Partilhar

Como escolher a cor da telha

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher a cor da telha
Imagem: imperiodastelhas.com.br

Você está planejando instalar um novo telhado e não sabe como escolher a cor da telha? Neste artigo umComo.com.br podemos ajudá-lo, ao lhe apresentar as diferentes possibilidades e características de cada uma das cores. Não basta escolher a cor da telha de acordo com a estética, é necessário também prever o resultado dessa decisão no conforto, isolação, durabilidade e outros fatores importantes. Para compreender melhor do que estamos falando e fazer a escolha certa, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Quais são os tipos de toldos

Cores claras

As telhas de cores claras, tais como o pérola, o branco, cinza, marfim, bege e outras, são escolhidas para ficar em harmonia com o próprio edifício, que geralmente é também ele de cor clara. Isto resulta em um telhado que passa despercebido mais facilmente, chamando a atenção para as paredes da casa e seus elementos (janelas, pedras, etc).

Escolher cores claras para um telhado é boa ideia se a casa for pequena ou tiver apenas um andar, pois criará a ilusão de ser ligeiramente maior. Escolha telhas destas cores também se o local onde se encontra o edifício for quente ao longo do ano, pois tons claros refletem o sol, não absorvendo tanto o calor e tornando o ambiente no interior do edifício mais ou menos ameno.

No entanto não se esqueça: quanto mais claras forem as telhas, maior a necessidade de as limpar com regularidade.

Imgem: centrotubo.blogspot.pt

Como escolher a cor da telha - Cores claras

Cores escuras

Por outro lado, as telhas escuras, como o preto, grafite, terracota, marrom café e outros, conferem intensidade à casa e, quando combinadas com paredes de cores claras, resultam em um contraste forte que pode agradar ou não aos seus moradores.

Estas cores de telhas vão bem com casas de pedra e tijolo, ou quando a casa apresenta detalhes em tons igualmente escuros, como as janelas, portas, colunas e outros. São tons escolhidos sobretudo por quem vive em locais mais frescos ao longo do ano, dado que as cores escuras não refletem tão bem a luz solar, acabando por absorver calor e tornando o ambiente no interior relativamente mais quente.

Como escolher a cor da telha - Cores escuras
Imagem: atitudesustentavel.com.br

Cores vibrantes

Algumas pessoas gostam de arriscar um pouco mais e se sentem atraídas por telhas coloridas em tons vibrantes como o azul, verde, amarelo, roxo, etc. Ao escolher telhas nestas cores saiba que o telhado será o elemento de maior destaque no exterior da casa, e para que o resultado não seja desastroso as paredes deverão ser de uma cor o mais neutra possível, assim como seus elementos (janelas, portas, etc).

Usar telhas coloridas é uma boa opção quando a planta da casa é de construção básica (em quadrado ou retângulo), sem pormenores trabalhados ou quando nada salta à vista no exterior, pois a cor do telhado quebra toda a monotonia. Por outro lado você pode adicionar telhas coloridas em uma casa de construção não tão básica assim, e isso lhe conferirá ainda mais personalidade.

Como escolher a cor da telha - Cores vibrantes
Imagem: brasilemalta.net

Várias cores

Indeciso entre várias cores de telhas? Não há problema: escolha todas! Essa é uma opção para tornar o telhado ainda mais interessante visualmente e destacar a casa entre todas as outras.

No entanto não erre: para que o telhado não fique demasiado extravagante prefira combinar telhas de tons próximos, sendo que um deles deve estar presente nas paredes da casa. Modere o uso de elementos coloridos e prefira aplicar telhados deste gênero em edifícios de construção simples.

Como escolher a cor da telha - Várias cores
Imagem: mulherbeleza.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a cor da telha, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário sobre Como escolher a cor da telha

O que lhe pareceu o artigo?

Como escolher a cor da telha
Imagem: imperiodastelhas.com.br
Imagem: atitudesustentavel.com.br
Imagem: brasilemalta.net
Imagem: mulherbeleza.com.br
1 de 5
Como escolher a cor da telha

Voltar ao topo da página