Outros Legumes

Como plantar alcachofras

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 4 julho 2019
Como plantar alcachofras
Imagem: hortas.info

Além de oferecer belíssimas flores as alcachofras são plantas ricas em propriedades nutritivas e medicinais, por isso, ótimas opções para acrescentar ao seu jardim. Se você deseja saber como plantar alcachofras confira as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como cultivar feno-grego

Como cultivar alcachofras

A alcachofra pode ser plantada, principalmente, entre os meses de março e maio, sendo que o ideal é que o local escolhido para o seu plantio receba sol diretamente durante algumas horas do dia. Também é importante que ela se mantenha em um ambiente com temperaturas entre os 13°C e 18°C, para garantir o seu crescimento adequado. Porém, com os cuidados devidos pode suportar temperaturas que variem entre os 5°C e os 30°C.

Quanto ao solo para plantar alcachofras, consiste em preparar um local profundo, uma vez que a planta conta com raízes que podem chegar aos 50 cm, fértil e rico em matéria orgânica. Por outro lado, a planta não se adapta à terra muito ácida e, para reverter a situação, o que não combina com muitas espécies, é possível corrigir o solo com calcário. O local deve ainda ser bem drenado e receber irrigações suficientes para deixar a terra sempre úmida, mas não encharcada. Caso falte água, entretanto, a espécie consegue resistir, porém, irá crescer menos.

Na hora do plantio, é importante preparar as covas de forma a que, ao serem plantadas as mudas, elas tenham todo o seu caule coberto por terra. O espaçamento adequado entre uma cova e outra é de pelo menos 60 cm, ou até mais se possível. Além disso, quanto mais fértil o solo, mais deve haver espaçamento entre elas, porque a alcachofra provavelmente se desenvolverá mais. A adubação orgânica deve ser feita com frequência no solo.

Como plantar alcachofras - Como cultivar alcachofras
Imagem: hortas.info

Dicas para plantio de alcachofras

Plantar alcachofras também pode ser feito por meio de sementes, porém, esse método é menos indicado. Especialistas afirmam que dessa forma é mais provável que a espécie não tenha as mesmas características desejáveis da planta-mãe. A espécie pode, nesse caso, se desenvolver com mais espinhos e não produzir flores comerciáveis. Por isso, o indicado é cultivar a planta por meio dos “rebentos” ou “filhotes”, como se chamam as plantas que surgem em torno da planta-mãe, em grande número, após a colheita.

A técnica também se chama divisão de plantas adultas. Para utilizar os “rebentos” é preciso retirá-los do solo com cuidado, o que pode ser feito cavando em torno da planta e separando-os com uma faca. Porém, essas plantas menores devem estar bem desenvolvidas para serem removidas com as suas raízes. São esses “filhotes” os tipos de muda mais adequados para plantar alcachofra.

Já quem tentar o método de plantio das sementes pode cavar diretamente no solo onde pretende deixar a plantar crescer ou em pequenos vasos. Também podem ser usados os sacos de plástico próprios ou copos de papel jornal. O transplante para o solo deve ser feito em torno de um mês depois que a alcachofra germinar. A espécie pode atingir um pouco mais de um metro de altura.

Como plantar alcachofras - Dicas para plantio de alcachofras
Imagem: naturallys.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar alcachofras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hortas.info
Imagem: hortas.info
Imagem: naturallys.pt
1 de 3
Como plantar alcachofras