Comprar materiais de construção

Qual a diferença entre MDF e MDP

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre MDF e MDP

Ao planejar renovar o mobiliário de casa ou adquirir móveis pela primeira vez, é normal que ouça os termos MDF e MDP, pois eles estão relacionados com a madeira da qual certos móveis são compostos. Estas siglas são inglesas, pelo que não será tão fácil assim perceber logo à primeira o que significam, e isso pode dificultar o processo da escolha do mobiliário. Para esclarecer qual a diferença entre MDF e MDP, criámos este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

Para começar, MDF significa Medium Density Fiberboard, em português Fibra de Média Densidade; e MDP é sigla para Medium Density Particleboard, ou Painel de Partículas de Média Densidade.

2

Os processos para fabricar um móvel de MDF ou MDP são muito semelhantes, a diferença está na composição interior: no MDF as partículas de madeira apresentam-se mais prensadas e unidas, enquanto que no MDP elas são dispostas em camadas, ficando as partículas mais finas nas superfícies e as mais grossas no interior.

3

O MDF é visualmente mais semelhante à madeira, com a vantagem de não apresentar nós nem veios; o MDP tem um aspeto de mistura de vários pedaços de madeira.

4

No que se refere à umidade, nem um nem outro são muito resistentes, mas na dúvida escolha MDP, que absorve menos e não dilata, ao contrário do que acontece com o MDF. Um móvel em MDF está absorver tanta umidade que acabará por ficar deformado e destruído, como na imagem.

Qual a diferença entre MDF e MDP - Passo 4
Imagem: vaolivre.blogspot.pt
5

Relativamente à resistência, um móvel em MDF não é indicado para quem tem necessidade de montar e desmontar móveis várias vezes, pois o mais provável é que ele não suporte tão bem os parafusos como da primeira vez. Nesse caso o MDF é mais resistente.

6

Se sua preocupação é mofo e cupins, fique sabendo que tanto o MDF como o MDP, durante sua fabricação, passam por um processo muito rigoroso que diminui a chance de vir a apresentar esse tipo de problemas. No entanto, sendo madeira, existe sempre esse risco.

7

O MDP é o tipo de painel de madeira mais utilizado em todo o mundo, pois é o mais ecológico e econômico. Por outro lado, o MDF é o preferido dos projetistas porque lhes possibilita a construção de móveis com designs mais interessantes.

Qual a diferença entre MDF e MDP - Passo 7
Imagem: atelie-craft.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre MDF e MDP, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Atenção: não confundir MDP com aglomerado. O MDP apresenta melhor qualidade e é produzido com uma tecnologia superior.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Micheline
Comprei cabeceira em mdf e mdp dois em um misturados. Será é fraco? Ou seja que eu vendo essa cabeceira e mandar fazer de Madeira mdf?
Bete
Gostei muito, porque eu passei a saber das características, e diferenças entre MDF e MDP, e isso ajuda muito no momento da escolha. Estou com vários retalhos de 90,0 x 12,5 cm de MDP. Quero fazer algumas caixas de tamanho médio, e gostaria de saber qual é a cola ideal para este material.
Sara Silva
Olá Bete, obrigada pelo seu comentário! Uma opção é a cola contato, mas existem outras.
Mariana
É possível fazer patina em um móvel de material MDP? se sim, quais são os materiais a serem usados e como faço? obrigada
Imagem: vaolivre.blogspot.pt
Imagem: atelie-craft.blogspot.pt
1 de 3
Qual a diferença entre MDF e MDP