Pisos de vinil

Como colocar piso vinílico

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como colocar piso vinílico

O piso vinílico é uma alternativa muito usada, hoje em dia, nas residências. Além de ficar bonito no chão de casa, imitando a madeira, a sua manutenção é fácil e até mesmo a sua instalação. Além disso, são muito eficientes na absorção do chão. Para aprender a como colocar piso vinílico e obter demais informações sobre esse material, confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como colocar um parquet de madeira flutuante

Passos a seguir:

1

Os pisos vinílicos possuem muitas vantagens, como a sua temperatura, sendo que no inverno são confortáveis e no verão não aquecem demais. Embora o mais comum seja encontrar esse tipo de revestimento em cores que lembrem madeira, também existe o piso vinílico liso e com estampas. Além disso, eles servem para qualquer ambiente, porém, há modelos adequados para cozinhas e banheiros e não para áreas externas, onde podem desbotar. Normalmente, o material é vendido por metro, sendo que pode ser em rolo (manta), régua (tiras) ou em placas quadradas. O rolo é indicado principalmente a ambientes grandes, como salões e fábricas.

2

Já a maneira de colocar piso vinílico vai depender do seu tipo, sendo que existem os modelos que são colados com adesivos ou cola e os que são encaixados e, por isso, não necessitam de nada para fixá-los. Esses últimos também são chamados de clique e exigem mais destreza na instalação. Porém, antes de instalar o piso novo é preciso remover o antigo (em alguns casos pode ser instalado por cima), quando houver, e avaliar a situação do chamado contrapiso, que é o local que vai receber o revestimento. Ele deve estar nivelado, além de limpo, liso e firme. É necessário ainda aplicar no sobrepeso uma massa niveladora.

3

Os pisos vinílicos em réguas ou placas são os mais fáceis de instalar, podendo ser feito até mesmo pelos próprios moradores. Uma dica importante é começar a colocação do piso junto à parede que tenha a maior largura, sendo que a régua ou placa deve ficar paralela à parede. Para o resultado final ficar mais bonito, é necessário ainda que o trabalho comece no local mais visível e siga para o lado menos visível, assim, as possíveis emendas vão ficar menos evidentes. Se o piso vinílico for instalado com cola, é preciso aplicar a substância antes e aguardar o tempo indicado pelo fabricante para, então, começar a instalação do revestimento.

Como colocar piso vinílico - Passo 3
4

Há também os pisos autoadesivos, para os quais basta remover a proteção de cada régua e grudar uma por uma no contrapiso. Depois de colocar no local certo, é preciso pressionar o material para fixar no chão. Ao chegar à última fileira, a peça pode ter que ser cortada para que fique bem encaixada, independente de que tipo for. Faça isso usando estilete e régua, marcando a parte não decorada da peça. Além disso, certifique-se que o desenho do piso esteja na sequência certa. É possível usar o piso vinílico também para os rodapés. Já para limpar o revestimento basta usar vassoura macia ou pano úmido. Quanto aos produtos, o melhor é usar apenas detergente neutro e cera.

5

Se depois de aplicar o piso vinílico, ele ficar manchado de ferrugem ou cera, consulte as nossas dicas para o limpar e deixar como novo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar piso vinílico, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como colocar piso vinílico