Como livrar-se das pragas de jardim

Como acabar com lagartas nas plantas

Como acabar com lagartas nas plantas

A praga de lagartas é talvez o maior problema que tem que enfrentar na hora de manter seu jardim em perfeito estado. Os insetos em questão são pequenas larvas alimentam-se das folhas das plantas, destruindo-as rapidamente e atacando até mesmo plantações, o que causa grandes prejuízos financeiros para quem depende a agricultura.[1] Para acabar com estes insetos, há uma grande variedade de produtos químicos de controle de pragas e também alguns remédios caseiros que são mais econômicos mas também eficazes.

Se você sofre com o ataque de lagartas e precisa de ajuda, continue lendo este artigo do umCOMO pois aqui vamos dar para você alguns conselhos para que saiba como acabar com lagartas nas plantas e que, assim, consiga conservar a beleza de todas as plantas do seu jardim.

Também lhe pode interessar: Quais são as pragas mais comuns nas plantas

Como detectar praga de lagarta

Ainda que possa parecer óbvio, a primeira coisa que deve fazer é observar atentamente suas plantas para verificar e comprovar que, efetivamente, existe uma praga de lagartas. Você pode tentar, com a ajuda de uma luva, tirar manualmente as lagartas das folhas das plantas, mas tenha em conta que isto não é suficiente porque alguns tipos de lagartas são muito pequenas e se escondem atrás de folhas grandes ou junto dos caules da planta e pode ser muito difícil encontrá-las a simples vista.

Caso você não estiver vendo as lagartas, um ideia para detectar o que se passa é observar as folhas de suas plantas, afinal, esses insetos comem as partes macias de vegetais[2] e deixam uma marca um tanto característica. Se as marcas não forem observadas, é muito possível que se trate de alguma outra praga, que precisará ser detectada para, então, ser tratada da forma menos prejudicial possível para suas plantas.

Como acabar com lagartas nas plantas - Como detectar praga de lagarta

Remédios caseiros para acabar com lagartas nas plantas

Alho

Se você não quer utilizar produtos químicos em suas plantas, um remédio caseiro para matar lagarta de planta é o alho, afinal, o produto contém ácidos que repelem insetos, como é o caso do enxofre que podemos encontrar em sua composição[3], Para aplicá-lo e torná-lo o aliado perfeito para acabar com as lagartas, a forma mais simples será misturar em uma garrafa dois copos de água e duas colheres de sopa de alho em pó, e mais um pouco de sabão para dar consistência. Depois com um pulverizador regue sobre as lagartas e as zonas ao redor.

Se você tiver em casa, também é possível fazer um remédio caseiro para matar lagarta de coqueiro e outras plantas utilizando, além do alho, a cebola. Confirta os ingredientes e proporções necessárias abaixo:

  • 3 cebolas;
  • 5 dentes de alho;
  • 10 litros de água.

Para fazer o inseticida, bastará moer as cebolas e os dentes de alho e misturar em 5 litros e água, então coe e misture com o restante do líquido.[4]

Além disso, uma boa forma de prevenir outra praga de lagartas é jogar, de vez em quando, pedaços de alho bem cortado sobre a vegetação do seu jardim, para afugentar estes insetos.

Dica: os compostos do alho também são uma boa solução se você quer saber como eliminar taturanas pretas, formigas ou outros insetos que estiverem atacando sua horta.

Pimenta-do-reino

Muitas das substâncias produzidas pelas plantas têm função inseticida[5], de forma que podemos utilizá-las como veneno para lagarta de coqueiro, milharais, hortas etc. Além do alho, outro dos remédios caseiros mais conhecidos para repelir as lagartas é a pimenta já que, devido às suas propriedades desinfectantes, funciona muito bem como um repelente natural de lagartas nas plantas.

Para utilizá-lo, triture e polvilhe um chili em todas as plantas do jardim ou na grama onde estiverem as lagartas, ou misture dois copos de água com duas colheres de sopa de pimenta caiena e pulverize diretamente sobre o jardim, repetindo esta ação a cada duas semanas.

