Partilhar

Como limpar a chapa do fogão a lenha

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar a chapa do fogão a lenha

É hora de limpeza da casa, e uma das coisas que é preciso tomar cuidado é a chapa do fogão a lenha. Uma boa manutenção e ela vai durar bastante tempo caso contrário rapidamente se vai estragar e deixar de funcionar corretamente. Na hora de limpar a chapa surgem muitas dúvidas, se podemos utilizar água ou não, e como proceder à limpeza. Aqui no umComo explicamos como limpar a chapa do fogão a lenha.

Também lhe pode interessar: Como limpar um fogão a gás

Limpando a chapa

Para limpar a chapa do fogão a lenha é preciso:

  • Utilizar uma lixa pequena e fina, esfregando suavemente e várias vezes ao longo da chapa. Como que tivesse polindo ela.
  • Retirar a fuligem com uma vassoura pequena ou um pincel.
  • Após retirar a fuligem passar com um pano seco, no máximo um pouco umedecido e depois passar o pano seco.
  • No final terminar com um tratamento de óleo de cozinha, como que azeitando a chapa.
Como limpar a chapa do fogão a lenha - Limpando a chapa

O que fazer, o que evitar?

Existem algumas cautelas para continuar a ter a chapa do fogão a lenha em boas condições:

  • Uma delas é nunca utilizar água para limpar a chapa. A água apenas vai acelerar a oxidação da chapa do fogão deixando ele maltratado.
  • Evite também que outros líquidos caiam na chapa se tal acontecer deve limpar o mais rapidamente possível.
  • Se usa o fogão a lenha praticamente todos os dias deve proceder à limpeza do mesmo uma vez por semana no mínimo. Retirando a chapa e limpando fuligem com um pincel ou uma vassoura pequena, talvez seja necessário proceder a uma raspagem por acumular fuligem.
  • Deve utilizar o fogão a lenha algumas vezes, para evitar que a umidade acelere a oxidação da chapa.
  • Não faça uso de materiais corrosivos ou inflamáveis como a gasolina ou o álcool.
  • Sempre que puder, utilize azeite ou óleo vegetal como lubrificante da chapa do fogão a lenha, de forma a impedir que enferruje, tornando mais duradoura.
  • Evite o uso de materiais pontiagudos na limpeza da chapa do fogão a lenha para não danificar ou criar uma zona frágil de oxidação.
Como limpar a chapa do fogão a lenha - O que fazer, o que evitar?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a chapa do fogão a lenha, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como limpar a chapa do fogão a lenha

2 comentários
Arlete fabricio masschmann
Meu fogão a lenha esta com derruba...que deixar brilhando..como faço
sonia fatima da silva
dicas para limpesa fogao lenha
Editor umComo.com.br
Oi Sonia! Por favor, confira as indicações do texto.

Como limpar a chapa do fogão a lenha
1 de 3
Como limpar a chapa do fogão a lenha

Voltar ao topo da página