Partilhar
Partilhar em:

Como restaurar um baú de madeira

Como restaurar um baú de madeira

Um velho baú de madeira pode ser transformado no cofre do tesouro com a simples técnica de decoupagem, pintando motivos à mão com tinta acrílica de cores vivas e dando um acabamento com cera metalizada. A arte da decoupagem é uma forma fácil e rápida de dar um aspecto novo e atrativo a qualquer móvel velho; descubra como restaurar um baú de madeira em umComo.com.br.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como pintar a cabeceira de madeira da cama
Passos a seguir:
1

Comprove o estado do baú antes de começar a decorá-lo, pois talvez ele precise de algum concerto básico. Certifique-se, por exemplo, de que os cantos estão bem montados e comprove que as articulações não estejam enferrujadas; troque-as caso seja necessário. A seguir prepare a superfície para pintá-la e decorá-la como explicamos no passo seguinte.

2

Retira a tinta descascada com uma escova de cerdas metálicas. Depois pula a superfície com papel de lixa, usando primeiro uma lixa mais grossa e depois uma média. Esfregue a superfície com um pano levemente ensaboado para eliminar a gordura e o pó. Termine enxaguando com um pano limpo e úmido.

3

Com o pincel aplique uma demão de tinta acrílica de cor escura em todos os elementos que sobressaírem da parte superior e laterais do baú, como alças e ferros. Deixe secar. Se for necessário, aplique outra demão de tinta nessas áreas para que elas fiquem bem cobertas.

4

Escolha papel de artesanato de duas cores e corte na medida da tampa e laterais do baú. Se o baú tiver pontas ou ferros em relevo, ou painéis separados na tampa ou nos lados, corte o papel em tiras para colar nesses espaços e mude as cores para dar à decoração do baú um aspecto mais vivo. Trabalhando por áreas, aplique uma demão generosa de adesivo PVA na superfície do baú e cole o papel, alisando com os dedos para eliminar qualquer possível bolha de ar.

5

Com um estilete, corte o papel do tamanho exato para cobrir as bordas do baú. Mais uma vez, se ele tiver algum elemento em relevo (como pinos de madeira ou parafusos grandes) faça um corte em forma de cruz no papel que os cobre; abra com cuidado os lados da cruz e depois recorte o papel ao redor do parafuso ou pino com o estilete.

6

Com papel de cores contrastadas, faça pequenos quadrados para colá-los ao longo das tiras da tampa e laterais do baú. Coloque os quadrados de papel ao longo de cada uma das tiras e cole com adesivo PVA. Corte pequenas tiras de papel para enquadrar cada quadrado, de cores diferentes, e cole-as ao redor deles. Depois de secas, aplique uma demão de adesivo por toda a superfície do baú e deixe secar.

7

Com um pincel artístico e tintas acrílicas de duas ou três cores contrastadas, pinte alguns motivos simples, como cruzes, pequenos quadrados ou círculos no centro de cada um dos quadrados de papel. Deixe secar.

8

Escolha tinta acrílica de outra cor e pinte com a ponta de um pincel de artista uma linha fina ao redor de alguns dos motivos pintados, para os definir melhor. Enquanto trabalha, tenha cuidado para não borrar as linhas dos motivos pintados anteriormente. Deixe secar.

9

Para um acabamento chamativo acrescente mais detalhes aos quadrados de papel com um delineador dourado com relevo. Desenhe cruzes, círculos e linhas onduladas nos motivos pintados e ao redor dos quadrados.

10

Para dar um brilho suave as barras de madeira pintadas, aplique um pouco de cera metalizada cor rubi ao longo das bordas usando a ponta dos dedos. Deixe secar e esfregue com um pano até conseguir brilho.

11

Convidamos todo o mundo a restaurar móveis velhos com esta técnica simples. Se tiver alguma dúvida ou quiser que explique melhor algum passo, deixe um comentário e responderei rapidamente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como restaurar um baú de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como restaurar um baú de madeira

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
LEILA ABRÃO
Adorei a idéia de restauração do baú. Parabéns por todas as dicas postadas. Gostaria de saber como aplicar, e qual massa usar, em fórmica lascada, antes de pintá-la. Desde já agradeço Abraços Leila
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Leila! Que bom saber que a ideia foi do seu agrado! De momento só temos informações de como pintar móveis de formica, pode ver aqui: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-pintar-moveis-de-formica-13767.html

Como restaurar um baú de madeira
1 de 11
Como restaurar um baú de madeira