Além de ser um produto natural, o uso da pimenta como inseticida é vantajoso pois não prejudica as plantas, já que não costuma causar rejeição[5].

Hortelã

Para eliminar as lagartas também funciona cultivar no mesmo jardim plantas aromáticas como a hortelã. A planta desprende um cheiro característico que atrai as vespas, as quais comem as lagartas, por isso trata-se de um remédio perfeito.

Outra ideia além de plantar plantar hortelã, é utilizar gerânio, cravo-de-defunto ou urtiga[4] em seu canteiro, assim, nem ao menos será necessário espalhar os produtos no terreno[2], como é o caso de outras soluções explicadas acima. Caso você prefira, é possível usar óleos essenciais das plantas citadas, já que o que afastará os insetos será o aroma das folhas, também presente em óleos do tipo.

Como acabar com lagartas nas plantas -

Água com sabão

Por simples que pareça, uma mistura de água com sabão poderá ser suficiente para combater as lagartas que atacam seu jardim. Para tornar o produto eficaz, bastará misturar a água com o sabão até que formem uma solução homogênea e, então, pulverizar em cima das plantas que tiverem sido atacadas pela praga.

Dica: a ideia acima também é válida caso você estiver tentando acabar com cochonilhas, pulgões e piolhos.[4]

Fumo

Se você tem uma horta ou jardim há bastante tempo, já deve ter feito uso do fumo para combater pragas que surgiram em sua plantação. No caso das lagartas, saiba que o produto também será eficaz e poderá te livrar de uma grande infestação de forma simples e barata.

Para tornar o fumo eficaz contra as lagartas, basta colocar 10 gramas do produto em 1 litro de água e deixar a mistura descansar por um dia, então, remova os pedaços de fumo que encontrar e dissolva a solução final em 10 litros de água, por fim, bastará pulverizar a solução líquida em suas plantas.[6]

Veneno para lagarta de coqueiro

Os inseticidas são talvez a solução mais recorrente que nos vem à mente quando tentamos encontrar a forma ideal para eliminar as lagartas das plantas. Há inseticidas especificamente destinados à eliminação das lagartas. Preste atenção na embalagem antes de comprar o produto e assegure-se de que é o que melhor se adequa ao tipo de praga e que atente o menos possível contra o meio ambiente.

Existem produtos químicos específicos para combater as pragas desagradáveis e suas consequências em nossa grama. Por exemplo, as armadilhas impregnadas de feromônios femininos que servem para atrair as lagartas macho, ficando presas na armadilha, sendo assim, consegue-se que as lagartas femininas não possam se reproduzir e se acabe assim com a praga. Para isso, coloque várias armadilhas (dependendo do tamanho do seu jardim) ao longo da grama e verá como pouco a pouco, lagartas macho vão caindo na armadilha.

Além das armadilhas descritas acima, também é possível utilizar inseticidas mais invasivos. O modo de utilização dos repelentes químicos consiste em aplicar o produto apenas nas plantas afetadas e não ao ar, com o objetivo de contaminar apenas o necessário. Se vai jogar inseticida sobre folhas de plantas que depois pensa utilizar na cozinha, deverá ter cuidado e lavá-las depois muito bem antes do seu uso culinário, para assim eliminar os restos de inseticida que tenham ficado.

