Carpintaria básica

Como identificar madeira de lei

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como identificar madeira de lei

Devido às suas características geográficas e climáticas o Brasil é o país de excelência no que toca à qualidade e durabilidade da sua madeira. Não é por isso descabido que seja um dos maiores exportadores de madeira de lei do topo da escala Janka (escala que mede a dureza da madeira). Além disso conta com a floresta amazônica, e o problema tem sido a desflorestação ilegal em busca desta madeira tão apreciada na construção civil, naval, e de mobiliário, além de instrumentos. No entanto torna-se difícil identificar a verdadeira madeira de lei devido à pintura e verniz que algumas empresas colocam para cobrar mais caro o seu produto. Neste artigo do umComo vamos explicar como identificar madeira de lei.

Também lhe pode interessar: Como identificar madeira mogno

Índice

  1. Madeira de lei
  2. Algumas espécies de madeira de lei
  3. Maneiras de identificar madeira de lei

Madeira de lei

No Brasil existem mais de 100 espécies de madeira de lei. Ela é assim chamada desde os tempos do colonialismo português. A coroa portuguesa reservava essa madeira para si, apenas podendo ser abatidas por ordem real. Utilizavam-na na construção de navios e casas, ainda nos tempos de hoje são as suas principais utilizações, devido às suas características únicas.

A madeira de lei parte menos e empena menos que a madeira de outras árvores, é conhecida por ser uma madeira resistente e dura, isto porque dentro de si produzem substâncias químicas que tornam o tronco praticamente imune ao ataque de fungos e insetos. Estas espécies de madeira são também conhecidas por madeira nobre devido às suas características tão apreciadas. No entanto devido ao abate exagerado hoje em dia quase não se exporta as de elevada qualidade, preferindo a venda de madeira menos resistente mas com uma cobertura de madeira nobre.

Como identificar madeira de lei - Madeira de lei

Algumas espécies de madeira de lei

Existem algumas espécies que são as mais conhecidas mas também as que têm maior necessidade de proteção. O umComo até já fez um artigo sobre como identificar madeira mogno. As mais conhecidas e de maior qualidade são:

  • Imbuia ou Ipê - é das mais duras e rígidas, além de resistência Classe A ao fogo. Resiste a fungos, insetos e cupim. No entanto é difícil de serrar e de lixar.
  • Jatobá - a sua densidade torna a utilização de ferramentas manuais extremamente difícil. É possível lixar bem essa madeira mas deve ser feito com cuidado para não manchar.
  • Pau-Brasil - foi a primeira madeira de lei e é excelente para fazer violinos, embora a sua primeira utilização tenha sido o mobiliário.
  • Peroba - pesada e resistente, principalmente utilizada na construção de telhados, carroceria de camião e assoalhos.
Como identificar madeira de lei - Algumas espécies de madeira de lei

Maneiras de identificar madeira de lei

É possível identificar madeira de lei através das características do grão e dos anéis, da cor, da amostra do lixamento.

  • Verifique as extremidades. Se não existirem esses anéis nem grãos muito provavelmente é uma madeira compensada.
  • Com a ajuda de um microscópio verifique se existe uma cor azulada/acinzentada na madeira devido à exposição solar e do vento, além da água.
  • Lixe a amostra de madeira para perceber a cor da mesma e os grãos.
  • Compare a amostra na página da Internet http://www.wood-database.com/ verificando a cor da sua amostra com as que são apresentadas na página.
  • Também pode enviar uma amostra para um laboratório para que eles analisem e digam qual madeira estamos falando.
Como identificar madeira de lei - Maneiras de identificar madeira de lei

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar madeira de lei, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como identificar madeira de lei