lentamente e não contribui para a propagação do fogo. A placa de gesso tem um núcleo não combustível que contém água combinada quimicamente (com sulfato de cálcio). Baixado os efeitos do fogo, a primeira coisa que ocorre é que esta água sai em forma de vapor. Isto impede de forma eficaz a transferência de calor através da placa de gesso. Inclusive após a água sair, o núcleo de gesso resiste à penetração do fogo por um tempo. Os construtores costumam utilizar múltiplas camadas de placas de gesso para aumentar a resistência ao fogo.

Tijolo

Uma das coisas que aprendemos com os "Os três porquinhos" é que a casa deve ser construída com tijolos. Não só é resistente ao sopro de um lobo feroz, como também é resistente aos incêndios. Os tijolos são feitos em um forno, de modo que são resistentes ao fogo por natureza. No entanto, é verdade que os tijolos individuais são bem mais resistentes ao fogo do que uma parede de tijolos. Uma parede de tijolo mantém-se unida com argamassa, que é menos eficaz. No entanto, o tijolo é citado comumente como um dos melhores materiais de construção para a proteção contra incêndios. Dependendo da construção e da espessura da parede, uma parede de tijolo pode atingir de 1 a 4 horas de resistência ao fogo. Portanto, ainda que alguns materiais sejam mais resistentes ao fogo que outros, vários fatores podem influenciar na decisão de um construtor, incluindo a rentabilidade, perigo de demolição, facilidade de instalação e clima.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Materiais de construção resistentes ao fogo, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário sobre Materiais de construção resistentes ao fogo

O que lhe pareceu o artigo?

Materiais de construção resistentes ao fogo
1 de 3
Materiais de construção resistentes ao fogo

Voltar ao topo da página