Como colocar piso vinílico
O piso vinílico é uma alternativa muito usada, hoje em dia, nas residências. Além de ficar bonito no chão de casa, imitando a madeira, a sua manutenção é fácil e até mesmo a sua instalação. Além disso, são muito eficientes na absorção do chão. Para aprender a como colocar piso vinílico e obter demais informações sobre esse material, confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do tema.
Passos a seguir:
Os pisos vinílicos possuem muitas vantagens, como a sua temperatura, sendo que no inverno são confortáveis e no verão não aquecem demais. Embora o mais comum seja encontrar esse tipo de revestimento em cores que lembrem madeira, também existe o piso vinílico liso e com estampas. Além disso, eles servem para qualquer ambiente, porém, há modelos adequados para cozinhas e banheiros e não para áreas externas, onde podem desbotar. Normalmente, o material é vendido por metro, sendo que pode ser em rolo (manta), régua (tiras) ou em placas quadradas. O rolo é indicado principalmente a ambientes grandes, como salões e fábricas.
Já a maneira de colocar piso vinílico vai depender do seu tipo, sendo que existem os modelos que são colados com adesivos ou cola e os que são encaixados e, por isso, não necessitam de nada para fixá-los. Esses últimos também são chamados de clique e exigem mais destreza na instalação. Porém, antes de instalar o piso novo é preciso remover o antigo (em alguns casos pode ser instalado por cima), quando houver, e avaliar a situação do chamado contrapiso, que é o local que vai receber o revestimento. Ele deve estar nivelado, além de limpo, liso e firme. É necessário ainda aplicar no sobrepeso uma massa niveladora.
Os pisos vinílicos em réguas ou placas são os mais fáceis de instalar, podendo ser feito até mesmo pelos próprios moradores. Uma dica importante é começar a colocação do piso junto à parede que tenha a maior largura, sendo que a régua ou placa deve ficar paralela à parede. Para o resultado final ficar mais bonito, é necessário ainda que o trabalho comece no local mais visível e siga para o lado menos visível, assim, as possíveis emendas vão ficar menos evidentes. Se o piso vinílico for instalado com cola, é preciso aplicar a substância antes e aguardar o tempo indicado pelo fabricante para, então, começar a instalação do revestimento.
Há também os pisos autoadesivos, para os quais basta remover a proteção de cada régua e grudar uma por uma no contrapiso. Depois de colocar no local certo, é preciso pressionar o material para fixar no chão. Ao chegar à última fileira, a peça pode ter que ser cortada para que fique bem encaixada, independente de que tipo for. Faça isso usando estilete e régua, marcando a parte não decorada da peça. Além disso, certifique-se que o desenho do piso esteja na sequência certa. É possível usar o piso vinílico também para os rodapés. Já para limpar o revestimento basta usar vassoura macia ou pano úmido. Quanto aos produtos, o melhor é usar apenas detergente neutro e cera.
Se depois de aplicar o piso vinílico, ele ficar manchado de ferrugem ou cera, consulte as nossas dicas para o limpar e deixar como novo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar piso vinílico, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.