Partilhar

Como limpar um fogão a gás

Por Sara Viega. Atualizado: 19 julho 2019
Como limpar um fogão a gás

Se você tem um fogão a gás, este artigo é ideal para você. Sabemos que este tipo de fogão se suja com muita facilidade, o que pode implicar uma tarefa de limpeza maior, que requeira um pouco mais de tempo. Mas você não tem saída, além da limpeza ser necessária por uma questão de higiene, também o é por segurança, pois qualquer alimento ou líquido derramado enquanto cozinha pode acabar obstruindo os orifícios do fogão e, portanto, dificultar a combustão do gás. Quer saber mais? Então não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br, onde explicamos para você como limpar um fogão a gás. Descubra os melhores produtos, os truques mais simples e todas as dicas para que seu fogão a gás, além de seguro, esteja sempre limpo e brilhante.

Também lhe pode interessar: Como limpar forno de fogão
Passos a seguir:
1

Antes de começar com nossos truques de limpeza, é necessário lembrar da importância de limpar adequadamente um fogão a gás. De certeza que já aconteceu mais de uma vez você ter derramado algum líquido, virado algum recipiente ou espirrado algum alimento enquanto estava cozinhando. Geralmente, toda esta sujeira tende a se concentrar nas bocas do fogão e isso pode ser um pouco perigoso, pois lembre-se que com os orifícios tapados, a combustão do gás ficará mais difícil, ou seja, sairá com menos força, potência e eficácia.

2

Como evitar a obstrução do fogão? Você tem duas opções: a primeira é controlar e prestar atenção ainda mais aos salpicos ou derramamentos de alimentos enquanto cozinha, mas sabemos que muitas vezes isso é inevitável. Por isso, a segunda opção é limpar com frequência as bocas do fogão para ter a certeza de que estão em perfeito estado, assim, além de garantir uma boa higiene na sua cozinha, ajudará a que seja uma ferramenta segura e eficaz.

Em umComo damos alguns conselhos para que saiba limpar os queimadores do fogão.

Como limpar um fogão a gás - Passo 2
3

Existem muitos truques com os quais poderá limpar um fogão a gás. Se não tiver muito tempo, este é ideal para você. Existem vários produtos de limpeza perfeitos para levar a cabo esta tarefa de limpeza, por exemplo, os específicos para o forno. Se tiver algum deles, limpar será algo muito simples.

Deverá espirrar o produto sobre o fogão e esfregar com uma escova para acabar com toda a sujeira que obstruiu os orifícios. Enxugue e deixe secar antes de voltar a usar seu fogão a gás.

4

Se preferir utilizar um remédio caseiro, anote o seguinte. Encha um recipiente com água quente, adicione vinagre e introduza os queimadores do fogão dentro. Lembre-se que o queimador é formado por peças desmontáveis, portanto será simples colocar de molho. Deixe repousarem na mistura por uma hora aproximadamente, durante este tempo, o poder do vinagre e seus ácidos ajudarão a amaciar a sujeira para a eliminar por completo.

Como limpar um fogão a gás - Passo 4
5

Se após uma hora de molho os queimadores ainda não estiverem bem limpos, pode experimentar o seguinte truque. Quando estiverem completamente secos, polvilhe sobre eles uma colher de chá de bicarbonato pois é um produto com um grande poder branqueador e de limpeza que funcionará perfeitamente com a sujeira mais grudada. Depois passe uma palha de aço e esfregue bem as peças do queimador para que o bicarbonato solte todo o seu efeito. Ainda não ficou bem limpo? Então, deverá repetir o processo até conseguir um fogão 100% livre de sujeira.

6

Outra opção para limpar os queimadores do fogão é usar um bom detergente de cozinha ou outro sabão especial. Em primeiro lugar, deve retirar as grades do fogão e deixar tudo de molho para amaciar a sujeira, por meia hora aproximadamente. Pode fazer isso seguindo o seguinte truque: água quente com uma boa dose de sabão e um bom desengordurante.

Enquanto isso, não hesite em esfregar com uma boa quantidade de sabão e água toda a placa do fogão a gás, que com certeza também tem sujeira. Deste modo, também poderá se concentrar na limpeza dos orifícios obstruídos por líquidos ou alimentos. Para desincrustar toda essa sujeira, utilize um polidor e esfregue com força, quando acabar a limpeza, enxágue com água quente. Caso seja muito difícil de eliminar tanta sujeira, não hesite em utilizar um produto de limpeza de forno mais eficaz.

Veja mais dicas em: Como limpar forno de fogão

Como limpar um fogão a gás - Passo 6
7

Por último, para dar brilho ao seu fogão a gás, propomos que utilize limão. Como deve saber, é um produto mágico para acabar com a sujeira do fogão. Você tem duas opções: ou substitui o vinagre (como vimos nos truques anteriores) por limão, ou esfrega diretamente com a metade de um limão todas as peças do queimador e depois enxágua com água quente e abundante. Este cítrico atuará como desengordurante natural, sendo bem mais simples de arrastar e eliminar a sujeira do seu fogão a gás.

E se tem um fogão de vitrocerâmica, neste artigo damos-lhe vários truques para limpar a vitrocerâmica e mantê-la como nova.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um fogão a gás, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como limpar um fogão a gás

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
José Maria Pessoa de Melo Pessoa
ESTOU COM A PRIVADA COMPLETAMENTE SUJA POR SUBSTÂNCIAS ESTRANHAS E QUERO LIMPÁ-LAS.

Como limpar um fogão a gás
1 de 4
Como limpar um fogão a gás

Voltar ao topo da página