Sementes e solo

Como preparar o solo para plantar

Como preparar o solo para plantar

Neste artigo ensinamos você a preparar a terra para poder depois semear. É importante que se você planeja fazer uma horta em casa saiba onde quer fazê-la. Além disso, é necessário que você tenha um terreno um pouco grande. No mínimo precisa de ter 8,2 m de comprimento e 1,2 m de largura. Se quiser saber por onde começar, no seguinte artigo de umComo.com.br explicamos a você como preparar o solo para plantar.

Vai precisar de:

  • Ancinho
  • Adubo
  • 4 estacas de madeira
  • Forquilha
Também lhe pode interessar: Como medir o pH do solo

Passos a seguir:

1

Antes de qualquer coisa você deve selecionar o terreno onde quer fazer a horta. As medidas recomendáveis são: 8,2 m de comprimento x 1,2 m de largura x 60 cm de profundidade.Coloque umas estacas para poder visualizar a zona e assim trabalhar nela.

2

Uma vez escolhido o terreno deve-se remover as ervas e deixar bem limpa a zona onde vamos cultivar. Se o solo for muito duro deve-se regá-lo previamente e deixar repousar uns dois dias.

3

A seguir, com uma picareta você deve ir furando toda a superfície e depois regar a terra durante cinco minutos aproximadamente. Molhamos o terreno por que desta forma é mais fácil realizar a escavação. Se o solo for muito argiloso coloque uma camada de areia, se pelo contrário, for muito arenoso coloque uma camada de barro.

4

Agora comece a escavação. Com uma pácava-se uma valeta de 30 cm de profundidade x 1,2 m de comprimento x 30 cm de largura. Deve-se fazê-lo em um lado do retângulo selecionado.

5

Depois, com a forquilha deve-se afrouxar 30 cm do fundo do terreno selecionado. Deve-se soltar a terra remexendo-a. Não tire a terra.

6

Depois volte a furar com as mesmas medidas (30 cm de profundidade x 1,2 m de comprimento x 30 cm de largura) outra valeta. A terra que você tirar deste buraco deve ser utilizada para tampar a primeira valeta.

7

A seguir, afrouxe com a forquilha os próximos 30 cm do fundo da superfície selecionada para fazer uma horta. Isto é, repita a mesma ação de antes e você deve ir fazendo isto até concluir todo o terreno.

8

Quando fizer a última valeta você verá que não terá terra para tampar, de modo que você pode utilizar a terra da parte mais alta da horta. Para retirar esta terra você pode usar um ancinho.

9

Depois com o ancinho você deve nivelar a terra e regar. Ponha entre 2 e 5 baldes de adubo euse o ancinho para espalhar o adubo por toda a superfície. Você deve mexer a terra no máximo uns 10 cm de profundidade.

10

Uma vez espalhado todo o adubo você já tem a superfície da horta preparada, e estará pronta para semear.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar o solo para plantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Alex Tiago
Obrigado Sara ^^ espero iniciar meu plantio logo
Veridiano Matos
Estou querendo plantar umas mudas de plantas frutiferas em area de praia, como preparar a terra para colocar as mudas?
A sua avaliação:
rosangela
oi ! tenho um quintal pequeno ,mais da mais ou menos uns tres canteiros, tem muita brita gostaria de plantar alguns legumes. como preparar o solo ? obrigada.
Ana paula
Como plantar morangos?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Neste artigo poderá ver como semear morangos: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-semear-morangos-3150.html
Como preparar o solo para plantar