Partilhar

Como encerar um móvel antigo

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como encerar um móvel antigo

Todos temos móveis antigos em casa, normalmente empilhados em um quartinho sem saber o que fazer com eles. Pois está na hora de tirar o pó e dar a eles um novo uso! O vintage está na moda mais do que nunca e não paramos de ver nas revistas de decoração móveis restaurados inundando as salas das casas. Neste artigo de umComo vamos ver como encerar um móvel antigo para manter esse toque retro, mas com um aspecto cuidado.

Também lhe pode interessar: Como envernizar um móvel
Passos a seguir:
1

O primeiro que devemos fazer é lixar a madeira do móvel, todas as imperfeições que foram se produzindo ao longo do tempo devem ser eliminadas, de tal forma que a superfície fique completamente lisa, sem lascas. Este passo é para deixar o móvel no ponto antes de começar a encerá-lo.

2

Depois de lixado, começaremos a espalhar a cera com um pincel grosso por toda a madeira.

3

Encerar um móvel antigo é um trabalho relativamente fácil, devemos apenas ser muito minuciosos com os passos a seguir. Depois de cobrir bem toda a superfície dele, com a ajuda de outro pincel e a pistola de calor repartimos bem a cera que aplicamos previamente com o pincel grosso.

4

É importante que ao espalhar a cera pela superfície do móvel velho, façamos isso no sentido da madeira. Se faltar cera na hora de aplicá-la com o pincel grosso, você pode acrescentar sempre mais, segundo ache conveniente.

5

Como referência para saber se o móvel que estamos encerando precisa de mais cera, podemos prestar atenção se, ao retirar a pistola de calor e secar a cera, a madeira brilha. Se for assim já é suficiente, não precisa continuar jogando cera, mas se não brilha aplique outra camada.

6

O último passo para encerar um móvel antigo é feito depois de toda a cera secar. Nesse momento devemos polir a superfície. Podemos fazer isso usando um pano de algodão, passando por toda a superfície da madeira.

7

Seguindo estes passos o resultado será muito favorecedor e poderemos ter um móvel vintage em perfeitas condições.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como encerar um móvel antigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário sobre Como encerar um móvel antigo

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
carlos alberto serqueto
Teno uma estante colonial antiga e gostaria de saber como retirar a cera velha e passar uma nova, pois ela esta manchada e sem brilho, obrigado
Sonia Maria
Olá estava vendo como encerar móvel antigo mas nwestava qual cera ..vc meajudaria obrigado
Valmir Fonseca
Qual é acera utilizada?
teresa cristina
Muito interessante, pois atendeu a minha dúvida.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Teresa, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
VANDERLEI SCARDUELLI
O ARTIGO FOI ÚTIL POIS NÃO IMAGINAVA O ESPALHAMENTO DA CERA COM PISTOLA DE CALOR. pergunta: que tipo de pistola de calor recomenda utilizar para espalhar a cera? Pode ser um maçarico?
André
Acho a descrição muito vaga ...

Como encerar um móvel antigo
Como encerar um móvel antigo

Voltar ao topo da página