PARTILHAR

Truques para limpar a vitrocerâmica

Truques para limpar a vitrocerâmica
Imagem: imujer.com

A vitrocerâmica é o sistema de fogão mais inovador dos últimos anos. Sua facilidade de uso e considerável segurança em relação ao fogão tradicional, têm levado muitas famílias a incorporá-lo em suas cozinhas. Caracteriza-se por possuir um vidro entre a fonte de calor e o utensílio a esquentar. Sua limpeza é bem mais cômoda que a dos fogões tradicionais pois não tem que ser desmontado, mas ao ter um tipo de cerâmica de vidro é muito fácil de danificar, riscar ou inclusive quebrar durante este processo. É por isso que não podem ser usados os mesmos instrumentos de limpeza que usávamos para os fogões tradicionais. Mas não se preocupe, neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe alguns truques para limpar a vitrocerâmica de forma simples, rápida e eficaz.

Também lhe pode interessar: Truques para limpar a cozinha
Passos a seguir:
1

Antes de começar com os truques caseiros para limpar a vitrocerâmica você deve saber quais são os utensílios básicos de limpeza. Esqueça as esponjas e lãs de aço, já que poderiam riscar o vidro das placas de cerâmica. Ao invés disso, deverá usar esponjas suaves, panos para pia ecológicos ou panos suaves e um raspador especial. Esta última ferramenta é indispensável para o cuidado e lavagem da vitrocerâmica. É muito importante que a esponja seja suave, pois também poderia danificar a superfície.

Truques para limpar a vitrocerâmica - Passo 1
Imagem: ncoisas.com
2

Depois de adquirir os utensílios de limpeza adequados devemos proceder a uma lavagem inicial da vitrocerâmica com água e sabão. Coloque água e sabão na esponja suave e comece a esfregar suavemente a placa.

3

Se ainda houverem manchas grudadas, um dos truques caseiros mais famosos para limpar a vitrocerâmica é o limão. Aplique algumas gotas do seu suco sobre as manchas, deixe atuar alguns segundo e esfregue suavemente com um pano limpo ou um pano de pia suave, você vai ver como desaparecem. Se forem manchas muito difíceis, ao invés do pano use um raspador especial.

Truques para limpar a vitrocerâmica - Passo 3
Imagem: arturobullard.com
4

Outro truque caseiro muito bom para limpar a vitrocerâmica é o vinagre. Dissolva um pouco de vinagre na água, aplique sobre as manchas e deixe atuar durante alguns segundos. Depois, com um pano de pia ecológico ou pano suave limpo, esfregue toda a vitrocerâmica. Você vai ver como as manchas desaparecem e o fogão ganha um brilho espetacular. O vinagre é um ótimo abrilhantador caseiro.

5

O gelo é outro truque muito eficaz. O que deve fazer é, em caso de manchas difíceis, usar um pouco de gelo, aplicar sobre a mancha e deixar alguns minutos até que esfrie. Depois, com um raspador, raspe e verá como sai rapidinho.

Truques para limpar a vitrocerâmica - Passo 5
Imagem: kidscomer.org
6

Se quiser eliminar a mancha assim que ela for produzida, como no caso de comida que cai ou um recipiente de plástico que se queima, deverá atuar rapidamente para evitar que a mancha grude completamente. Cubra a mancha de imediato com sabão e assim que esfriar um pouco, limpe-a. Tenha muito cuidado para não se queimar, pois parece que não queima tanto como os fogões normais mas a realidade é que é bem mais forte.

7

Por último, você deve ter em conta os utensílios de cozinha usados, pois as panelas e frigideiras que usava para o fogão normal não servem. Devem ser especiais para vitrocerâmica para evitar que a tinta saia, grude na superfície ou risque. Lembre-se que não pode usar produtos abrasivos, como desengordurantes, já que tirariam a cor e riscariam a superfície. Teste todos estes truques para limpar a vitrocerâmica e livre-se das manchas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para limpar a vitrocerâmica, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Não se esqueça de usar luvas para limpar a vitrocerâmica.
  • Independentemente do método que utilizar, seque sempre a superfície com um pano limpo ou papel de cozinha.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
adriano pedro marques silva
Bastante interessante e muinto eficas
Editor umComo.com.br
Oi Adriano! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossos artigos!
A sua avaliação:
Albertina Monteiro
Tenho um fogão de vitroceramica, pelo qual ao cozinhar caiu sobre a placa caiu agua. E fui limpar com um pano de micrifibra, mas a placa estava quente e o pano ficou agarrado. O que devo fazer para retirar a mancha do pano pois parece ter cola.

ines
ja sabe o que fazer? aconteceu me exatamente o mesmo...
Regiane Vieira
bom dia, deixei uma tampa de plastico na superficie do meu fogao, e nao percebi q estava ligado. estou desesperada, nao sei o q fazer....
Truques para limpar a vitrocerâmica
Imagem: imujer.com
Imagem: ncoisas.com
Imagem: arturobullard.com
Imagem: kidscomer.org
1 de 4
Truques para limpar a vitrocerâmica

Voltar ao topo da página ↑