O cultivo de plantas

Como plantar chicória

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 23 janeiro 2020
Como plantar chicória

De gosto amargo e muito comum nos lares brasileiros que a servem como salada, a chicória pode chegar a 50 cm de altura, possui talo cilíndrico, folhas em formato de lança e, embora nem todo mundo as conheçam, belíssimas flores azuis em forma de estrela, que florescem entre a primavera e o outono. Para apreciar o seu sabor ou a beleza de suas flores, aprenda como plantar chicória. Para tanto, o umComo.com.br vai dar algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como plantar mostarda
Passos a seguir:
1

Quem gosta de comer chicória como salada nas refeições diárias pode plantar em casa, sendo que o melhor é que a espécie permaneça em ambientes em que as temperaturas não saiam da faixa dos 12 aos 22 graus. Embora suportem temperaturas inferiores ou mesmo superiores, quando estiver mais de 25 graus, a planta cresce menos e as suas folhas engrossam, com a vantagem que é nessa condição que costumam florescer. Se cultivada corretamente, é possível plantar chicória todo o ano.

Como plantar chicória - Passo 1
2

Em casa, para garantir o cultivo mais seguro da espécie, recomenda-se que as suas sementes sejam plantadas em sementeira ou em pequenos copinhos, sendo que elas não devem ser colocadas em covas que tenham mais de 1 cm de profundidade. Já entre covas é preciso garantir em torno de 10 cm de distância uma da outra. Outra recomendação é que a cada metro quadrado sejam semeadas até 3 gramas de sementes.

3

Outra forma de cultivar é diretamente nos canteiros. Nesse caso, algumas mudas podem ter que ser retiradas, posteriormente, para que haja espaço suficiente entre elas, a fim de que se desenvolvam de modo adequado. Quando ainda estiver germinando, é preciso que a sementeira seja irrigada duas vezes por semana, sempre respeitando a importância de nunca deixar a planta encharcada.

4

Assim como a grande maioria das plantas, essa espécie deve permanecer em um local com boa luminosidade, sendo que pode ficar direto no sol ou pegar apenas meia sombra. No entanto, se permanecer direto no sol as suas folhas terão um gosto amargo mais acentuado. Já o momento certo de transplantar a chicória é quando ela contar com cinco folhas em média e atingir a altura de 10 cm.

5

Na hora de replantar a chicória no local onde ela vai continuar se desenvolvendo, é indicado que o espaçamento entre mudas aumente para 30 cm. Além disso, o replantio deve ocorrer em um dia nublado ou no final da tarde, porque o calor pode prejudicar a muda. É importante ainda que a chicória seja colocada em um solo fértil e bem drenado, com pH de 5,5 a 7 e rico em matéria orgânica, mas não em nitrogênio.

6

Em casa, a chicória pode ser replantada em vasos maiores. Após um mês do transplante, a chicória pode receber adubo. Quanto estiver no seu local definitivo e maior, ela deve ser irrigada todos os dias, a não ser que esteja recebendo água da chuva com frequência. Já a sua colheita costuma acontecer entre 40 e 60 dias após o cultivo da sua semente. Em alguns casos pode demorar até 100 dias para colhida. Mesmo as plantas que são cortadas nesse período podem voltar a brotar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar chicória, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Edson Rodrigues
porque as chicória que eu planto não ficam bonitas ? não abre?
1 de 2
Como plantar chicória