Partilhar

Como acabar com lagartas nas plantas

Como acabar com lagartas nas plantas

A praga de lagartas é talvez o maior problema que tem que enfrentar na hora de manter seu jardim em perfeito estado. Estas pequenas larvas alimentam-se das folhas das plantas, destruindo-as rapidamente. Para acabar com estes insetos, há uma grande variedade de produtos químicos de controle de pragas e também alguns remédios caseiros que são mais econômicos. Neste artigo do umCOMO vamos dar para você alguns conselhos para que saiba como acabar com lagartas nas plantas para poder assim conservar a beleza de todas as plantas do seu jardim.

Também lhe pode interessar: Quais são as pragas mais comuns nas plantas
Passos a seguir:
1

Ainda que possa parecer óbvio, a primeira coisa que deve fazer é observar atentamente suas plantas para verificar e comprovar que, efetivamente, existe uma praga de lagartas. Pode tentar, com a ajuda de uma luva, tirar manualmente as lagartas das folhas das plantas, mas tenha em conta que isto não é suficiente porque alguns tipos de lagartas são muito pequenas e se escondem atrás de folhas grandes ou junto dos caules da planta e pode ser muito difícil encontrá-las a simples vista.

Como acabar com lagartas nas plantas - Passo 1
2

Se não quer utilizar produtos químicos sobre suas plantas, o alho é o aliado perfeito para acabar com as lagartas graças aos ácidos que contém e que repelem estes insetos. Como aplicá-lo? Pois o mais cômodo talvez seja misturar em uma garrafa dois copos de água e duas colheres de sopa de alho em pó, e mais um pouco de sabão para dar consistência. Depois com um pulverizador regue sobre as lagartas e as zonas ao redor.

Além disso, uma boa forma de prevenir outra praga de lagartas é jogar, de vez em quando, pedaços de alho bem cortado sobre a vegetação do seu jardim, para afugentar estes insetos.

3

Além do alho, outro dos remédios caseiros mais conhecidos para repelir as lagartas é a pimenta já que, devido às suas propriedades desinfetantes, funciona muito bem como um repelente natural de lagartas nas plantas.

Para utilizá-lo, triture e polvilhe um chili em todas as plantas do jardim ou na grama onde estiverem as lagartas, ou misture dois copos de água com duas colheres de sopa de pimenta caiena e pulverize diretamente sobre o jardim, repetindo esta ação a cada duas semanas.

4

Para eliminar as lagartas também funciona cultivar no mesmo jardim plantas aromáticas como a hortelã ou o manjericão. Estas plantas desprendem um cheiro característico que atrai as vespas, as quais comem as lagartas, por isso trata-se de um remédio perfeito.

5

Existem produtos químicos específicos para combater estas pragas desagradáveis e suas consequências em nossa grama. Por exemplo, as armadilhas impregnadas de feromônios femininos que servem para atrair as lagartas macho, ficando presas na armadilha. Desta forma consegue-se que as lagartas femininas não possam se reproduzir e se acabe assim com a praga. Para isso, coloque várias armadilhas (dependendo do tamanho do seu jardim) ao longo da grama e verá como pouco a pouco, lagartas macho vão caindo na armadilha.

6

Os inseticidas são talvez a solução mais recorrente que nos vem à mente quando tentamos encontrar a forma ideal para eliminar as lagartas das plantas. Há inseticidas especificamente destinados à eliminação das lagartas. Preste atenção na embalagem antes de comprar o produto e assegure-se de que é o que melhor se adequa ao tipo de praga e que atente o menos possível contra o meio ambiente.

O modo de utilização dos repelentes químicos consiste em aplicar o produto apenas nas plantas afetadas e não ao ar, com o objetivo de contaminar apenas o necessário. Se vai jogar inseticida sobre folhas de plantas que depois pensa utilizar na cozinha, deverá ter cuidado e lavá-las depois muito bem antes do seu uso culinário, para assim eliminar os restos de inseticida que tenham ficado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com lagartas nas plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como acabar com lagartas nas plantas

5 comentários
expedito
como acabar com as lagartas no meu hortelã?
Roberto Hernandes Zerbeto
Plantas Repelentes. A lagarta falsa medideira e outras atacam plantas de hortelã. Não entendo como hortelã pode ser repelente. Minhas plantas de manjericão ficam repletas de mosca branca. Como é isso?
Andrea
Tenho 3 vasinho de kalanchoes e os 3 estão infestados de lagartas meio beges! Vou tentar essa receita do alho e da pimenta, será que conseguirei resultados efetivos?
Maria da penha silva
minhas plantinhas estão com todas folhas roidas e não sei o pq. mas achei entre 2 folhas uma lagartinha verdinhas o que devo fazer
Eva Danila de Moura
Estou encantada com as receitas e dicas de como cuidar das plantas e do jardim. excelente as dicas com produtos caseiro para horta e jardim! Gosto de plantar e cuidar das mesmas e estas dicas são muito importante e fácil proteje o meio ambiente e a saúde das plantas animais e humanos. Obrigada pelas dicas sempre que posso eu leio e aplico em minha horta e flores.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Eva! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado e úteis! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossas dicas :)

Como acabar com lagartas nas plantas
1 de 3
Como acabar com lagartas nas plantas

Voltar ao topo da página