Partilhar

Como fazer uma mistura de cimento

Como fazer uma mistura de cimento

Uma mistura de cimento, para alem do cimento, é composto também por outros dois elementos: cal e areia.No entanto temos que ter em atenção a mistura que fazemos desses três elementos para que o resultado dê para aplicar entre tijolos ou até em calçada. Habitualmente a mistura de cimento é feita num carrinho de mão, batedeira de cimento ou até à mão na superfície alvo. Esta mistura é usada mundialmente para impermeabilização de paredes, embelezamento, reforçar estruturas, etc. Aqui em umComo.com.br iremos lhe explicar como fazer uma mistura de cimento.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como usar durepoxi
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar têm que ter em atenção qual vai ser o uso da mistura de cimento, isto porque a quantidade de cimento, areia e cal altera-se consoante o resultado pretendido.

2

Defina se vai usar a mistura de cimento no interior ou no exterior. No caso do interior vai ter que fazer uma mistura mais macia, enquanto para o exterior vai poder fazer uma mistura de cimento mais áspera, com alguma textura de areia.

3

Aconselhamos que se guie sempre por uma tabela de misturas que é fornecida por grande parte das empresas de venda de cimento.

4

Estes são alguns exemplos de misturas que pode vir a aplicar nas situações respectivas:

Para assentar tijolos:

  • 6 parte de areia
  • 1 parte de cimento
  • 1 parte de cal

Para massa de revestimento:

  • 5 parte de areia
  • 1 parte de cimento
  • 1 parte de cal

Para massa estrutural:

  • 4 parte de areia
  • 1 parte de cimento
  • 1 parte de cal
5

Com a mistura feita comece lentamente a adicionar a água. Use um objecto em forma de espatula para fazer a mistura dos ingredientes. Ao adicionar a água repare na textura que se vai formando, assim que ela comece a ficar relativamente pastosa, pare. Agora a pasta já pode ser aplicada com uma espatula visto que ela não esta aguada adere a superfície mais facilmente.

6

Atenção que a mistura não convém estar mais que 30 ou 40 minutos sem ser utilizada, pois corre o perigo de ela secar e não poder ser utilizada.

7

Ao aplicar a mistura pastosa na superfície desejada não tenha receio de por mais que uma camada, esteja à vontade, habitualmente é mesmo necessário. Por fim pode deixar a camada secar completamente, o que poderá demorar de 3 a 7 dias, dependendo da mistura que foi feita.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma mistura de cimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário sobre Como fazer uma mistura de cimento

O que lhe pareceu o artigo?
62 comentários
A sua avaliação:
SYLVIO
MUITO BOM! PARABÉNS!
joao alves dos santos
para cada funcao,ou aplicao destribui a quantidade dos produtos po exemplo um cimentado 3x1 acentamento 6x1 etc...
MARIA ELIZABETE DOS SANTOS
Boa tarde, quero construir uma pequena casa para minha cachorra, só que não sou pedreira,e eu tenho até material em casa ,já que estou de férias quero aproveitar e fazer isso,quero saber a quantidade certa de massa que devo usar de cada iten
Mauricio
As explicações que vejo sempre são muito pobres. E quem não sabe o que é uma parte ( volume, peso )? Como medir esta parte? Balança, nos olhos (mais ou menos, não é padrão )? Ir misturando água até...Cada um tem uma forma de análise. Vocês precisam ser mais precisos, para que possa ter a melhor qualidade de aplicação, durabilidade, homogeneidade, rendimento, produtividade e elimine ao máximo o desperdício, obtendo sempre uma padronização. Trabalho com qualidade nas construtoras e vejo que este é um dos ítens bem importante no que tange a qualidade, produtividade e custo.
east
Mauricio parte pode ser balde, copo, jarra... o que vc quiser usar para quantidade de massa que vais queres. quanto a agua varia a massa que vai usar mas se não entendes muito de argamassa podes mesmo chamar um pedreiro e paga em vez de reclamar!!!
Marcos
Maurício, é só usar uma lata pequena de tinta.. mas pode ser uma jarra pequena de leite, daquelas de um litro se a quantidade que você for manusear for pequena. Se for grande, pega uma jarra grande de suco, só não vá pegar a jarra de vidro da sua casa, ok? E a água é até dar aquele ponto de massa de cimento. Se você não sabe como é, dá uma voltinha na sua cidade, procure uma obra e aprecie um pedreiro trabalhando. É lógico que não vai ficar 100% porque 100% só um bom pedreiro profissional, ok? boa sorte!
diogo silva santos
Legal mano brow se ta com tudo
A sua avaliação:
TELMA
MUITO UTIL ....FIZ E DEU CERTO .MUITO GRATA....CONTINUEM ASSIM......
Editor umComo.com.br
Oi Telma! Que bom que gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
Antonio Mazzalli
Quero fazer uma pequena rampa de acesso à garagem. Devo usar cimento, areia, pedrisco e água,
ou devo agregar cal também?
Ana
Olá, já tentei várias vezes fazer uma mistura de cimento, mas ele sempre esfarela. O que estou fazendo de errado? Um abç e obrigada pela ajuda.
A sua avaliação:
CELIA REGINA DOS SANTOS
muito util
Editor umComo.com.br
Oi Celia! Que bom saber que foi útil! Obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
joana
percebi mas gostava de mais informações

Como fazer uma mistura de cimento
Como fazer uma mistura de cimento

Voltar ao topo da página