Partilhar
Partilhar em:

Como plantar wasabi

Como plantar wasabi

A wasabi, de nome científico wasabia japonica e também conhecida como raiz-forte-japonesa, é uma planta originária do Japão. É plantada maioritariamente para o uso do seu caule subterrâneo (rizoma) que apresenta um sabor muito ardido quando ralado. Ficou especialmente popular com a explosão da culinária japonesa no Brasil, sendo consumida ralada ou através de pasta para acompanhar o sushi. O cultivo desta planta tem aumentado no ocidente, uma vez que a produção japonesa não é suficiente nem para satisfazer a procura nacional. Se você está considerando plantar raiz-forte-japonesa em sua casa, o umCOMO explica tudo o que você necessita de saber. Continue lendo o artigo e descubra como plantar wasabi!

Também lhe pode interessar: Como plantar alpiste

Clima e luminosidade

Para plantar wasabi, é necessário manter a planta em um local com clima frio e úmido, como o clima japonês. A temperatura deve ser superior a 8 º C, sem exceder os 20 º C. Qualquer local com mais de 28 º C de temperatura não é um local adequado para esta planta. O mesmo acontece com regiões onde a temperatura chega aos -3 º C, uma vez que a parte exterior da planta morre. Contudo, a wasabi pode, nestas condições, morrer e voltar a rebrotar quando a temperatura sobe.

A planta deve ser mantida em sombra parcial, embora seja possível cultivá-la em locais com luz solar direta, desde que a temperatura seja amena (mesmo nas estações quentes).

Como cultivar wasabi

Existem duas formas tradicionais de cultivar wasabi. No Japão, o cultivo em ambiente subaquático é o mais popular, existindo um fluxo contínuo e suave de água fria. O cultivo é, geralmente, feito em zonas rochosas ao longo de cursos de água, sendo que cada um é composto por uma camada de rochas pequenas cobertas com uma camada de cascalho que, por sua vez, é coberto de uma camada de areia com alguns centímetros.

O outro jeito de cultivar wasabi passa pelo cultivo em locais com solo úmido e rico em matéria orgânica, de preferência em locais com sombras e que ajudem a manter o ambiente úmido, como em zonas com árvores de grande dimensão. Nesse caso, o solo deve permanecer sempre úmido, retendo bastante água, mas sem ficar inundado. A água corrente funciona para plantar wasabi, mas o solo inundado com água estagnada não permite uma boa concentração de oxigênio.

Uma terceira alternativa, menos usual, é o cultivo em sistema hidropônico.

Atenção: Em qualquer um dos sistemas, é essencial que o pH do solo e da água esteja entre 6 e 7.

Plantio

A wasabi é, geralmente, plantada a partir de sementes ou rebentos, apesar de ser possível fazê-lo com pedaços do rizoma.

Se o seu objetivo é colher rizomas o método de propagação por sementes não é o mais apropriado, uma vez que as plantas que brotam não são apresentam um bom caule. Se quer extrair o rizoma da raiz-forte-japonesa, aposte no uso de rebentos das plantas que oferecem bons rizomas.

Depois da colheita, os rebentos da wasabi são colhidos para propagar a planta. Por esse motivo, a colheita e o plantio coincidem muitas vezes, pois os rebentos grandes podem ser diretamente plantados no seu local definitivo. Os rebentos menores podem ser colocados em vasos sobre bandejas com água para que o solo se mantenha úmido. Para que o plantio dos rebentos de raiz-forte-japonesa tenha sucesso, eles devem ter, no mínimo 4 cm de altura, 4 folhas e uma aparência saudável. Podem existir até 20 rebentos adequados para propagar em cada uma das plantas colhidas.

Para germinarem, as sementes necessitam de um longo período de baixas temperaturas. Por esse motivo, é necessário colocá-las em um refrigerador a 5 º C por cerca de dois meses afim de quebrar a dormência antes do semeio. Elas podem ser semeadas em módulos, sementeiras, bandejas e outros recipientes com, no mínimo, 10 cm de altura e 1 cm de solo. O tempo normal de germinação é de 3 semanas.

No momento em que as mudas tiverem, no mínimo, 5 cm de altura e 4 folhas (o que demora entre 4 e 6 meses), elas podem ser transplantadas para um canteiro com sombra parcial. A coroa deve ficar 1 cm acima do solo e as mudas devem ter um espaço de 5 cm entre elas. Quando atingirem os 10 cm de altura (cerca de 2 meses depois) as mudas podem ser transplantadas para o local definitivo.

Para plantar wasabi através dos pedaços de rizoma, coloque-os em recipientes com areia ou solo constantemente umedecidos, de preferência em temperatura ambiente a rondar os 10 º C. Os rebentos levam cerca de 2 meses para brotar, podendo ser cortados e transplantados (como no caso anterior) quando tiverem entre 4 e 5 folhas.

Depois de colocar as mudas de raiz-forte-japonesa no seu local definitivo, garanta que o espaçamento entre elas ronda os 30 cm. Não esqueça que, depois de transplantar, a coroa deve ficar 1 cm acima do solo.

Para cultivar a wasabi em vasos, garanta que os recipientes possuem 30 cm de diâmetro (no mínimo) para a planta desenvolver bem. Para que o solo fique bem úmido, o vaso deve ser colocado sobre um prato raso com água.

Dica: É essencial remover plantas invasoras que possam estar roubando nutrientes e recursos da sua wasabi, especialmente quando o plantio é feito em solo.

Colheita

A colheita de wasabi ocorre, geralmente, entre 18 e 24 meses após o plantio, altura em que o rizoma tem entre 10 a 20 cm de comprimento e 3 e 5 cm de diâmetro. Mas, na verdade, a planta pode levar até 5 anos crescendo até ser colhida.

Dica: Não deixe de conferir esse artigo para conhecer os benefícios do wasabi!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar wasabi, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como plantar wasabi

O que lhe pareceu o artigo?

Como plantar wasabi
1 de 3
Como plantar wasabi