A melhor forma de plantar hortaliças

Como plantar beterraba

Como plantar beterraba

A beterraba é uma planta herbácea originária de regiões de clima temperado da Europa e do norte de África. Esta planta produz uma raiz tuberosa vermelha ou vermelha-arroxeada, podendo também ser branca, amarela e alaranjada, de formato redondo, para além de folhas alongadas que constituem a parte mais nutritiva da planta. A beterraba conta com um sabor ligeiramente adocicado, podendo ser consumida crua ou cozida, para além de poder fazer parte de sopas, vitaminas, purés, sucos e outras preparações. Para além disso, esta raiz conta ainda com muitos benefícios para a saúde, pois é uma fonte de ferro, fibra, nitratos, vitamina C e vitaminas do complexo B. Se tem uma horta em casa e deseja juntar esta raiz às suas plantações, de seguida no umCOMO vamos explicar como plantar beterraba.

Também lhe pode interessar: Como combinar os cultivos na horta

Passos a seguir:

1

A beterraba é uma planta que se desenvolve melhor em um clima ameno, com temperaturas entre os 10º e os 24ºC. Mas uma vez bem desenvolvida, a beterraba consegue resistir bem a geadas e temperaturas baixas. Em regiões com altitudes acima dos 800 metros pode-se plantar beterraba durante o ano todo. No entanto, em regiões entre os 400 e os 800 metros de altitude, o mais indicado é plantar a raiz entre os meses de fevereiro e junho. Enquanto que em zonas abaixo dos 400 metros, é mais indicado plantar beterraba entre abril e junho.

2

Quanto ao tipo de solo indicado para a plantação da beterraba, o indicado é contar com um solo profundo, fértil, leve, bem drenado, sem pedras ou outros detritos, rico em matéria orgânica e que conte com um pH entre 6 e 7,5. Se tiver dúvidas na hora de saber o pH do solo, neste artigo explicamos como medir o pH do solo. Para um melhor desenvolvimento da planta é especialmente importante que o solo seja rico em boro, por isso caso seja necessário adicioná-lo pode usar adubos com boro ou então bórax.

Para plantar beterraba deve escolher um local que conte com uma boa luminosidade, pois a planta precisa de algumas horas de sol direto por dia.

3

Pode plantar beterraba através de sementes plantadas diretamente no solo ou em sementeiras e outros recipientes, ou então através de mudas da planta com cerca de 5 folhas e 15 cm de altura. O mais recomendável é plantar beterraba diretamente no local definitivo a uma profundidade de 1 a 2 cm do solo. Dependendo do tipo que cultivar deve manter um espaçamento diferente entre plantas. No caso de cultivares oleráceas o espaçamento deve ser 5 a 10 cm entre as plantas e de 30 cm entre as linhas de cultivo. Enquanto que os cultivares açucareiros devem ter um espaçamento de 15 a 30 cm entre plantas e de 30 a 60 cm entre as linhas de cultivo. E a beterraba forrageira deve ter um espaçamento de 15 a 60 cm entre plantas e de 40 a 100 cm entre as linhas de cultivo.

Como plantar beterraba - Passo 3
4

Se optar por plantar beterraba em sementeiras ou outros recipientes, deve fazer o transplante para o local definitivo quando a planta atingir 5 cm de altura, o que acontece normalmente 20 dias após o plantio. É muito importante que o transplante seja feito com o devido cuidado para não danificar as raízes da muda de beterraba.

5

Dependendo das condições ambientais da sua região, a germinação da beterraba pode levar de 1 a 3 semanas.

No que diz respeito à irrigação da beterraba, deve saber que deve regar a planta com frequência para o solo ficar sempre úmido, mas sem ficar encharcado.

6

Para um melhor desenvolvimento da beterraba, deve evitar que as raízes de beterraba fiquem expostas para não endurecerem, caso isso aconteça deve cobri-las com palha ou terra. Para além disso, deve tirar as plantas invasoras que estiverem concorrendo por nutrientes e recursos.

Como plantar beterraba - Passo 6
7

O tempo de colheita vai depender da opção de plantio que fez. No caso de ter optado por semeadura direta de beterraba, então pode realizar a colheita da hortaliça 60 a 70 dias após o cultivo. Enquanto que no caso de mudas transplantas, a colheita deverá ser realizada apenas de 90 a 100 dias após o plantio.

Agora que já sabe plantar esta hortaliça, confira todos os benefícios da beterraba para a saúde e comece a incorporá-la hoje mesmo nas suas refeições.

Como plantar beterraba - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar beterraba, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Ângela Tavares
Estamos começando uma horta orgânica em nosso condomínio e nao tivemos sucesso nas culturas de tomates e pimentões. Agora aprendi como proceder As informações aqui contidas nos ajudarão bastante. Obrigada .
maria salete
Como medir o PH da terra? Que neste artigo disse q ensinaria não encontrei
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Pode aprender a medir o pH do solo neste outro artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-medir-o-ph-do-solo-21190.html
1 de 4
Como plantar beterraba