Partilhar

Como plantar rabanetes

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como plantar rabanetes

Os rabanetes são fáceis de plantar e rápidos a crescer. É possível ter rabanetes todo o ano pois eles se dividem em rabanetes de primavera e rabanetes de inverno. O rabanete de primavera cresce mais depressa que o de Inverno, mas tem um aroma mais fraco. A sua cor varia entre o vermelho, o rosa e o branco. Este alimento é rico em antioxidantes e vitamina C e pode amadurecer em apenas três semanas, dependendo da variedade. O rabanete ocupa pouco espaço no jardim e o seu sabor apimentado fica muito bom em saladas e sopas. Descubra como plantar rabanetes neste artigo umComo.

Também lhe pode interessar: Como plantar inhame
Passos a seguir:
1

Comece por escolher a variedade de rabanete que pretende plantar. Se não tem muita experiência em jardinagem, recomendamos o rabanete vermelho mais comum (Cherry Belle). Este tipo de legume amadurece em vinte e dois dias e o seu sabor é forte e agradável. O rabanete Cherry Belle é uma planta de primavera, pelo que pode ser plantado nesta estação ou no outono. A variedade de verão é semelhante, mas cresce de forma mais lenta: o tempo de maturação é de seis a oito semanas. Por outro lado, o rabanete de inverno é maior e contém mais amido do que os outros tipos. O seu período de maturação é longo, pelo que deve semeá-lo no final do verão se pretende colher no inverno. Um exemplo da variedade de Inverno é o tipo Daikon (rabanete branco), que pode levar 60 dias para amadurecer.

2

Os rabanetes precisam de sol direto e não se desenvolvem bem em sombra. Tenha em atenção que quanto mais quente é o solo em que é plantado, mais picante será o sabor do rabanete. O solo para esta espécie deve ser fresco, livre de pedras e rico em nutrientes, pelo que recomendamos que a terra seja misturada com 10cm de adubo ou estrume, a uma profundidade de 30cm.

3

Forme filas com buracos de 1,25cm de profundidade a cada 4 cm. Cada fila deve estar separada da próxima por 30cm. Plante uma semente em cada buraco, tapando-a com terra. Se optar pela espécie de primavera, espere que o tempo aqueça um pouco e plante semanalmente para ter usufruir toda a estação. Se plantou o tipo de inverno, tenha os cuidados necessários para proteger os rabanetes do frio.

Como plantar rabanetes - Passo 3
Imagem: greenmylife.in
4

Esta planta necessita de boa disponibilidade de água. Regue-a com frequência e de maneira uniforme para que cresça rápido sem rachar e não ganhe sabor apimentado. Mantenha o canteiro úmido, mas não encharque o solo. Uma vez que são bons para manter insetos longe das outras plantas, sugerimos que plante os seus rabanetes junto de cenouras, nabo e repolho.

5

Quando o seu rabanete desenvolver duas folhas, desbaste-o para incentivar o seu crescimento. As flores brancas, amarelas e cor-de-rosa que podem surgir não são nocivas e podem ser usadas para embelezar o jardim. Retire com cuidado possíveis plantas invasoras que podem estar a usar recursos e nutrientes dos seus legumes.

6

Os rabanetes estão prontos para colheita quando as raízes ganham 2,5 cm de diâmetro. Como o tipo varia em características, consulte o pacote de sementes para saber o tempo certo de maturação. Para colher, simplesmente arranque a planta do chão. Em caso de dúvida, prove o rabanete para descobrir se pode ser colhido. Este vegetal não pode ser deixado no solo depois do tempo de maturação ou ficará pequeno e duro. Depois de colhido, lave o rabanete e está pronto a consumir. Este alimento tem muitos benefícios para a saúde, por isso pode e deve consumi-lo com regularidade.

Como plantar rabanetes - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar rabanetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Os rabanetes podem ser cultivados em espaços interiores desde que tenham as condições necessárias.
  • Tenha em atenção os fungos, insetos problemáticos e problemas de solo para garantir o desenvolvimento perfeito dos seus rabanetes.

Escrever comentário sobre Como plantar rabanetes

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Pedro Câmara Leme
Que fazer com os rebentos exteriores que aparecem, a seguir às flores?
A sua avaliação:
Katia
Olá obrigada pela matéria, fiz tudo certinho a parte aérea se desenvolveu maravilhosamente, ficaram enormes verdes e saudáveis, porém não formou a bolinha na raiz. :( o que será que deu errado?
Pedro Câmara Leme
Sinceramente não sei! São tão lindas as flores de 4 pétalas!!!!!! E os rebentos estão lindos.

Como plantar rabanetes
Imagem: greenmylife.in
1 de 3
Como plantar rabanetes

Voltar ao topo da página