As vagens

Como plantar amendoim

Como plantar amendoim
Imagem: alternativarural.com.br

O amendoim é um dos membros da família de legumes, sendo nativo da América do Sul. Uma planta que não atinge grande altura, não passando dos 30 cm quando atinge a idade "adulta". Porém, se espalha com muita facilidade por causa da forma em que as suas sementes crescem (já na raiz) e pelas suas flores auto-polinizadoras que tem a curiosa tendência de crescer em direção ao solo onde elas se embrenham e desenvolvem as vagens. Você pode comer as sementes ou replantá-las.

Neste artigo, umComo te explica como plantar amendoim.

Também lhe pode interessar: Como plantar inhame
Passos a seguir:
1

Primeiramente você precisará adquirir as sementes de amendoim, que podem ser tiradas de uma vagem normal, daquelas que vemos no mercado ou, de preferência, comprada em lojas de jardinagem e com garantia de boa procedência.

2

Decida se vai plantar em canteiro para larga produção ou em apenas alguns vasos, em ambos os casos é recomendado que o solo tenha Ph neutro e o clima em torno de 18 e 27º graus.

3

Assim que você já tiver as suas sementes de amendoim em mãos, você pode depositá-las num copo ou saquinho com água à noite e no dia seguinte, de manhã, elas estarão prontas para a próxima etapa.

Este processo ajuda a amolecer a semente, facilitando a germinação.

4

Para germinar, deixe as sementes num papel-toalha umedecido e deixe o papel fechado sobre um pode, ou tupperware para conter a umidade. Este recipiente deve ficar num local com temperatura amena entre 20 e 27 graus para uma boa germinação.

5

Observe que os primeiro sinais de germinação começarão a aparecer em um intervalo de 5 à 8 dias, espere até o décimo dia para retirá-las de lá para plantá-las em seu local definitivo.

6

Para plantar o amendoim num vaso, ele deve ter profundidade de 20 à 30 cm, o ideal é arranjar um vaso grande o suficiente para que ao menos 2 plantas possam ser plantadas com um espaço de 10 cm entre elas e entre elas e as bordas. Lembrando que você terá que retirar as plantas para colher os amendoins, uma vez que as vagens crescem juntas às raízes.

O vaso ideal para um bom crescimento do amendoim é o vaso de 4 litros, mas você pode usar um vaso menor até ela alcançar os seus 10 cm e depois realizar o transplante.

7

A terra deve ser adubada com adubo orgânico e se quiser, também pode usar Sphagnum, mas apenas no início do tempo de vida da planta, este, pode ser encontrado em lojas de jardim e plantas no geral.

8

A ultima dica é que a planta deve ficar em algum local em que receba luz solar direta ou indireta, no caso de meia sombra, deve ser intenso o tempo de contato com a luz. Você pode regar o solo regularmente de forma que ele fique úmido, porém, sem exageros.

Veja também:

Como plantar amendoim - Passo 8
Imagem: lojaemporiodelivery.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar amendoim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Andrea Fradique
O tempo para colher o amendoim e se posso replantar as pontinhas que tiro do vaso para colher o amendoim ?
A sua avaliação:
Rafael Almeida Landeiroto
Boas tardes precisava de saber o preço das rebarbadoras a bateria em questão skil e black deker
A sua avaliação:
Mario Gonzalo Chacon Lastra Pereira
Com quanto tempo esta pronto para colher o amendoim?
demilson dos santos
olá boa noite aqui é o demilson, em qual tipo de solo que é bom pra ,ser plantar amendoim , como ser prepara a terra , moro em rio das ostras , rj. meu contato (22)9>9731:8989)
A sua avaliação:
gloriapiedade
oi NICOLAS estou amando esta paginas foi otima as dicas como plantar amendoim gostaria de saber se ha possibilidade de fazer uma boa plantaçao do mesmo no meu sitio e de muito morro e barro vermelho e muitas pedras tenho nao tenho experiencia em lavoura tenho a terra a coragen e boa vontade gostei muito do artigo meu sitio fica na regiao serrana um abraço obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Gloriapiedade :) O amendoim também pode ser plantado em vasos, por isso se você acredita que a terra pode não ser a melhor para plantar, aposte pelo plantio em vasos. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: alternativarural.com.br
Imagem: lojaemporiodelivery.com.br
1 de 2
Como plantar amendoim