Fazer uma cama

Como fazer um colchão futon

Como fazer um colchão futon
Imagem: my-deco-shop.com

O futon é o nome dado a um tipo de colchão, consiste em um colchão simples com uma armação também ela muito simples e costumam ser baratos, sendo ideais para situações provisórias e a solução ideal para receber pessoas em casa tendo assim uma cama onde as pode acolher. O futon apesar de ser barato pode ser feito em casa de um modo muito simples, economizando ainda mais. Não perca este artigo de umComo.com.br e descubra como fazer um colchão futon.

Vai precisar de:
  • Rolos de espuma
  • Capa de edredom (ou tecido para fazer a capa)
  • Cola para espuma
  • Material de costura (opcional)
Também lhe pode interessar: Como fazer um criado mudo
Passos a seguir:
1

O principal componente do futon são os rolos de espuma, como tal deve definir a medida do seu colchão futon, ou seja, deve escolher entre um colchão individual, de casal, full size. Assim que souber as medidas já sabe a quantidade de rolos de espuma que deve comprar.

Como fazer um colchão futon - Passo 1
Imagem: portuguese.alibaba.com
2

Depois de saber as medidas do seu futon, o próximo passo é estabelecer a espessura do mesmo. Quanto mais pesada for a pessoa mais espessura deve ter o colchão. Lembre-se que o futon é um colchão simples, no entanto deve ser confortável. Determine a espessura que pretende e cole os diferentes rolos de espuma em camadas. Deixe a cola secar e depois pode cortar e aparar as extremidades dos rolos de espuma. Se quiser pode cortar os rolos de espuma com o formato que entender (oval, retangular, com os cantos redondos, etc) mas lembre-se que quanto mais contornos os rolos tiverem mais conhecimentos de costura deve ter para fabricar a capa do futon.

3

O próximo passo é fabricar a capa do colchão futon. Tem duas opções, pode comprar uma capa de edredom já feita e adaptá-la às medidas do futon ou fazer você mesmo a capa. Para a segunda opção deve comprar um tecido do seu agrado mas que seja resistente, meça os rolos de espuma e corte o tecido segundo essas medidas, certifique-se que a capa fica bem apertada. Para cozer a capa do futon, deve cozer três dos lados, no último lado deverá aplicar um fecho ou uns botões para poder remover a capa para lavar.

4

Insira o rolo de espuma dentro da capa e espalme bem os rolos de espuma para ficarem bem compactados. Feche a abertura por onde introduziu os rolos de espuma e já está, já tem o seu futon feito em casa.

Como fazer um colchão futon - Passo 4
Imagem: tsuruya.com.br
5

Veja também o nosso artigo sobre como limpar um colchão, para conservar o seu colchão futon durante muito tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um colchão futon, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Pode colocar uma camada de material mais resistente entre as diferentes camadas de espuma. Isso irá conferir mais resistência e durabilidade ao colchão.
  • Se tiver jeito para costura e estofamentos, pode aplicar uma almofada em relevo numa das extremidades do futon, para isso deve aplicar mais uma camada de espuma numa das pontas do rolo de espuma. Esta opção é mais difícil de executar, por isso recomendamos que faça um futon simples e reto.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Heloiza Cobucci
Bom dia ! Estava olhando sua descrição como fazer um colchão de futon e gostei muito .Minha neta de 11 anos adora dormir no chão ,então pensei em fazer um colchão de futon de 1.20 metros de largura e que durante o dia fosse dobrado e ficasse como um sofazinho . vc tem alguma idéia .
Na sua demonstração queria saber como consigo esse rolo e também como fazer os amarrados se é uma capa .Teria que tirar os amarrados para lavar ?
Estou anciosa para fazer .Obrigada .
A sua avaliação:
Cláudia
Adorei o passoa passo do futon!!!!!! Vou indicar para minha AMIGA! Obrigada 😍
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Que bom que você gostou, Cláudia. Se você gosta de fazer você mesma os móveis, esse tutorial de como fazer criado mudo com paletes pode ser útil: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-criado-mudo-com-paletes-21174.html
A sua avaliação:
Robinson
Gostei de várias matérias, muito bom.
Fátima Fernandes
Obrigada pela divulgação. Sempre quis ter um futon.
Lígia
Achei super interessante. Vou tentar fazer. Obrigado pela atenção.
KATIA
Adorei a publicação
Editor umComo.com.br
Valeu pelo comentário Katia! Continue nos acompanhando :)
A sua avaliação:
Aílla
Gostaria muito de saber qual tipo de espuma é utilizado .
VALÉRIA
Boa tarde, gostaria de saber onde encontro o rolo de espuma, percebi que não é uma espuma normal como as que tem em casas de material de tapeceiro, esse tipo que vc mostrou nunca ví nas proximidades da minha casa, pode me indicar onde encontrar. agradeço antecipadamente
A sua avaliação:
Maria Aparecida
Adorei as dicas. Tentarei fazer um!
Editor umComo.com.br
Oi Maria Aparecida! Que bom que gostou das dicas :) Continue acompanhando nossos artigos!
A sua avaliação:
jonnycavalcante
como fazer sofá de futon
A sua avaliação:
Marly
Por favor, preciso aprender fazer futon, vcs poderiam me enviar as instruções de como fazer futon passo a passo?
Erica
Como chama esse material entre as espumas??
Roger
Perfeito!!! Não entendo muito de costura, como faço para que o meu futon fiquei com as divisórias de costura como no da foto. Qual a espuma indicada. Como se cola a espuma. Qual o tipo de cola? Obrigado
Jaiana
Olá, gostaria de saber qual a espuma que você utilizou para fazer o colchão. Aguardo o retorno. Obrigada!!
Heloísa
Onde comprar os rolos de espuma? E de qual tipo essa espuma deve ser?
Djanira
Oi Nelson, adorei sua materia, fiquei com vontade de fazer para o meu sofá que esta meio desgastado. Gostaria de saber onde posso encontrar as espumas. voce pode me ajudar? Obrigada
Usuário anônimo
Porque não tem as fotos do passo a passo! Já não dá pra entender no 2º passo, colar os rolos em camadas, mas como? Do jeito que está escrito é inútil.
lorena
podia colocar as fotos dos materiais, bem como do passo a passo. Só na escrita fica dificil de fazer corretamente.
Imagem: my-deco-shop.com
Imagem: portuguese.alibaba.com
Imagem: tsuruya.com.br
1 de 3
Como fazer um colchão futon