Como plantar bardana
A bardana é uma raiz comestível e medicinal utilizada, inclusive, na gastronomia japonesa. Suas folhas e talos podem ser consumidos tanto crus quanto cozidos, sendo possível ainda preparar sucos energéticos com a raiz. Para usufruir de todos os seus benefícios, veja como plantar bardana com as dicas que o umComo.com.br reuniu sobre o cultivo dessa espécie.
Passos a seguir:
Os meses mais adequados para planta bardana são os da primavera e outono, porém, em regiões com clima mais frio o ideal é cultivar a raiz apenas no outono. Na hora de escolher o local para plantá-la, o melhor é que fique onde a temperatura não ultrapasse os 25°C, assim, pode permanecer onde haja sombra parcial, embora possa pegar luz do sol diretamente. Quando o clima ficar mais frio, a parte aérea (folhas grandes em formato de coração) da bardana pode morrer, mas a sua raiz permanece viva.
Também é importante que o local para cultivar a bardana seja definitivo, uma vez que a espécie não costuma suportar com sucesso os transplantes. Por isso, caso ela seja inicialmente cultivada em sementeira, o ideal é que o quanto antes a planta seja transplantada para o lugar onde permanecerá definitivamente. Além disso, ao plantar as sementes da bardana, o buraco para enterrá-las não deve ser muito fundo, apenas o suficiente para que elas fiquem cobertas.
Quanto ao espaço entre cada semente, ele pode ser de 15 centímetros se a ideia for colhê-las precocemente, o que se costuma fazer quando o objetivo é utilizar a raiz na culinária. Dessa forma, elas vão se desenvolver mais retas. Porém, para outras finalidades as sementes podem ser plantadas com uma distância de 60 centímetros entre elas. Já o melhor solo para receber a bardana é o bem drenado, profundo (com pelo menos 15 centímetros), leve e fértil, contendo muita matéria orgânica. A planta até consegue tolerar solos ácidos, porém, o ideal é que seja alcalino, com ao menos pH 6,6. Após a espécie florescer, ela pode se propagar espontaneamente, sendo que isso ocorre depois do período propício para a colheita.
Quanto ao momento mais adequado para a colheita é depois de 10 semanas do plantio, embora a bardana possa permanecer no solo por mais tempo, em torno de quatro meses, sendo que após um ano as raízes ficam fibrosas e não são mais indicadas ao consumo. Sobre a irrigação da planta, não existem especificações especiais, apenas molhar o solo regulamente e na quantidade de água suficiente, evitando que o solo fique encharcado, o que pode apodrecer a raiz.
A raiz da bardana é muito nutritiva e, atualmente, está se popularizando na culinária macrobiótica, embora as suas folhas tenham serventia medicinal, graças às suas propriedades antisséptica, fungicida e anti-inflamatória. Elas são usadas em compressas para tratar erupções na pele e picadas de insetos. Já o chá feito com as folhas é indicado em casos de gastrite, prisão de ventre, hemorroidas e bronquite. A bardana pode ser encontrada ainda com os nomes de carrapicho de carneiro, pegamassa, orelha gigante e erva dos tinhosos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar bardana, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.