Qual a diferença entre MDF e MDP
Ao planejar renovar o mobiliário de casa ou adquirir móveis pela primeira vez, é normal que ouça os termos MDF e MDP, pois eles estão relacionados com a madeira da qual certos móveis são compostos. Estas siglas são inglesas, pelo que não será tão fácil assim perceber logo à primeira o que significam, e isso pode dificultar o processo da escolha do mobiliário. Para esclarecer qual a diferença entre MDF e MDP, criámos este artigo de umComo.com.br.
Passos a seguir:
Para começar, MDF significa Medium Density Fiberboard, em português Fibra de Média Densidade; e MDP é sigla para Medium Density Particleboard, ou Painel de Partículas de Média Densidade.
Os processos para fabricar um móvel de MDF ou MDP são muito semelhantes, a diferença está na composição interior: no MDF as partículas de madeira apresentam-se mais prensadas e unidas, enquanto que no MDP elas são dispostas em camadas, ficando as partículas mais finas nas superfícies e as mais grossas no interior.
O MDF é visualmente mais semelhante à madeira, com a vantagem de não apresentar nós nem veios; o MDP tem um aspeto de mistura de vários pedaços de madeira.
No que se refere à umidade, nem um nem outro são muito resistentes, mas na dúvida escolha MDP, que absorve menos e não dilata, ao contrário do que acontece com o MDF. Um móvel em MDF está absorver tanta umidade que acabará por ficar deformado e destruído, como na imagem.
Relativamente à resistência, um móvel em MDF não é indicado para quem tem necessidade de montar e desmontar móveis várias vezes, pois o mais provável é que ele não suporte tão bem os parafusos como da primeira vez. Nesse caso o MDF é mais resistente.
Se sua preocupação é mofo e cupins, fique sabendo que tanto o MDF como o MDP, durante sua fabricação, passam por um processo muito rigoroso que diminui a chance de vir a apresentar esse tipo de problemas. No entanto, sendo madeira, existe sempre esse risco.
O MDP é o tipo de painel de madeira mais utilizado em todo o mundo, pois é o mais ecológico e econômico. Por outro lado, o MDF é o preferido dos projetistas porque lhes possibilita a construção de móveis com designs mais interessantes.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre MDF e MDP, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.
Conselhos
- Atenção: não confundir MDP com aglomerado. O MDP apresenta melhor qualidade e é produzido com uma tecnologia superior.