Partilhar

Como fazer estaquia

Como fazer estaquia

A estaquia é um dos métodos de propagação das plantas mais utilizado, já que muitas espécies podem se multiplicar desta forma. Aqui mesmo em umComo.com.br você pode encontrar inúmeros artigos que te ajudam a plantar determinadas plantas. Este, sobre como fazer estaquia, pode servir como complemento se você deseja multiplicar mudas de espécies que já possui.

Muitas plantas dependem da estaquia para multiplicação uma vez que este método acaba por ser mais econômico, mas também por que ele elimina a dependência das sementes das plantas, que em algumas espécies, são raramente produzidas. Para fazer estaquia em casa, você vai precisar de alguns materiais, simples materiais de jardinagem que geralmente já temos em casa. Se não for o caso, eles também não costumam ser caros e te ajudam a realizar qual for o método de estaquia.

Também lhe pode interessar: Como fazer alporquia

Materiais para fazer estaquia

Alguns dos materiais necessários para começar a fazer estaquia são dos mais comuns, que se não temos para jardinagem podem até ser encontrados na cozinha. Tesouras, facas e outras ferramentas de cortes. Alguns outros, não totalmente necessários, podem aumentar a sua chance de sucesso na estaquia, estes, podem ser encontrados em lojas de jardim ou relacionados. A seguir, faremos uma lista dos materiais para se fazer estaquia:

  • Ferramentas de corte:

Os instrumentos que usaremos para cortar vão depender do tipo do caule da planta, já que ramos semi-lenhosos ou lenhosos possuem caules mais resistentes. Apesar de poder usar facas, o recomendado é uma tesoura bem afiada, o ideal seria uma tesoura de poda. O instrumento deve ser afiado e esterilizado, afiado para não destruir as fibras dos caules e esterilizado para evitar doenças.

  • Substratos:

Os substratos ideais variam de acordo com a espécie, mas também existem aqueles "genéricos", que trazem diversos benefícios para diversas espécies. Por exemplo, algumas epífitas precisam de fibra de coco. Procure estudar qual o melhor substrato para ser utilizado para aquela espécie, uma vez que a utilização do substrato correto influencia, e muito, positivamente na eficácia da estaquia.

  • Recipientes e outros itens:

Por momento, você precisará de um recipiente provisório para que a planta comece a se desenvolver antes que você a mude para o vaso definitivo. Para o recipiente inicial, procure reciclar potes plásticos como os de margarina ou requeijão, cortar garrafas pet ou caixas de leite. A quantidade varia de acordo com quantas mudas de estaquia você pretende ter. Se o recipiente não for muito grande, procure colocar uma muda em cada.

Além dos substratos, se for às compras numa loja de jardinaria, aproveite e compre também etiquetas, hormônio enraizador (em pó, de preferência) e um fungicida.

Assim que você possuir os materiais, o próximo passo é determinar qual tipo de estaquia.

Estacas lenhosas

É o método geralmente usado para árvores, que possuem ramos firmes, mas também se enquadra na esfera dos arbustos e roseiras. Os ramos devem estar saudáveis, firmes e sem flores, uma vez que a flor necessita de uma boa demanda de energia e nutrientes, pode acabar por arruinar a estaquia. O ramo deve ter de 15 a 25 cm. Para as plantas que perdem as folhas no inverno, decíduas, as estacas devem ser feitas quando as plantas estiverem sem folhas, de preferência.

As estacas podem ser plantadas diretamente no local definitivo, mas quando plantada um recipiente provisório e pequeno costuma brotar com mais facilidade. Geralmente em torno de uma semana, variando alguns dias de acordo com a espécie.

Como fazer estaquia - Estacas lenhosas
Fonte: gojiberries.blogs.sapo.pt

Estacas semi-lenhosas

Este método de estaquia é muito utilizado em plantas arbustivas e em plantas ornamentais. Estas plantas formam estacas mais tenras no topo e firmes na base. Este método é semelhante ao anteriormente citado, escolha ramos saudáveis, sem flores ou folhas e estes devem ter de 10 a 15 cm. A base da estaca deve ser um pouco lenhosa para que você possa retirar uma lasca antes de plantar no local previamente adubado com hormônio enraizador. Deixe a sua estaca recém-plantada num local protegido.

Como fazer estaquia - Estacas semi-lenhosas

Estacas de raiz

Algumas plantas se desenvolvem melhor na estaca de raiz, pois possuem muitas substâncias e nutrientes nesta própria parte da planta como é o caso das rosas do deserto. Comece por desenterrar a planta com cuidado, deixando suas raízes à mostra. Você deve cortar tiras com 5 mm de diâmetro, no mínimo, e com comprimento de 10 cm.

Após isso, deixe as estacas no substrato e cubra-as com a areia, uma parte da raiz deve ficar enterrada no substrato, a outra, que ficou acima do substrato, deve ser enterrada com 3mm de areia.

Como fazer estaquia - Estacas de raiz
Fonte: youtube.com

Todas as plantas se reproduzem por estaquia?

Não são todas as plantas que podem ser reproduzidas através da estaquia, desta forma, também é utilizado um outro método, a alporquia. A alporquia, porém, é um método mais complexo e que exige um pouco mais de conhecimento sobre as plantas.

Cada espécie tem a sua forma mais adequada de multiplicação, algumas espécies, desta forma, acabam tornando a estaquia inviável. Mas sempre existem métodos de reprodução, nem que seja o natural.

Qual a vantagem de se fazer estaquia?

Dentre as vantagens de se fazer estaquia já citamos o fato de ser o modo de reprodução mais econômico e fácil de se fazer, além do que a nova estaca não demora muito para brotar e se afirmar.

Se você possui um jardim e apenas quis reproduzir algumas de suas espécies, outra vantagem será insignificante. Mas para alguns produtores ou cultivadores que utilizam determinadas plantas o fato desta reprodução manter as mesmas características da planta que a originou conta muito. Principalmente para aqueles que utilizam espécies hibridas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer estaquia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como fazer estaquia

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Paulo Vilar
Pretendo fazer mudas para reflorestar com espécies do sertão nordestino e gostaria de saber a melhor técnica.
silvana cassimiro de araujo
eu poderia fazer estaquia de goiaba ou qualquer fruta
MARIA ALICE
COMO FAÇO ESTAQUIA DE AROEIRA DA CAATINGA OU SERRADO DE MINAS, E DA SUCUPIRA BRANCA QUAL A MANEIRA MAIS FACIL PARA GERMINAR?
claudio ortega
Eu ja tentei fazer mudas de abacate por estacas e nao vai morre tudo
Antônio Carlos Meda
Excelente material. Vai ajudar-me muito nas mudas que pretendo fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Antônio! Valeu pelo comentário!
A sua avaliação:
luiz carlos francisco
como fazer mudas de mangas janbo e caja por estarquia
Evani Barros Kuzume
Como fazer estaquia de hortênsia, e ixoria, e qual ixoria da flor grande eu planto em uma jardineira, que ela fique com máximo de 50 a60 cm de altura
sebastiana lima
aprendi à fazer mudas por estaquias.um metodo facil e rapido obrigado

Como fazer estaquia
Fonte: gojiberries.blogs.sapo.pt
Fonte: youtube.com
1 de 4
Como fazer estaquia

Voltar ao topo da página