Cuidados das plantas

Como fazer mergulhia

Como fazer mergulhia
Imagem: pixshark.com

A mergulhia é uma técnica de multiplicação de plantas, semelhante à estaquia e alporquia, sendo que a mergulhia originou a alporquia, mas a segunda, ao invés de levar o ramo à terra é a terra que deve ser levada ao ramo. O método consiste em realizar um enraizamento da planta que queremos multiplicar, mas sem que tenhamos que extrair o ramo da planta original, como na estaquia. Desta forma a nova planta continua recebendo água e nutrientes da planta inicial.

Este método é um dos mais utilizados comercialmente, em suma para plantas frutíferas como a macieira, jabuticabeira e abieiro. Neste artigo, umcomo.com.br lhe ensina como fazer mergulhia.

Também lhe pode interessar: Como plantar Hera
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, escolha o ramo que você deseja realizar a mergulhia. O ramo deve ser saudável e ser flexível o suficiente para alcançar o chão, como vemos na imagem.

A parte a ser enterrada não deve ser a ponta e sim o meio do galho. Na parte que fica enterrada, exatamente no "ponto de quebra", deve ser feito um anelamento, retirando a casca do galho e deixando apenas a parte interior do caule, geralmente clara e mais "macia", para que a curva possa ser feita. Também é nesta quebra que as raízes poderão se desenvolver. O anel feito na mergulhia é o mesmo que fazemos num galho da arvore para a alporquia.

Como fazer mergulhia - Passo 1
2

Abaixe o ramo escolhido até o solo. Prenda-o com uma estaca de bambu ou madeira e amarre a parte que sai da terra neste mesmo apoio, com um arame fino ou barbante. A rega deve ser constante de forma que o solo fique sempre úmido e fértil para o enraizamento, mas não deixe a terra encharcar. O substrato deve ser fértil e rico em matérias primas, a planta pode ser mergulhada no solo ou num vaso provisório.

3

Após o enraizamento do ramo, que deve levar cerca de 10 dias para alcançar um nível seguro, basta cortar o ramo. O corte do ramo pode ser gradativo ou feito de uma vez só, se escolher fazer da forma gradativa, comece a partir do sétimo dia, cortando um pouco a cada dia até que ele possa ser cortado completamente no décimo dia.

4

A planta pode estar no seu local definitivo assim como também pode ser movida, a escolha é sua. Se você não pretende plantá-la próxima à outra planta, recomenda-se que a mergulhia seja feita num vaso provisório e não diretamente no solo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer mergulhia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Edson
Muito interessante,eu já conhecia as outras técnicas, mas essa eu nunca tinha ouvido falar, repito, muito interessante
Editor umComo.com.br
Oi Edson! Que bom que você gostou da matéria. Continue nos acompanhando :)
welson aguiar
ja tentei os dois metodos, alporquia e mergulhia; nenhum eu tive sucesso. Porquê? Percebi que a goiabeira não se consegue esse metodo. inclusive estou tentando estaquia. Não acho que vai dar certo; e eu queria reproduzir uma goiabeira que tenho em casa, de polpa branca e muito saborosa; me ajudem a resolver esse problema, o que é preciso para que dê certo
Geremias Araujo
Bom dia Welson!
Welson espécies vegetais que se reproduzem bem por sementes dificilmente se reproduzem bem por propoagação vegetativa (alporquia, estaquia, mergulhia, borbulhia). Basicamente "funciona" assim, espécies nativas (do país, por exemplo) na maioria das vezes se reproduzem por sementes; espécies exóticas (hibisco, azaléia...) por métodos vegetativos. Existem exceções, porém via de regra funciona assim.
A sua avaliação:
Rute Machado
Em que época do ano se deve fazer a mergulhia de uma magnolia?, antes ou depois de dar flor?, em que fase da Lua? ou em que estação do ano?
nileiza machado Santos de jesus
Como adquirir novas cores trocando o pólen
Imagem: pixshark.com
1 de 2
Como fazer mergulhia