Carpintaria básica

Como fazer casota de cachorro em paletes

Como fazer casota de cachorro em paletes
Imagem: comercialpalete.com.br

Se não quer gastar muito dinheiro em uma casota o umComo explica como fazer casota de cachorro em paletes. Poderá jogar com a sua criatividade e fazer o tipo de casota que quiser, desde o mais clássico ao mais arrojado. Para isso basta disponibilizar um pouco do seu tempo, reunir alguns materiais e por mãos à obra. Ao longo deste artigo daremos truques e dicas para construir uma casota utilizando paletes recicladas.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma mistura de cimento

Passos a seguir:

1

Antes de começar na construção propriamente dita terá de reunir alguns materiais:

  • Cerca de quatro paletes
  • Pregos e martelo
  • Serra ou Tico Tico
  • Tinta para madeira

Para evitar comprar paletes, algumas empresas de construção têm paletes que já não necessitam e você pode pedir algumas, desde que estejam em bom estado. No caso dos pregos, se não tiver em casa, pode comprar numa loja de bricolage.

Como fazer casota de cachorro em paletes - Passo 1
Imagem: sintecpromaquinas.com
2

Depois de todo o material reunido está na altura de desmantelar as paletes. Este processo poderá demorar algum tempo e cuidado para não se magoar. Sugerimos que utilize um tipo de martelo mais resistente e que tenha um arrancador de pregos na ponta. Algumas paletes são presas por parafusos o que facilita a desmontagem, no entanto outras são presas por pregos, pelo que o arrancador o ajudará bastante na tarefa.

Dica: se as paletes que tiver forem desse tipo (presas por pregos) guarde os pregos que arrancou de modo a economizar ainda mais a construção.

3

No fim de ter as paletes desmanteladas não se esqueça de deixar uma inteira para que sirva de chão da casota do cachorro. Com as tabuas soltas prenda-as com alguns pregos à palete que vai servir de chão de modo a que não fique com nenhuma abertura, ou seja, a preencher todos os espaços intervalados pelas tábuas. A imagem a baixo exemplifica como deve ficar a sua palete.

Como fazer casota de cachorro em paletes - Passo 3
Imagem: designerscriativos.blogspot.com
4

Com o chão já montado segue-se a construção das quatro paredes, em que uma terá que ter uma abertura mediante o tamanho do seu cachorro. Para fazer as paredes alinhe ripas em paralelo até que a sua medida consiga preencher o comprimento do lado da palete.

Pregue as quatro paredes à parte de baixo do chão de modo a que fiquem suficientemente seguras. Caso seja necessário, antes das pregar ao chão, coloque uma ripa no sentido contrário das ripas da parede e pregue-a para reforçar e fazer com que os lados da casota fiquem bem seguros.

Nota: não esqueça de deixar uma abertura para o cachorro poder entrar mas que, ao mesmo tempo, não entre muita claridade para dentro da casota.

Como fazer casota de cachorro em paletes - Passo 4
Imagem: troca-se.pt
5

Com as paredes já no sítio e já só falta fazer o teto. Tem algumas escolhas para fazer o telhado, pode utilizar as ripas que sobraram e fazer como fez com as paredes, pode colocar um tábua de material PVC ou então pode colocar chapa zincada cortada à medida.

Tanto a chapa zincada como o PVC fará com que a casota do seu cachorro fique mais resistente quanto a possíveis chuvas ou umidades.

Como fazer casota de cachorro em paletes - Passo 5
Imagem: tudosobreplasticos.com
6

Para finalizar, poderá decorar a casota do seu cachorro ao seu gosto. Sugerimos que utilize tinta própria para madeiras devido a questões de aderência e durabilidade. Pode colocar chão em alcatifa ou outro material para que o chão da casota fique mais confortável e quente para o seu cachorro.

Dica: comece a construir a casota no local onde a quer colocar porque será difícil trocar a casota de sítio no fim de estar construída devido ao seu peso.

7

Sugerimos os seguintes artigos relacionados com como fazer casota de cachorro em paletes:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer casota de cachorro em paletes, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
NATALIA
GOSTEI DA IDEIA.
OBRIGADA
suely grijo
gostei do passo a passo de como fazer a casota do cachorro. Vou fazer algumas, pois tenho alguns cães de resgate. VEles vão adorar. Muito obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Suely! Que bom que você gostou do artigo. Continue acompanhando as nossas dicas e tudo de bom para vocês!
Wallbentes
Gostei muito da idéia, além de prática e fácil de fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Wallbentes! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: comercialpalete.com.br
Imagem: sintecpromaquinas.com
Imagem: designerscriativos.blogspot.com
Imagem: troca-se.pt
Imagem: tudosobreplasticos.com
1 de 5
Como fazer casota de cachorro em paletes