Partilhar
Partilhar em:

Como plantar jambu

Passo a Passo
1 comentário
 
Como plantar jambu

O jambu, também conhecido como agrião-do-pará, é uma hortaliça de origem amazônica indispensável na mesa do paraense. As flores, as folhas e os ramos são consumidos crus, em saladas, ou cozinhados em refogados, assados e pratos cozidos. A planta pode, ainda, ser usada como erva medicinal ou como condimento. O seu sabor peculiar é famoso por deixar uma sensação de dormência e formigamento na boca durante o consumo, uma vez que contém uma substância chamada espilantol. Por esse motivo, as flores de jambu podem ser usadas para aliviar dores de dentes. Se você está considerando plantar essa hortaliça no seu jardim, é essencial que saiba como fazer esse processo para que o jambu cresça até à sua altura ideal, rondando os 30 centímetros. Continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra como plantar jambu em casa!

Também lhe pode interessar: Como plantar alpiste
Passos a seguir:
1

Para plantar jambu no seu jardim, o ideal é optar por um clima quente e úmido. As temperaturas inferiores a 15 º C prejudicam a planta, por isso prefira mantê-la em torno dos 26 º C ou mais.

Em regiões com clima quente, o jambu pode ser plantado durante todo o ano. Em regiões de clima ameno, a planta só crescerá idealmente durante a primavera e o verão. É essencial que a planta receba luz solar direta ou sombra parcial, caso a luminosidade recebida seja boa.

2

Plante o jambu em solo bem drenado, fértil, leve e rico em matéria orgânica, com um pH ideal de 5,8 - 6,5, irrigando sempre o suficiente para manter o solo úmido, mas não encharcado.

3

O plantio do jambu pode ser feito por ramos ou por sementes. Para semear, semeie diretamente no local definitivo do jardim ou em sementeiras, transplantando as mudas quando completarem um mês (e tiverem tamanho suficiente para serem mudadas). Basta colocar as sementes superficialmente, cobrindo com uma camada fina de terra peneirada ou serragem.

Para propagar as plantas através dos ramos, plante-os em solo bem úmido até enraizarem. Se preferir, mantenha os ramos em vasos em um local com sombra, mas bem iluminado. Depois de ocorrer o enraizamento, transplante as mudas para o local definitivo.

Dica: Confira esse artigo e descubra como plantar mudas.

4

É recomendado um espaçamento de 20 a 25 centímetros entre as plantas de jambu, embora alguns produtores não plantem de acordo com esta medida (com espaçamentos de 5 a 40 centímetros). A planta pode chegar aos 45 centímetros de altura, mas geralmente não passa dos 30.

Dica: Tenha cuidado com plantas invasoras que podem roubar nutrientes e recursos da sua planta de jambu!

5

A colheita dos ramos de jambu pode ser feita em qualquer fase do ciclo de vida das plantas que, aos 45 - 50 dias após a semeadura, já estão bem desenvolvidas.

Para colher, reitre flores, folhas e ramos individualmente ou colha parte dos ramos todas a semanas. tenha atenção para não colher demasiado e enfraquecer as plantas de jambu.

6

Outra opção de cultivo do jambu é a técnica da hidroponia, que não depende do uso do solo. As sementes são colocadas em bandejas de compostagem e germinam em apenas 5 dias. Nesse momento, as mudas são transplantadas para uma estufa que as protege dos elementos meteorológicos, permitindo uma passagem controlada de luz solar.

Este método é mais simples a nível de colheita e preparação da hortaliça. Confira como fazer hidroponia em casa, acessando esse artigo.

7

Agora que já sabe como plantar jambu, não hesite em colocar essa planta maravilhosa na sua horta para, mais tarde, desfrutar de tucupi com folhas de jambu cozidas e outras preparações com uma leve dormência no paladar!

Buscando outras plantas para a sua horta? Confira também esses artigos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar jambu, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como plantar jambu

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
wellington carneiro machado
gostei muito destas tecnicas de plantio (hortas), principalmente jambu. ja estou pensando em fazer um canteiro de jambu.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Wellington! Que bom que você gostou da matéria. Continue nos acompanhando :)

Como plantar jambu
1 de 2
Como plantar jambu