Outros materiais de construção

Como cortar isopor

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 3 dezembro 2019
Como cortar isopor

Para cortar isopor e moldá-lo de forma que deseja, você pode usar ferramentas específicas para cortar isopor, entratanto, existem também alguns objetos comuns que podem ser utilizados na tarefa. Neste post umCOMO vamos mostrar-lhe como cortar isopor utilizando diferentes objetos.

O isopor é um material sintético bastante flexível e moldável, podendo ficar líquido sob ação do calor. Este plástico celular é muito utilizado em construção civil e na confecção de caixas térmicas, sendo um excelente isolador térmico que também pode ser utilizado, quando moldado, para decorações e na fabricação de objetos de artesanato. Cortar isopor parece bem simples, mas, justamente por ser muito maleável, você precisa ter cuidado ou vai acabar quebrando ou amassando a placa de poliestireno.

Também lhe pode interessar: Como usar durepoxi

Índice

  1. Como cortar isopor
  2. Como cortar isopor com faca quente
  3. Como cortar isopor manualmente com estilete
  4. Cortador de isopor caseiro com serrote
  5. Como cortar isopor com ferro de solda
  6. Como cortar isopor com fio quente
  7. Como cortar isopor de laje

Como cortar isopor

Para cortar isopor é importante primeiramente se preparar para que a tarefa seja executada com êxito. Veja algumas dicas a serem seguidas:

  • Crie uma linha definida: marque uma linha reta no isopor para facilitar o corte e evitar cortar mais ou menos do que o desejado, em seguida, coloque o isopor sobre uma superfície plana;
  • Coloque uma proteção embaixo do isopor: dependendo do método que você for utilizar para cortar o isopor, é possível que diversos pedacinhos acabem saindo e que sujem o ambiente. Para evitar esse problema, utilize algum suporte no qual o isopor caíra;
  • Proteja suas mãos: se for utilizar algum dos métodos que utilizam altas temperaturas ou que incluam o uso de objetos altamente cortantes, é recomendado colocar luvas de proteção para evitar acidentes.

Quando tudo estiver pronto, use um objeto afiado para o perfurar. Pode usar uma faca de manteiga, um cartão de crédito ou outro objeto que seja fino e afiado e que será pressionado com cuidado, provocando uma quebra na placa de isopor.

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre como fabricar isopor. Abaixo você confere técnicas específicas para cortar isopor passo a passo.

Como cortar isopor com faca quente

Você pode usar uma faca de cozinha com serrilha para cortar isopor mas, antes de usar a faca, é necessário deixá-la quente. A melhor técnica de faca quente para cortar isopor é passá-la em cima de uma vela acessa várias vezes, até que a faca fique com cera acumulada, depois, você apenas precisará cortar a placa com movimentos uniformes. Tenha cuidado para não amassar o poliestireno, fazendo sempre a mesma pressão sobre a faca.

Desta vez sem pressão, utilize uma faca eléctrica de cozinha. Agilmente faça uma linha de corte limpa para cortar o material. Não se esqueça que pode sempre marcar a linha antes para que fique um corte mais preciso.

Dica: for utilizar esse método de como cortar isopor com vela, o melhor é usar uma para que o isopor não fique manchado.

Como cortar isopor manualmente com estilete

Se quer cortar um pedaço fino de isopor, o estilete é o objeto ideal. Faça movimentos firmes e pequenos para não amassar o poliestireno, afinal, o material é bastante delicado e exige cuidado na hora de um corte manual. Inicialmente, faça um pequeno corte superficial e depois passe o estilete várias vezes na mesma linha até que a placa fique completamente cortada. É importante que as lâminas do estilete sejam novas para que o corte seja limpo.

Cortador de isopor caseiro com serrote

Serras de ponta, arcos de serra e serras para metais são ótimos objetos para criar cortes em linha reta em isopor. Experimente um serrote e faça movimentos ao longo de toda a placa de poliestireno para que a quebra saia limpa.

