Outros Legumes

Como plantar inhame

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. 9 março 2017
Como plantar inhame

O inhame, conhecido também como cará, é um tubérculo de espécie do gênero Dioscorea que produz raízes comestíveis. Tem origem africana e possui várias espécies que dão origem a tubérculos que variam no aspeto e na cor da polpa, que pode ser branca, amarelada ou até mais escura. Por se tratar de um alimento com um alto valor nutricional e super energético, o inhame é plantado em todo mundo. Para além disso, o inhame contam com vários benefícios para a saúde e propriedades medicinais, pois é rico em potássio, ferro, magnésio, fibras, carboidratos, manganês e vitamina B6 e C. Se quer adicionar este tubérculo na sua horta, de seguida no umCOMO vamos explicar para você tudo o que precisa saber sobre como plantar inhame.

Também lhe pode interessar: Como plantar beterraba

Passos a seguir:

1

O inhame é uma planta que prefere climas quentes e úmidos, com temperaturas entre os 20º e os 29ºC, sendo bastante intolerante ao frio e às geadas. Embora a maioria das espécies de inhame prefiram regiões com clima quente e úmido, existe uma espécie, Dioscorea opposita, que se desenvolve bem em climas amenos. No caso de regiões de clima quente, o indicado é plantar o tubérculo no início da estação chuvosa, enquanto que em regiões com invernos frios, deve-se fazer o plantio no início da primavera.

2

Quanto ao tipo de solo para o plantio de inhame, deve saber que este tubérculo se desenvolve melhor em solo profundo, bem drenado, rico em matéria orgânica, arenoso ou areno-argilos e com um pH de 5,5 a 6. Caso o solo seja pobre em fósforo, é recomendável adicionar fosfato natural ao composto orgânico ou então aplicá-lo diretamente no solo antes de realizar o plantio.

Outro dos cuidados a ter antes de plantar inhame é na escolha do local de plantio, uma vez que o tubérculo precisa de luz solar direta durante algumas horas por dia. Pode ser que algumas espécies de inhame se desenvolvam bem à sombra, no entanto a sua produção será sempre menor.

Como plantar inhame - Passo 2
Imagem: afrobrasileirismo.blogspot.pt
3

Pode plantar inhame a partir de sementes, apesar de ser mais comum plantar a partir de mudas. O inhame pode ser plantado em sulcos ou leiras, embora os sulcos sejam mais indicados para solos soltos em que deve abrir um sulco de 15 a 20 cm de profundidade. No caso das leiras, mais recomendadas para solos mais pesados, devem ter 30 cm de profundidade para o inhame não apodrecer. Depois coloque os tubérculos do inhame a 6 cm de profundidade do solo.

4

Quanto ao espaçamento entre plantas e linhas vai depender do tipo de solo, da lavoura e da fertilidade. Sendo assim, no caso da cultura rasteira o espaçamento indicado é de 20 a 30 cm entre plantas e de 80 a 90 cm entre linhas. Enquanto que no caso do tutoramento o espaçamento indicado entre plantas é de 40 a 60 cm e de 1,20 m entre linhas.

5

Deve irrigar o inhame de maneira a que o solo fique sempre úmido, mas não encharcado. Apesar do tubérculo ser resistente à seca, não desenvolve se faltar água, por isso deve manter sempre o solo úmido.

6

Como se trata de uma planta trepadeira, deve colocar varas de 1,2 m a 2,5 metros de altura para o tutoramento da planta, desta forma consegue que ela cresça subindo e evita que se alastre pelo terreno. Outro dos cuidados que deve ter com o inhame está relacionado com as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos, pelo que as deverá tirar.

7

O inhame deve ser colhido quando tiver amadurecido, o que ocorre normalmente de 5 a 12 meses após o plantio. Normalmente em regiões de inverno frio a colheita pode se realizar mais cedo, enquanto que em regiões quentes pode se realizar mais tarde. Você pode confirmar que o inhame está maduro ao verificar que as flores secaram e ficaram de um tom amarelado. Na hora da colheita do inhame deve ter cuidado ao desenterrá-lo.

Como plantar inhame - Passo 7
8

Também é possível cultivar inhame em vasos ou canteiros em casa, sendo necessário adquirir tubérculos que estejam saudáveis e maduras. Depois coloque o tubérculo com o caule para cima em um recipiente com água e deixe por cerca de duas semanas e meia. Deve deixar apenas cerca de 30% do inhame na água e o resto para fora. De dois em dois dias troque a água do copo para renovar os nutrientes e evitar o aparecimento de fungos ou mogo.

Quando raízes laterais brotarem deve mudar a planta para um vaso maior, de cerca de 40 cm de profundidade ou um canteiro com terra rica em matéria orgânica e bem drenada. Após cerca de 240 dias após o plantio já pode colher o seu inhame.

9

Algumas das doenças mais comuns no inhame são casca-preta, mosaico e requeima. Para além disso, é importante saber que algumas das pragas mais comuns no inhame são lagartas, formigas e cupim de solo. Para prevenir estas pragas na sua plantação de inhame, confira estas dicas que temos para você:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar inhame, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Leopoldino v. Junior
Muito boas as informações passadas nesta página, vou iniciar um plantio de inhame em canteiro e precisava de mais conhecido na área. Tirei todas as minhas dúvidas, obrigado.
Imagem: afrobrasileirismo.blogspot.pt
1 de 3
Como plantar inhame