Partilhar

Como escolher uma esmerilhadeira e para que tipo de trabalho serve

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher uma esmerilhadeira e para que tipo de trabalho serve

Você pode encontrar à venda diferentes tipos de amolador. As diferenças entre eles dependem fundamentalmente do tamanho (mini esmerilhadeiras de entre 115-125 mm até esmerilhadeiras de tamanho superior com medidas de disco entre 180 mm e 230 mm). Sua função é a mesma, no entanto o que você deve ter em consideração é o uso que vai dar a ela. No seguinte artigo de umComo.com.br, vamos explicar a você como escolher uma esmerilhadeira e para que tipo de trabalho serve.

Passos a seguir:
1

Uma mini esmerilhadeira serve para realizar diferentes trabalhos em sua casa, desde lixar madeira ou metais, até cortar cerâmica, azulejos, polir, etc.Por exemplo, para pequenos trabalhos em casa será suficiente uma mini esmerilhadeira, porém se você tem que cortar um pavimento duro, por exemplo, ou algum material extremamente grosso, etc, irá precisar de uma esmerilhadeira profissional.

Como escolher uma esmerilhadeira e para que tipo de trabalho serve - Passo 1
2

Outra coisa que deve ter em consideração é o tamanho dos discos. Existem diferentes tipos de disco que deverá usar em função do material a cortar (pedra, metais inoxidáveis, cerâmicas, etc.) e cada disco tem sua medida correspondente, por isso consulte sempre um profissional sobre o tipo de disco que precisa para o trabalho a realizar.

3

Lembre-se que é muito importante ao trabalhar com uma esmerilhadeira usar sempre óculos de proteção e luvas.

4

Por último, aconselhamos você a comprar sempre marcas reconhecidas. Uma esmerilhadeira é uma ferramenta que você usará bastante se costuma trabalhar com bricolagem, por isso recomendamos que escolha ferramentas de marcas conhecidas que ofereçam garantias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher uma esmerilhadeira e para que tipo de trabalho serve, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Tenha cuidado com as esmerilhadeiras, pois são máquinas que podem causar feridas graves.

Escrever comentário sobre Como escolher uma esmerilhadeira e para que tipo de trabalho serve

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
LEONILDO C. SILVA
OLÁ! QUAL A MAIS EXCELENTE ESMERILHADEIRA PARA CORTAR PNEU? 7 OU 9 POLEGADA? MUITO OBRIGADO!
Marcos
Realmente, uma parte importante do uso de esmerilhadeiras é manter todo cuidado. Por exemplo, é muito comum deixarem de utilizar a empunhadura lateral e tentarem utilizar a máquina com uma só mão. Uma outra coisa é utilizarem discos de corte com o anel de proteção oxidado, isso é horrível, porque o disco fica desprotegido e pode quebrar a qualquer momento. Já vi gente usando a máquina sem a proteção do disco, o que também é uma besteira enorme, pois é essa proteção que salva nossa vida quase o disco quebre. Enfim, acho há muito mais coisas para serem ditas sobre a proteção em esmerilhadeiras, neste post eu vi tudo que é relevante:
Khethellyn A Binder
Olá, vou reformar minha geladeira e preciso de uma maquina multi uso para lixar e polir, toda esmerilhadeira tem disco adaptador para lixa e para boina de polir?

Como escolher uma esmerilhadeira e para que tipo de trabalho serve
1 de 2
Como escolher uma esmerilhadeira e para que tipo de trabalho serve

Voltar ao topo da página