Serras que habitualmente são usadas para fazer cortes em madeiras, podem ser também usadas para fazer cortes em poliestireno. Use serras elétricas preferencialmente em placas longas e grossas. Não se esqueça de colocar óculos de segurança quando cortar isopor com uma serra eléctrica.

Como cortar isopor com ferro de solda

O ferro de solda é utilizado, como o nome indica, para soldar metal, entretanto, por ter bastante fino e preciso, além de utilizar o calor, é uma ótima ferramenta também para cortar isopor, sendo ideal caso você queria fazer um desenho detalhado e não apenas linhas retas e grosseiras.

Para utilizá-lo com esse fim, primeiramente faça o desenho desejado na parte inferior do isopor, ou seja, aquela que não ficará visível, então, prenda o ferro de solta em algum lugar estável de forma que você consiga ter acesso à ponta, ou seja, a parte que irá cortar o isopor. Assim que tudo estiver pronto, ligue o ferro de solda e vá cuidadosamente fazendo o contorno do desenho desejado. Para facilitar e caso for necessário, antes corte com uma faca os pedaços grandes de isopor que estiverem sobrando, assim você terá menos material para manusear e o processo será mais simples e preciso.

Importante: por não conseguir atingir muita profundidade, esse não é um bom método na hora de para cortar bola de isopor, ainda que seja muito eficaz em placas.

Como cortar isopor com fio quente

Se você quer cortar uma placa ou aprender como cortar bola de isopor, esse pode ser pode ser o meio perfeito para você atingir seu objetivo e conseguir um corte delicado e ótimo para artesanatos. Para utilizar a técnica, siga primeiramente você precisará de um fio de ferro afinal, o ferro é condutor de calor e será capaz de esquentar, então, siga os seguintes passos:

  1. Amarre as duas pontas do arame de ferro em um suporte que você consiga segurar e movimentar com facilidade. Uma boa ideia é utilizar uma tesoura aberta;
  2. Com o isopor já desenhado e preparado para o corte, acenda uma vela ou um isqueiro e esquente o ferro, então passe-o no isopor e vá vagarosamente cortando-o com o formato desejado;
  3. Repita o processo de esquentar o fio sempre que necessário até que o trabalho tenha sido terminado.

Também é possível utilizar a técnica se você estava com planos de aprender a cortar isopor com fio dental, apenas deixe de utilizar o calor pois o fio dental irá derreter. Se utilizar fio dental faça isso apenas com placas finas, afinal, o fio não será capaz de cortas grandes espessuras.

Agora que você já sabe como moldar o material, veja também como pintar isopor para criar artesanatos criativos e coloridos.

Como cortar isopor de laje

Por ser bastante grosso e por ser necessário que seja cortado com precisão, o melhor na hora de cortas isopor de laje é utilizar materiais profissionais. Caso você não sabia como fazer isso pois não tem experiência com o material, não se preocupe existem cortadores de isopor em lojas que permitirão um corte bem feito e ideal para a situação. Os aparelhos feitos especialmente para o corte de isopor utilizam um arame aquecido para derreter o isopor, criando uma linha lisa ao longo da placa.

Além de ser ótimo para isopor de laje, esses aparelhos também são eficazes se quiser criar formas detalhadas ou se estiver procurando uma solução para cortar isopor redondo e grosso, já que outras técnicas mais simples, como a da faca, poderão resultar em um corte bastante grosseiro. Se comprar um aparelho do tipo, tenha especial atenção às instruções do aparelho e tome cuidado com o cortador, pois os seus arames ficam bem quentes.

Como cortar isopor - Como cortar isopor de laje

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar isopor, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Vídeos relacionados com Como cortar isopor

1 de 3
Vídeos relacionados com Como cortar isopor
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
JOSE
Muito legal.
1 de 2
Como cortar isopor