Cuidados das plantas

Como plantar Baunilha

Como plantar Baunilha
Imagem: donaflorgarden.com.br

Baunilha é o nome popular das orquídeas do tipo Vanilla. No inglês, o nome da planta é o mesmo do gênero. Como boa parte das orquídeas, as Baunilhas são trepadeiras, mas podem ser terrestres ou suspensas, o seu caule e folhas são verdes e tem uma aparência um tanto quanto suculenta. A grande diferença entre as baunilhas e as outras orquídeas está no fato destas produzirem frutos comestíveis e o seu comprimento, que pode chegar a 30 metros, dependendo da altura do local em que ela está apoiada. Estas gigantes suculentas costumam enraizar-se no solo, mas também produzem raízes ao longo de seu caule que facilitam a aderência ao suporte.

Além dos atrativos do fruto, estas plantas possuem flores muito belas, desta forma tornam-se uma espécie de cultivo variado. Neste artigo, umComo ensina como plantar baunilha.

Também lhe pode interessar: Como plantar mostarda
Passos a seguir:
1

Vamos começar com o clima, que deve variar moderadamente entre a temperatura de 21ºC, durante todo o ano se possível. Por isso, recomendamos o cultivo de baunilha em estufas, que podem amenizar as mudanças climáticas. A umidade relativa do ar deve variar de média à alta.

2

O próximo requisito trata-se da luminosidade. Como toda boa orquídea, as variações da espécie Vanilla preferem meia-sombra, afinal, não é atoa que essas plantas costumam se desenvolver sobre e em outras árvores. O cultivo sobre uma estufa também pode resolver o problema da luminosidade, uma vez que ela é coberta e reflete parte dos raios solares mais fortes, nos picos de incidência solar.

3

O solo para o cultivo da baunilha deve ser bem drenado e leve, você pode adicionar uma pequena quantidade de areia em sua composição para manter um substrato mais arejado. Nos primeiros meses de cultivo, mantenha uma camada de substrato vegetal sobre o solo, cobrindo toda a região num raio de 20cm do caule principal da baunilha.

4

A rega deve ser frequente, o solo deve estar sempre úmido, porém, nunca encharcado. Certifique-se de manter o volume de água de cada rega num nível que possa estabelecer esse equilíbrio entre o seco e o encharcado, sem nunca deixar o solo secar por completo.

Chegando a uma certa altura, você precisará induzir a planta ao florescimento. É possível consegui-lo com um pequeno período de secura do solo, de um a dois meses no máximo. A rega não deve ser completamente cessada mas o volume de água de cada rega deve ser reduzido.

5

Agora, partindo para o plantio da baunilha, temos muitas formas de se preparar as mudas. Ela pode ser plantada a partir da semente ou por métodos de multiplicação, no entanto, a partir da semente costuma ser uma forma muito mais complicada de plantio das mudas.

Métodos como a estaquia, mergulhia e alporquia podem ser usados na propagação da baunilha. O mais recomendado é o método de estaquia, para saber mais sobre como esta técnica deve ser usada, leia nosso artigo em umComo sobre como fazer estaquia.

Como plantar Baunilha - Passo 5
Imagem: donaflorgarden.com.br
6

Sobre alguns dos cuidados com as flores e frutos da baunilha, devemos deixar claro que seus frutos não são muito resistentes à mudanças radicais no clima, assim como outras interferências naturais.

As suas flores, para que possam dar frutos, precisam de uma polinização. Para você que é agricultor ou somente uma pessoa que deseja aproveitar dos frutos da baunilha saiba que existe uma limitação se você depende de agentes polinizadores externos, como abelhas ou outros insetos.

Por este motivo a polinização deve ser manual, e deve ser feita durante a manhã, pois é na madrugada que essas flores se abrem e podem gerar os frutos. Deve se ter em mente que as flores que não forem polinizadas, caem no dia seguinte da abertura.

Como plantar Baunilha - Passo 6
Imagem: tribunadecianorte.com.br
7

A baunilha começa a produzir frutos por volta dos seus dois anos de vida, mas este tempo varia de acordo com a forma com que a estaquia e a polinização foram efetuadas. O período entre a floração e a frutificação varia de 6 a 8 meses. As vagens liberadas devem ser colhidas com rapidez, assim que se mostrarem maduras, pois costumam apodrecer e cair rapidamente.

Como plantar Baunilha - Passo 7
Imagem: mdig.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Baunilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Jose Augusto Batista Guimaraes
Gostaria de receber instrução detalhadas para plantio da baunilha. Obrigado
A sua avaliação:
Cleumir Zelak
Tenho na casa de praia, varias pés de baunilhas, um fica em uma arvore bem alta, ja floresceu, mas não floresce mais. Vejo que ela e bem sensível, quando mexe nela ela para de crescer. O que eu posso fazer para ajustar a florada e as novas mudas para produzirem
A sua avaliação:
ELISA DA SILVA SEMIONE
Moro no oeste de Santa Catarina. O verão é bem quente e o inverno costuma ser bem frio, com temperaturas próximas a zero, algumas vezes; Normalmente ficam entre 5 e 15 graus, nos meses de julho a agosto. É viável plantar a Vanilla nessa variação de clima? Obrigada
Marisa
Bom dia! Gostaria de saber onde conseguir mudas de baunilha e o passo a passo do plantio. Quais são as pragas, como combate-las. Onde resido a Temperatura média é de 25º. Como devo fazer a estufa, que tipo de tela é preciso ter. Toda a informação que me puder ser passada, agradeceria muito.
Atenciosamente Marisa
A sua avaliação:
magali
Gostei muito,acabei de comprar uma estaca e não sabia como plantar.obrigada
KATIA COSTA
quero imprimir o como plantar baunilha voces podem mandar para meu email
tenho uma nuda
analucia
gostaria de plantar Baunilha .gostaria de saber mais sobre como plantar,obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Analucia!

Basta seguir as instruções do texto.
jose lauriston pontes
Tenho vontade de produzir baunilha e gostaria de saber tópicos principais , como conseguir sementes.
Imagem: donaflorgarden.com.br
Imagem: donaflorgarden.com.br
Imagem: tribunadecianorte.com.br
Imagem: mdig.com.br
1 de 4
Como plantar Baunilha