Já que produtos químicos do tipo podem prejudicar suas plantas, tente sempre recorrer às soluções naturais e, caso não obtiver resultados suficientemente satisfatórios, optar pelos inseticidas químicos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com lagartas nas plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. Lagarta-do-cartucho: enfrente o principal inimigo do milho. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/58154/1/Lagarta-cartucho.pdf. Acesso em: 23/07/2020.
  2. WATANABE, M. A.; MELO, L. A. S. Controle biológico de pragas de hortaliças. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2006. Disponível em: http://docsagencia.cnptia.embrapa.br/agriculturaMeioAmbiente/CONTROLE_BIOLOGICO_DE_PRAGAS.pdf. Acesso em: 23/07/2020.
  3. Extrato de alho e cebola no controle de insetos. Coordenação de Agroecologia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível em: http://agroecologia.gov.br/sites/default/files/publicacoes/25-extrato-de-alho-e-cebola-no-controle-de-insetos.pdf. Acesso em: 23/07/2020.
  4. Soluções Alternativas para o Manejo de Pragas e Doenças. Grupo Temático de Práticas Ambientais Sustentáveis Projeto doces Matas, Universidade Estadual de São Paulo. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/caldas_naturais.pdf. Acesso em: 23/07/2020.
  5. de JESUS, E. M.; AMARAL, A. R.; BORSATO, A. V.; de ANDRADE, R. de M. de A.; ZANELLA, M. S.; REIS, R. C. A. Inseticida artesanal orgânico de contato, a base de pimenta, em sistemas de produção agrícola no Assentamento Tamarineiro II Sul, Corumbá, MS. Cadernos de Agroecologia, Vol 7, Nº. 2, 2012. Disponível: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/105152/1/127.pdf. Acesso em: 23/07/2020
  6. RODRIGUES, V. G. S.; GONZAGA, D. S. de O. M. Preparo de receitas para o combate e controle de pragas com plantas medicinais. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2001. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/100771/1/f

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Ione Orosco de Souza
Largata na renda portuguesa posso pulverizar com bituca de cigarro na agua?
A sua avaliação:
MARIA DO SOCORRO QUEIROZ DA SILVA

MUITO ÚTIL PARA MIM E MEU NETO DE DOIS ANOS. .ELE VIVENCIA COMIGO O CUIDAR DAS PLANTAS COM CARINHO.
A sua avaliação:
Rosângela
Gostei muito desse artigo que vi hoje na Internet.
Tenho muitas plantas, inclusive frutíferas, horta e
Plantas que damos flores.
A sua avaliação:
Jaime Amorim
Gente não existe lagarta macho e fêmea, a lagarta é uma fase do ciclo de vida da borboleta, alguém já viu as lagartas cruzando?
A sua avaliação:
CLAUDIA
Qual o melhor horario para aplicar essas misturas nas plantas?
A sua avaliação:
Lucélia Lopes
Existe algum remédio para matar cupim? Meus vasos tem uma proteção de madeira e pegou cupim.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Lucélia, acreditamos que o nosso artigo sobre Como acabar com cupins na horta possa te ajudar: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-acabar-com-cupins-na-horta-15786.html. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Marcia Barbosa
Boa noite!
Você tem algum produto que possa eliminar a broca Que desenvolve na axila da folha?
A sua avaliação:
Fátima
O coqueiro que está em minha nova residencia só produziu frutos bons só 1x, em 11 anos.
Descobri lagartos ce 10cm, marrons com listas verde claro nas espadas que cairam. Como resolver se o pé está bem alto?
expedito
como acabar com as lagartas no meu hortelã?
Roberto Hernandes Zerbeto
Plantas Repelentes. A lagarta falsa medideira e outras atacam plantas de hortelã. Não entendo como hortelã pode ser repelente. Minhas plantas de manjericão ficam repletas de mosca branca. Como é isso?
Andrea
Tenho 3 vasinho de kalanchoes e os 3 estão infestados de lagartas meio beges! Vou tentar essa receita do alho e da pimenta, será que conseguirei resultados efetivos?
Maria da penha silva
minhas plantinhas estão com todas folhas roidas e não sei o pq. mas achei entre 2 folhas uma lagartinha verdinhas o que devo fazer
Eva Danila de Moura
Estou encantada com as receitas e dicas de como cuidar das plantas e do jardim. excelente as dicas com produtos caseiro para horta e jardim! Gosto de plantar e cuidar das mesmas e estas dicas são muito importante e fácil proteje o meio ambiente e a saúde das plantas animais e humanos. Obrigada pelas dicas sempre que posso eu leio e aplico em minha horta e flores.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eva! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado e úteis! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossas dicas :)
1 de 3
Como acabar com lagartas nas plantas